Saturday, August 15, 2015

MANGIA CHE TE FA BENE! - OS PASTEIZINHOS BRASILEIRÍSSIMOS DO CAFÉ CARIOCA



O Café Carioca existe naquele mesmo endereço na Praça Mauá, em Santos, ao lado da Prefeitura, desde o longínquo ano de 1939.

Mas se engana redondamente quem imagina que seus famosos pasteizinhos são a grande atração da casa desde o início.

No início, o grande apelo da casa -- além do cafezinho, que sempre usou pó da tradicional marca local O Rei do Café --  eram os sanduíches de Pernil Assado, de Presunto Cru e de Queijo Reino, deliciosos, além das empadinhas e bolinhos de bacalhau. 

O Chopp, definitivamente, nunca foi o forte da casa. 

As bebidas refrescantes principais do Café Carioca eram, na verdade, a laranjada e o mate gelado. 

É até hoje.


Então, no início dos Anos 60, chegaram ao Brasil os primeiros imigrantes chineses trazendo os pastéis para os carrinhos de ambulantes nas feiras livres e esquinas mais movimentadas de Santos e de São Paulo, e depois de todo o Brasil. 

Já que quase todos os pasteleiros de rua pareciam seguir rigorosamente a mesma receita, donos de bares decidiram incluir pastéis em seus balcões improvisando sobre os temperos e criando novos recheios maias sofisticados.


É quando surge no Café Carioca os pasteizinhos em vários bares da cidade, com a metade do tamanho dos originais chineses, em formato aperitivo, mas não mais limitados às receitas clássicas dos recheios carne moída, queijo e palmito.

 Ao tradicional e seco pastel de carne moída, foi acrescentado molho de tomate e amido de milho para que o recheio ficasse molhado. 

Ao pastel de queijo, foi duplicada a quantidade de recheio. 

E ao de palmito foi adicionado um pequeno camarão. 

Outros sabores, como siri, camarão, carne seca, bacalhau desfiado, pizza e quatro queijos foram pouco a pouco sendo incorporados ao Cardápio de Pastéis. 

E voilà!


O Café Carioca foi um dos primeiros lugares a apostar na diversidade dos pasteizinhos.

Ganhou a fama merecida por isso. 

Fama que foi muito além dos limites da cidade. 

Hoje, o Café Carioca é parada obrigatória para qualquer político, ou qualquer empresário, ou qualquer turista que esteja de passagem pela cidade.


Quem nunca pousou naquele velho balcão e ficou experiementando um pastel quentinho de cada leva que sai daquelas fritadeiras enormes na cozinha e desfila rumo à estufa de vidro que leva á perdição qualquer um que olhe para ela, definitivamente não sabe o que é comidinha de botequim.

Café Carioca: Um Original Santista. 



O estômago de Chico Marques
é intrépido e destemido
e suporta bravamente 
iguarias de alto impacto.


No comments:

Post a Comment