Wednesday, February 1, 2017

ÚLTIMO DIA PARA VER O "AMERICAN GRAFFITI" DO GENIAL RICHARD LINKLATER NO POSTO 4


UM RITO DE PASSAGEM DELICIOSO DE MR. LINKLATER
por Giovanni Rizzo para Observatório do Cinema


Jovens, Loucos e Mais Rebeldes é com certeza um filme de memória. Um filme que se recorda afetivamente de um período da vida, omitindo alguns pontos negativos a fim de tornar aquela lembrança mais divertida e idealizada, como uma história que é contada tempo depois. Esse filme é a visão romantizada de Richard Linklater a um momento fundamental para ele e para toda uma geração, os anos 1980.

Assim, exagera-se nas cores, nas vestimentas, nas batidas musicais oitentistas, acima de tudo exagera-se na representação de uma década e isso funciona perfeitamente aqui, fazendo com que o espectador deseje aquela década de volta. É dessa forma que o filme acompanha Jake durante três dias que contemplam a chegada do calouro a sua nova casa com os jogadores de beisebol e o começo das aulas, dando uma breve amostra do que será a vida daquele rapaz nos próximos anos e evidenciando o momento de transição que é a faculdade.

Com isso, Linklater parece extrair o essencial de uma geração e um período de vida, isso, pois se de longe o longa parece uma fauna de personagens baseados em estereótipos e tipos que podem ser vistos em qualquer filme sobre os anos 80, mas de perto o longa faz um retrato intenso e divertido daqueles seres, mostrando todas suas nuances, seus pensamentos e principalmente suas peculiaridades. São os diversos personagens que fazem deste um dos filmes mais engraçados do ano.

E isso é conquistado, principalmente, pois todos aqueles jogadores de Beisebol de vinte e poucos anos são extremamente críveis, comprovando uma das maiores habilidades de seu diretor, que consiste em colocar uma naturalidade absurda nas falas de seus personagens. O cineasta entende perfeitamente como aquele grupo conversa e sobre o que eles conversam, e nesse sentido o filme tem uma série de diálogos despretensiosos engraçados por sua naturalidade, mas que de repente tornam-se divagações sobre a juventude, algo que em momento nenhum soa forçado e é mais uma das mais marcantes características de Linklater.

Se Jovens, Loucos e Mais Rebeldes é irreverente e engraçado, o filme também traz pontos bastante interessantes, como fazer uma espécie de retrato dos mais diversos grupos que habitam aquele ambientem universitário. Os jovens e populares jogadores de beisebol em apenas três dias povoam festas e círculos diversos, cada um frequentado por uma tribo diferente. Até porque há cerveja e mulheres aqueles jovens estão e isso dá margem para o filme fazer uma investigação sobre aqueles grupos, a onda do disco, o grupo do country, o movimento punk e o pessoal das artes, tudo isso de maneira orgânica, fazendo um apanhado da música da época e dos pensamentos dela.

Além disso, o filme traz uma reflexão interessante sobre a criação de identidade nessa fase, Jake se incomoda de apenas trocar de roupa e encaixar-se num determinado grupo, e quem já não se sentiu assim, numa busca constante por identificar-se com um círculo social e muitas vezes não encontrar a si mesmo nessa jornada. Dessa forma, sem grandes dramatizações e conflitos, este filme de Richard Linklater pode ser definido como um passeio por essa vida universitária.

Assim como a grande maioria da filmografia de Linklater, são as andanças e caminhos que definem os personagens do cineasta e cada percurso mobiliza uma reflexão a cerca do íntimo do protagonista, como o amor na trilogia composta por Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr do Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013), ou sobre o crescimento nas andanças através do tempo em Boyhood (2014) e aqui sobre o amadurecimento através desse painel que é o campus da universidade.

Jovens, Loucos e Mais Rebeldes é muito mais do que aparenta ser, nesse limiar entre a adolescência e a vida adulta, Jake é um errante tentando se definir, tentando encontrar-se e o filme prova que esse processo não necessariamente precisa ser doloroso, evidentemente que Jake passará por seus dilemas durante a graduação, mas depois dos aprendizados restarão as histórias, as saudades, as memórias, por fim a alegria de ter vivido aquele percurso. É uma volta ao passado para compreender esse amadurecimento, para entender essa fase tão paradigmática de forma romântica e eufórica como um primeiro dia de faculdade.


COM VOCÊS, MAIS UM "FILME SIMPLES" DE MR. LINKLATER
por Davi Gonçalves para CCine10 

Jovens, Loucos e Mais Rebeldes, como seu próprio idealizador sugeriu, é uma “sequência espiritual” de Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused, no original) – hoje um clássico dos anos 90, que ajudou a alavancar a carreira do então iniciante Richard Linklater. Mas não se deixe levar por isso: Jovens, Loucos e Mais Rebeldes, por si só, tem méritos suficientes para ganhar o devido destaque na filmografia do cineasta.

Se no filme de 1993 Linklater acompanha o último dia de colégio de uma turma de adolescentes a caminho do que seria nosso Ensino Médio, nos anos 70, Jovens, Loucos e Mais Rebeldes narra os primeiros dias de um grupo de universitários às vésperas do início das aulas, em 1980. Eles são jogadores de uma equipe de baseball, moram em uma espécie de república estudantil e estão naquela fase da vida em que acreditam ser capazes de tudo. E realmente o são.

Jovens, Loucos e Mais Rebeldes nos apresenta uma ambientação perfeita dos anos 80 em vários aspectos. O design de produção é primoroso, fazendo com que o espectador seja transportado para aquela época. E são os detalhes que impressionam: cabelo, maquiagem, figurino e cenários são minimamente cuidados, nos trazendo uma sensação de nostalgia que se acentua a cada minuto da fita por conta da ótima trilha sonora. A seleção musical é excepcional, percorrendo vários gêneros mas sem descaracterizar o período. Para mim, é o ponto mais favorável do filme.

Os diálogos, por sua vez, não decepcionam. Aparentemente, são puramente despretensiosos, mas em sua totalidade são repletos de significados. Apesar de o roteiro não ter necessariamente um conflito muito bem estabelecido, seu humor e dinamismo tornam as quase duas horas de fita muito leves, como se o tempo não passasse (assim como para seus personagens). A primeira parte do filme, por exemplo, parece praticamente não sair do lugar, mas é incrível o quanto a história consegue diferenciar cada um dos tipos. Apesar de todos terem um interesse em comum (o esporte), cada um deles mantém sua individualidade. Cada estereótipo está ali, inclusive aquele que é, talvez, o protagonista da trama, Jake – o ponto de equilíbrio entre seus colegas.

Infelizmente, Jovens, Loucos e Mais Rebeldes sofre pelos seus antecessores: o da década de 90 (que gera comparações inevitáveis porém injustas) e Boyhood, obra-prima de Linklater que fatalmente aumenta as expectativas com relação à esta nova produção. No entanto, é um filme que, em sua simplicidade, se mostra indiscutivelmente inteligente, nostálgico e divertido. O longa não perde seu tempo justificando ou mesmo julgando as ações de suas personagens; pelo contrário, ele se prende ao relato de situações e momentos típicos daquela juventude. É a história de um grupo de amigos e suas aspirações, desejos e sonhos, narradas com a nostalgia capaz de nos fazer sentir saudades de uma época que nem mesmo vivenciamos.



JOVENS, LOUCOS E MAIS REBELDES
(Everybody Wants Some, 2016, 117 minutos)

Roteiro, Produção e Direção
Richard Linklater

Fotografia
Shane F. Kelly

Elenco
Austin Amelio
Blake Jenner
Christina Burdette
Courtney Taylor
Ernest James
Forrest Vickery
Glen Powell
J. Quinton Johnson
Jason Liebrecht
Jonathan Breck
Juston Street
Ryan Guzman
Sophia Taylor Ali
Tanner Kalina
Taylor Murphy
Temple Baker
Tyler Hoechlin
Will Brittain
Wyatt Russell
Zoey Deutch







No comments:

Post a Comment