Saturday, August 29, 2015

SAM MENDES COMPLETA 50 ANOS DE IDADE E NÓS COMEMORAMOS RESGATANDO SEUS FILMES MENOS CONHECIDOS

por Chico Marques


Sam Mendes nasceu em Reading, Berkshire, Inglaterra. Enquanto estudava em Cambridge, se envolveu com teatro, virou membro da Marlowe Society e dirigiu várias peças. Mendes começou a chamar atenção quando se juntou à Royal Shakespeare Company e dirigiu várias produções de alto gabarito. Mas seu nome entrou para o mapa do teatro inglês depois de dirigir musicais como "Assassins" e "Company" de Stephen Sondheim e remontagens de "Cabaret" e "Oliver!". Dalí para a Broadway, em Nova York, foi um pulinho.

Foi em 1998 que ele, a conselho de Steven Spielberg, decidiu dirigir cinema. Foi quando ele viu um roteiro escrito por Alan Ball em uma pilha com outros roteiros, ficou imediatamente interessado.  E daí nasceu "Beleza Americana", grande sucesso de crítica e público, com o qual Mendes ganhou o Oscar e o Golden Globe de melhor diretor. Nada mal para um estreante.

Daí em diante, Mendes teve sérias dificuldades em manter seu status de coelebridade instantânea. Não que estivesse muito preocupado com isso. Abraçou os projetos que quis, circulou por vários gêneros e só foi emplacar um novo sucesso em seu quarto filme, o drama pesado "Revolution Road", com Leo DiCaprio e Kate Winslet.

E então, em 2008, Mendes foi convidado por Daniel Craig para dirigir um filme de James Bond, e ele topou na hora. A produção do filme andou lentamente, devido às dificuldades pelas quais a MGM passava, e então "Skyfall" só foi ver a luz do dia em 2012. Mas valeu a espera. Foi um sucesso de crítica e público, revitalizando a série e garantindo a Mendes a direção em mais um filme da série, "Spectre", que chega aos cinemas neste final de ano.

Sam Mendes está completando 50 anos de vida nesta semana e nós decidimos celebrar resgatando 3 filmes menos vistos de sua filmografia. Em comum entre os três, apenas o fato de estarem disponíveis nas estantes da Vídeo Paradiso.

ESTRADA PARA A PERDIÇÃO
(Road To Perdition, 2002, com Paul Newman, Tom Hanks, Jude Law, Daniel Craig, Alfred Molina, Stanley Tucci)
No momento em que Michael Sullivan presencia um brutal assassinato, a vida desse menino de 12 anos e de seu pai gangster são destruídas para sempre, e seus destinos unidos para sempre. Perseguido pela Máfia a quem devotou toda a sua vida, Sullivan e seu filho não tem para onde fugir ou como escapar à perseguição incansável de um sádico assassino. É nessa luta feroz e instintiva pela sobrevivência e para proteger seu filho, que este gangster profissional irá descobrir a honra e a redenção. Fascinante, poderoso e visualmente magnífico, "Estrada Para A Perdição" é um dos melhores filmes de gangsters de todos os tempos, além de a despedida do cinema do grande Paul Newman. 
(disponível em DVD, 119 minutos)

SOLDADO ANÔNIMO 
(Jarhead, 2005, Jake Gyllenhaal, Jamie Foxx, Peter Sasgaard) 
Sam Mendes foi muito ousado quando escolheu abraçar esta produção sobre a conturbada invasão norte-americana ao Kuwait no começo dos anos 90. Gyllenhaal é um jovem soldado perdido numa guerra cujo inimigo ele não vê, em um lugar que ele não conhece e por uma causa que ele não entende. Nesse território inóspito e nesse cenário absurdo, ele tenta manter sua humanidade, embora seja cada vez mais difícil não sair dessa situação profundamente traumatizado. O filme recebeu algumas acusações de conservadorismo, mas é apenas um retrato fiel de uma batalha onde não existe lado ou moral, mas somente a tentativa de sobreviver. Um filme indigesto, mas contundente e verdadeiro. 
(disponível em DVD, 123 minutos)

POR UMA VIDA MELHOR 
(Away We Go, 2009, John Krasinski e Maya Rudolph)
Casal que está esperando pelo primeiro filho decide viajar pelos Estados Unidos a fim de encontrar um lugar perfeito para iniciar uma família. Ao longo dessa jornada, eles irão passar por situações difíceis, mas também fazer amizade com diferentes pessoas, encontrar amigos e parentes que querem ajudá-los a descobrir pela primeira vez o real sentido de "lar". Um road movie completamente inusitado, que merecia ter sido visto por um público bem maior. Ou seja: nada que não possa ser consertado agora mesmo.
(disponível em DVD, 98 minutos)







No comments:

Post a Comment