Thursday, August 27, 2015

WOODY ALLEN ESTÁ DE VOLTA EM MAIS UM PEQUENO GRANDE FILME

por Chico Marques 
para BLACK AND WHITE IN COLOUR


Quem acompanha a carreira de Woody Allen já viu diversas vezes nas tramas de seus filmes situações complicadas que sempre começam do nada. 

Funciona sempre assim: alguém meio atrapalhado(a) ouve acidentalmente uma conversa alheia e fica sabendo de um grande segredo, que, por sua vez, acaba envolvendo a vida dessa pessoa atrapalhada, e, de repente, isso acaba ganhando proporções assustadoras. Nos filmes de Allen, isso pode gerar situações extremamente engraçadas, como acontece em "Manhattan Murder Mystery" (1993) e "Scoop" (2007). Ou então, situações dramáticas e contundentes, como em "Another Woman" (1988) e "Crimes e Contravenções" (1989).

Verdade seja dita: nas mãos de qualquer outro diretor e roteirista, um ponto de partida como esse soaria, em princípio, formulaico e redundante. Mas nas mãos habilidosas de Woody Allen, capazes de criar situações absolutamente inusitadas e levar seus personagens aos rumos mais incertos, sempre com uma leveza cativante, podemos sempre esperar pelo inesperado sem correr o menor risco de uma decepção.


"Homem Irracional", seu novo filme, que acaba de estrear por aqui, é sobre Abe Lucas, um professor de filosofia (Joaquin Phoenix) que está à beira do suicídio. Cansou de viver, não vê mais graça ou sentido em coisa alguma, não consegue mais fazer sexo, e só não cansa de filosofar sobre sua condição. Já tentou de tudo na vida, desde ativismo político até a vida boêmia, e nada fez a menor diferença. 

Para piorar, ele se vê envolvido com duas mulheres ao mesmo tempo: Rita Richards (Parker Posey), uma professora solitária que espera que ele a ajude a cair fora de seu casamento falido, e Jill Pollard (Emma Stone), sua melhor aluna, que acaba se tornando também sua melhor amiga. 

Apesar de amar seu namorado Roy (Jamie Blackley), Julie não consegue evitar ficar encantada com a personalidade artística e com o passado exótico que torturam Abe em seu dia a dia. Passa a achá-lo um homem irresistível. Mas ele se recusa a ter um romance com ela. Prefere tê-la apenas como amiga. 

Até que um dia, num restaurante, os dois escutam na mesa ao lado revelações terríveis numa conversa entre dois estranhos. E essa conversa traz Abe repentinamente de volta ao mundo dos vivos com um vigor existencial que ele jamais experimentara antes e determinado a assassinar um juiz inapto e corrupto que ele nem sequer conhece. Parte do pressuposto de que, por não ter vínculo algum com a história que ouviu, será capaz de cometer o crime perfeito. 

Desnecessário dizer que sua recém-descoberta razão de viver vai provocar uma cadeia de acontecimentos, afetando profundamente as vidas de todos os que o cercam.


"Homem Irracional" é uma comédia dramática filosófica com ares de fábula judaica que somente Allen, com a bagagem a ele conferida por seus 79 anos bem vividos, seria capaz de realizar. 

Joaquin Phoenix está simplesmente espetacular como Abe: um papel dificílimo, que exige uma duplicidade dramática que poucos atores seriam capazes de fazer caber num mesmo personagem. 

Já Parker Posey faz uma Rita complexa e contundente. 

E Emma Stone... bem, Emma Stone é encantadora em qualquer circunstância, ponto.


Se você é daqueles que vibram com os filmes de Woody, corra para ver "Homem Irracional". É diversão garantida. Uma reflexão espirituosa e bem-humorada sobre moralidade, infidelidade, passividade e mortalidade, num filme absolutamente encantador. Mezzo Hitchcock, Mezzo Lubitsch: uma combinação perfeita.

Agora, se você é daqueles que odeiam os filmes de Woody Allen, fuja de mais esse aqui. 

Acredite: vai ser melhor assim.


HOMEM IRRACIONAL
Irrational Man
(2015 - 97 minutos)

Direcão e Roteiro
Woody Allen

Elenco
Joaquin Phoenix
Emma Stone
Parker Posey
Jamie Blackley


em cartaz do Cine Roxy Iporanga 4
 e no Cinespaço Miramar Shopping







No comments:

Post a Comment