Thursday, May 28, 2015

"PERMANÊNCIA": UM FILME BRASILEIRO EM TOM MENOR ONDE A DELICADEZA IMPERA


por Chico Marques


O fotógrafo pernambucano Ivo (Irandhir Santos) viaja para São Paulo para o lançamento de sua primeira exposição. 

Fica hospedado na casa de Rita, uma antiga namorada (Rita Carelli), hoje casada e com a vida aparentemente estabilizada. 

Mas as aparências enganam, e o reencontro entre os dois demonstra existir ainda alguma coisa meio confusa e mal resolvida entre eles.

Essa é a linha mestra da trama de "Permanência", filme escrito e dirigido pelo pernambucano Leonardo Lacca, que estréia em circuito comercial nesta semana, depois de uma bela carreira em diversos festivais pelo mundo afora.
Assim como "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", sucesso inusitado nos cinemas no ano passado, "Permanência" deriva de um curta metragem, "Décimo Segundo" (2007), realizado com os mesmos atores interpretando os mesmos personagens e escrito e dirigido pelo mesmo diretor.

Só que em "Permanência", o mergulho vai bem mais fundo na inflexibilidade de Ivo e na ambiguidade dos sentimentos de Rita, que se confundem em encontros e desencontros, e se perdem nas dificuldades inerentes a qualquer relação, desde a mais pessoal à mais profissional.

Do contraponto tenso entre os mundos em que os dois vivem, "Permanência" evidencia ainda mais as diferenças culturais entre Pernambuco e São Paulo, neste filme sobre a solidão, a dificuldade em conviver com o novo e o apego ao tradicional -- que fica patente na resistência de Ivo às câmeras digitais e na maneira como se agarra a regionalismos com medo de se descaracterizar. 
"Permanência" é um filme sobre o passar do tempo, e as diferentes maneiras com que afeta pessoas aparentemente -- e só aparentemente -- semelhantes. Um filme onde fala-se muito pouco e os gestuais revelam o que realmente move cada um dos personagens.

 É um drama delicado, em tom menor, com atuações primorosas, que está dando o azar de estrear numa semana em que vários outros filmes brasileiros muito mais apelativos emplacam segunda semana nos cinemas.

Quem conseguir desviar desse rolo compressor cruel, quem sabe consiga chegar até "Permanência", e se surpreender positivamente.


PERMANÊNCIA
(2014 - 85 minutos)

Roteiro e Direção
Leonardo Lacca

Elenco
Irandhir Santos
Rita Carelli
Genésio de Barros
Laila Pas

Em cartaz no Cinespaço Shopping Miramar




No comments:

Post a Comment