Saturday, August 15, 2015

O BLOG AMIGO DA SEMANA; AS AULAS DE MÚSICA POP DO PROFESSOR RÉGIS TADEU

Na Mira do Regis
  • Tio Regis traz novos ritmos para o seu final de semana


    Sim, hoje é sexta-feira, dia das dicas que sempre trago aqui para dar uma alegrada no seu final de semana. Só que nesta ocasião, faço questão de trazer alguns momentos interessantes para também dar um novo ritmo ao seu cotidiano. Quem é baterista e/ou percussionista vai “babar”…

    Vou começar com um vídeo excepcional, meio antigo, mas bastante valioso. Ele traz o falecido e cultuado baterista Jeff Porcaro, do grupo Toto, mostrando como ele criou a espetacular levada de um dos maiores hits da banda, “Rosanna”, combinando células rítmicas elaboradas por dois bateras tão distintos quanto geniais: Bernard Purdie e John Bonham. Preste atenção na maneira extremamente didática que Porcaro usa para explicar o groove e sem esquecer de citar a lendária batida criada por Bo Diddley para incrementar a levada. Sensacional!

    A seguir, mostro um dos motivos que fazem com que o lendário Terry Bozzio seja um de meus bateras favoritos em todos os tempos. Sempre tocando em kits monstruosamente
    Leia mais »from Tio Regis traz novos ritmos para o seu final de semana

  • ANITTA
    6 – Pink Elephant – Rio de Janeiro
    Nem preciso externar a minha opinião aqui a respeito das canções desta menina muito gostosa e que, sabe-se lá por que, resolveu fazer plásticas para ficar parecida com a Vanessa Camargo. Todas as músicas são simplesmente horríveis e representam o que há de pior dentro do que poderíamos chamar de “pop brasileiro”. Os fãs retardados é que devem aproveitar e assistir às suas apresentações antes que a carreira dela entre em declínio – o que irá acontecer em breve. Quem avisa amigo é…
    SORRISO MAROTO
    6 – Barra Music – Rio de Janeiro
    Meu Jesus na cruz… Isto é horrível. Como é que uma banda destas consegue desenvolver uma carreira inteira dependente de um meio musical que prima pelo vazio criativo e que inequivocadamente dando seus últimos suspiros é algo que deveria ser estudado. Talvez a explicação esteja no fato de que sua música é feita para pessoas que acham que o amor é aquilo que se vê nas novelas da Globo. Meu Jesus na cruz…
    KENNY GARRETT
    6 e 7 - SESC
    Leia mais »from “É Show ou é Fria”: segunda semana de agosto (6 a 12)
  • No ano passado, comecei uma série de matérias abordando um tema que até então ninguém dava muita bola: o rock brasileiro antigo, que a molecada dos dias atuais desconhece completamente. A primeira parte desta “saga” pode ser lida aqui e trata de deixar claro que o gênero começou muito antes da geração dos anos 80, ou seja, desmente quem pensa e escreve que o rock nacional começou com a ascensão de Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e tantos outros. Sim, parece incrível, mas tem muita gente que ainda pensa desta forma…
    Com o passar do tempo, fui publicando diversas sequências: parte 2345 e 6, sempre exemplificando tudo com álbuns essenciais para que a molecada entenda o som e o contexto de cada nome e que forneça um caminho para conhecer o restante das respectivas discografias.
    Resolvi retomar esta série pelo feedback extremamente positivo de cada uma destas matérias e também por julgar que ainda faltam muitos nomes significativos para que você entenda a
    Leia mais »from Rock brasileiro antigo que a molecada desconhece – parte 7

  • Depois que escrevi um artigo abordando a incompreensão dos artistas a respeito da importância dos serviços de streaming para suas respectivas carreiras – texto que você pode ler aqui -, surgiu recentemente mais um exemplo de que ainda existe gente famosa que está sabendo entender os novos tempos e buscando alternativas para viabilizar financeiramente suas carreiras. Foi o que aconteceu dias atrás com Jeff Tweedy, que liberou de maneira completamente gratuita e inesperada o novo álbum de sua banda, o Wilco. Star Wars, com onze canções novinhas em folha, pode ser baixado gratuitamente no site oficial do grupo.
    Antes que você pense que Tweedy é mais um “romântico” que acredita que as pessoas não precisam mais pagar pela arte musical dos outros, pode tirar o cavalo da chuva: o sujeito é esperto. Bem intencionado, mas muito esperto. E calejado na arte de lidar com novos modelos de negócio. Vide o que aconteceu há mais de dez anos, quando botou para tocar gratuitamente em seu mesmo site
    Leia mais »from Jeff Tweedy e seu Wilco ensinam como ganhar dinheiro dando álbum novo gratuitamente
  • Tio Regis vai emocionar o seu final de semana


    Hoje é sexta-feira, dia do tio Regis aqui contribuir para que o seu final semana seja um pouco mais divertido. E emocionante, por que não dizer…

    Para começar, uma iniciativa sensacional! Para tentar fazer com que o Foo Fighters faça um show na cidade italiana de Cesena, mil pessoas, entre músicos e gente que só canta no banheiro, SAE reuniram para gravar um vídeo tocando uma das melhores canções da banda, “Learning to Fly”. O resultado foi simplesmente inacreditável de tão emocionante. Foi a mesma sensação que teve o próprio Dave Grohl, que fez questão de responder em italiano “macarrônico”, agradecendo e avisando: a banda vai tocar na cidade! Assistam e se emocionem:

    Agora tente conter as lágrimas ao final do vídeo abaixo, que mostra a linda homenagem que os alunos da Palmerston North Boys’ High School, uma escola secundária da Nova Zelândia, fizeram no funeral de um de seus professores mais queridos, Dawson Tamatea. A garotada fez o famoso haka, o tradicionalíssimo misto de grito de
    Leia mais »from Tio Regis vai emocionar o seu final de semana
  • image
    PEPEU GOMES
    30 - Teatro Rival Petrobrás - Rio de Janeiro
    1 a 3 - SESC Consolação - São Paulo
    Um dos maiores guitarristas da história musical brasileira + banda excelente, com a “cozinha rítmica” da formação clássica dos Novos Baianos, ou seja com o baixista Dadi e o baterista Jorginho Gomes, e mais o filho do homem, o também guitarrista Pedro Baby + repertório lotado de canções legais espalhadas ao longo de uma carreira de mais de 40 anos + simpatia contagiante + som pesado e melodioso ao mesmo tempo + mistura perfeita de rock, samba, fusion e o cacete a quatro + lançamento de um novo álbum instrumental, Alto da Silveira = show imperdível.

    WANDERLÉA
    30 - Tom Jazz - São Paulo
    Comemorando mais de 50 anos de carreira, a eterna “Ternurinha” vai dar uma repassada em sua ótima carreira, incluindo as boas canções que gravou nos anos 70, algumas músicas de seu mais recente disco - Nova Estação – e, claro, seus grandes clássicos, como “Pare o Casamento”, “Prova de Fogo” e “Se Você Pensa”. Boa pedida
    Leia mais »from “É Show ou é Fria”: últimos dias de julho (30 e 31) e primeira semana de agosto (1 a 5)

  • O ano foi 1975. O local foi uma das duas lojas de discos que havia em um bairro próximo da minha casa. O choque foi intenso. Muito negativo.

    Que raio de capa era aquela? Como uma de minhas bandas favoritas ousava estampar em seu novo álbum uma foto horrorosa daquela? Onde os caras estavam com a cabeça? Sim, eu sabia que, com exceções da mítica imagem da bruxa esverdeada naquela paisagem lúgubre estampada no álbum de estreia e na belíssima imagem demoníaca presente no maravilhoso Sabbath Bloody Sabbath, o Black Sabbath não era um dos grupos que primavam pela ousadia e beleza em suas capas – a capa deParanoid era incompreensível, a do Master of Reality era de chorar de tão ruim e a do Vol.4 pelo menos tinha as imagens dos caras tocando dentro da capa dupla e no encarte em forma de pôster para compensar a pobreza da capa propriamente dita -, mas o que estampava o Sabotage era de fazer o c.. cair da bunda!

    Comprei o disco com a relutância de quem, aos 15 anos de idade, ainda se deixava
    Leia mais »from Mesmo depois de 40 anos, “Sabotage” ainda causa calafrios na alma

  • Nos últimos tempos venho recebendo notícias e relatos cada vez mais preocupantes a respeito de como andam as coisas com a TV Cultura, uma emissora dona do carinho de todas as pessoas que vivem no Estado de São Paulo e que apresentem no mínimo quatro neurônios em pleno funcionamento.
    Dá desespero ver uma emissora com tal proposta cultural caminhar a passos largos para um abismo sem volta. Para mim é bastante óbvio que o culpado por este estado de coisas é justamente o Governo Estadual, que passou décadas colocando na presidência da Fundação Padre Anchieta um série de políticos e economistas responsáveis por uma infindável sequência de equívocos administrativos, sempre permeados com acusações endereçadas às “administrações anteriores”. Sempre o mesmo papo furado usado no mundo político. Uma vergonha!
    Talvez eu esteja sendo ingênuo demais a esta altura da vida, mas acredito piamente que tal processo pode ser revertido. Talvez o primeiro passo fosse acabar com a verdadeira multidão de
    Leia mais »from Por que não transformar a cambaleante TV Cultura no “novo canal da música do Brasil”?

  • Como hoje é sexta-feira, o tio Regis aqui vai dar uma ajuda para alegrar o seu final semana.

    Vamos começar com vídeos daquela típica série “Gente Como a Gente”. No primeiro, o ator Daniel Radcliffe bancou o recepcionista na redação da revista de moda americana Nylon e propiciou bons momentos de humor, com algumas pessoas não o reconhecendo como o “Harry Potter”. Uma delas é um dos Jonas Brothers, que ainda faz um comentário grosseiro pelas costas do cara:

    O outro vídeo traz ninguém menos que o próprio Arnold Schwarzenegger dando um susto nas pessoas fingindo ser uma estátua de cera do Exterminador. Mais engraçado ainda é quando ele vai para as ruas e… Assista para crer em seus próprios olhos:

    Depois, é a vez de Brad Pitt mostrar que tem gingado musical tocando pandeiro e dançando em uma participação especial em um show de Bruno Mars durante uma festa chique. Bem, até o cara leva jeito na hora de encarar o palco em uma versão de “Sex Machine”, do James Brown…

    Para terminar, um momento
    Leia mais »from Tio Regis alegra seu final de semana com artistas mostrando que são gente como eu e você

  • WANDER WILDNER
    23 - SESC Pompéia - São Paulo
    Até hoje não consigo entender porque uma dúzia de gatos pingados idolatra este cara como se fosse um “segundo Messias”. O gaúcho ex-vocalista dos Replicantes tem uma carreira solo horrorosa, canta mal pra cacete, se julga um “punk brega” e vai tocar neste show várias músicas de seu mais recente trabalho, Existe Alguém Aí?, que tem lá seus bons momentos, mas insuficientes para apagar a má impressão,Vá por sua conta e risco.
    ED NEUMEISTER
    23 – Centro Cultural – São Paulo
    Este trombonista americano é mais um dos injustiçados nomes que o jazz deu ao mundo. Dono de uma musicalidade acima de qualquer suspeita e de um senso de improvisação sensacional, não foi à toa que ele foi chamado para integrar no passado as bandas de lendas do gênero como Duke Ellington, Gerry Mulligan e Lionel Hampton. Chegou até a fazer parte do Reconstruction, a banda paralela que o mitológico Jerry Garcia manteve enquanto não estava tocando com o Grateful Dead. Não perca esta
    Leia mais »





No comments:

Post a Comment