Tuesday, February 27, 2018

FALA, RAUL! (uma entrevista póstuma com Raul Seixas extraída do Blog do Jiló)



Hoje a nossa entrevista é com um dos maiores malucos da história.

Aquele que é considerado no Brasil o pai do rock e criador da “Sociedade Alternativa”… tão alternativa que nunca chegou a existir.

Com vocês, o maluco beleza Raul Seixas.


BJ – Raul, alguns músicos, produtores e amigos seus costumam dizer que você, apesar de maluco, era um sujeito muito inteligente. Mas eu dei uma fuçada na sua história e descobri que você repetiu 5 vezes o sétimo ano do Ensino Fundamental. É verdade isso?

RS – Que porra é essa de sétimo ano do Ensino Fundamental?

BJ – Desculpe. Na sua época equivalia ao segundo ano do ginásio. É verdade que você repetiu 5 vezes esse ano?

RS – Cinco vezes? Tem certeza disso? Eu achei que era menos. (risos) Rapaaaaaazzz, vou ser sincero com você. A escola não me ensinou nada. Ela não me dizia nada do que eu queria saber. Tudo o que eu aprendi foi em casa, na rua e nos livros. Em casa, eu aprendi a respeitar… na rua, aprendi a me virar… e nos livros, aprendi a sonhar. Deu nisso aqui, ó... (apontando pra ele mesmo) Raulzito.


BJ – Pois é, dizem também que você não se esforçava nos estudos porque só queria saber de cantar e tocar rock, gênero musical que ainda engatinhava no país. Raul, conte pra gente como você começou sua carreira.

RS – Engatinhava, não. Ninguém ligava pro rock no final dos anos 50. Só eu e uns malucos espalhados por aí (risos). A gente ouvia Elvis, Little Richards, Chuck Berry. Só que eu curtia também Luiz Gonzaga, essas foram minhas influências. Eu comecei em 1963… ou foi em 62? Rapaaazz, eu acho que foi mesmo em 61. Não importa. Nessa época aí eu tive uma banda chamada Relâmpagos do Rock. Na verdade ela teve vários nomes. Um deles foi… porra, bicho, não lembro. Foi com os irmãos Thildo Gama e Décio. Ou era Délcio? Não sei. Mas em 63 eu me juntei com o Mariano, o Eládio e o… porra, me fugiu agora… ah, o Calerba. E a gente formou os Panteras. Que antes foi The Panters. Uma confusão da porra, né. Em 67, eu me formei no colégio, fiz cursinho e passei em Direito, Psicologia e Filosofia… só pra calar a boca de quem falava que eu era burro e não estudava. Aí eu casei com a Edith e fui pro Rio de Janeiro tentar a sorte.


BJ – É verdade que você passou fome no Rio?

RS – Rapaaaazz, passei mesmo. Mas foi só um período que o bicho pegou e que a gente teve que lavar uns pratos num boteco pé sujo de Copacabana pra ganhar um sanduíche pra cada um. Na verdade, a gente foi pro Rio porque o Jerry Adriani convidou o Raulzito e os Panteras pra ser banda de apoio dele tocando em alguns shows e gravando umas coisinhas. Pouca gente sabe, mas o maior sucesso do Jerry Adriani, Doce Doce Amor, é composição minha. Mas a bufunfa que eu ganhava era pequena, só dava pra pagar o cafofo. (risada tímida).

BJ – Foi quando você virou produtor?

RS – Exatamente. Foi em 1972. Não, nada disso. Acho que foi em 70. É… em 1970. Mas eu não tenho muita certeza não. O Jerry que mais uma vez me quebrou o galho. Ele convenceu o Evandro, que era presidente da CBS, a me dar esse emprego de produtor. E eu acabei me dando bem. Se tinha uma coisa que eu conhecia era música, porra. Eu produzi muita gente na época. Produzi o Renato & Seus Blue Caps, o Leno, o Trio Ternura, Tony & Frankie, a Diana, o Oswaldo Nunes… vocês podem não conhecer muito essa galera, mas na época eles arrebentavam, vendiam disco “pra caralho”…. eita, desculpe aí. Produzi também o próprio Jerry Adriani e aquele cara famoso pacas… como é mesmo o nome dele?…


BJ – O período mais produtivo de sua carreira talvez tenha sido de 72 a 74, quando músicas como Mosca na Sopa, Metamorfose Ambulante, Al Capone, Ouro de Tolo, Medo da Chuva, Gitá e Sociedade Alternativa foram compostas. Aliás, esse foi o período em que você conheceu Paulo Coelho, se envolveu com o ocultismo e criou a Sociedade Alternativa. Conte um pouco sobre essa época.

RS – Rapaaaazzz. Você que tá dizendo que foi tudo nessa época. Mas deve ter sido por aí mesmo. Eu lembro que foi uma época boa mesmo. E essas músicas todas aí realmente são muito boas também. Não lembro a letra de todas não, mas sei que são ótimas. Acho que algumas até são letras do Paulo. Essa coisa da Sociedade Alternativa era uma viagem que a gente levou muito a sério nesse período. Quando eu conheci Paulo Coelho, ele escrevia uns textos sobre discos voadores e tal. E eu também tinha essa pegada mística, lia muito sobre ocultismo. A minha história com o Paulo foi meio que sintonia à primeira vista. Depois eu acabei caindo na real e percebi que ele era meio xarope, se achava o cara.


BJ – Não sei se você sabe, mas depois que você morreu, o Paulo Coelho deu uma entrevista dizendo que na década de 70 vocês dois ficavam rivalizando pra ver quem era mais famoso. Que as letras que ele fazia eram tão ou mais importantes do que a sua música. O que você acha disso?

RS – Esse Paulo Coelho é mesmo um idiota. Eu soube sim que ele ficou famoso escrevendo esses livros ainda mais idiotas do que ele. Que otário! Mas… voltando ao assunto: na época ele era um “ilustre desconhecido” (gargalhada) Se não fosse pela parceria que fez comigo, eu acho que ele não conseguiria vender livro nenhum hoje. Na verdade rolava mesmo uma disputa entre a gente. Mas era uma disputa cultural… pra ver quem sabia mais. E era saudável. A gente se dava bem. Até a polícia federal dar uns choques nos nossos bagos… aí a coisa começou a desandar.

BJ – Você foi mesmo torturado pela ditadura?

RS – Que papo é esse de “dita dura”? Lá ele! (gargalhadas) Brincadeira, meu velho. Esse assunto é sério. Me fodi nas mãos desses escrotos da federal. Eu e o Paulo. Os caras acharam que a Sociedade Alternativa era uma sociedade comunista… que era um movimento armado contra o governo… e desceram a porrada na gente. Fui fugido pros Estados Unidos. Morei lá um bom tempo. Não lembro exatamente quanto tempo, mas foi bastante. Quer dizer, acho que nem tanto. Minha primeira mulher era americana, a Edith. A gente morou na casa dos pais dela.


BJ – É verdade que você comeu lixo em Nova Iorque?

RS – (gargalhada) É verdade sim, mas dessa vez não foi porque eu não tinha grana. Eu já era um artista famoso e ganhava muito dinheiro com direitos autorais e shows. O que aconteceu foi o seguinte: eu tava andando de noite por Nova Iorque quando entrei sem querer num beco. E tinha um palhaço na sarjeta comendo lixo. Um palhaço mesmo… um mendigo vestido de palhaço… coisas de Nova Iorque. E ele me convidou pra comer o lixo com ele. E eu aceitei.

BJ – Você comeu lixo?

RS – Comi sim. O lixo americano é bem mais saudável, tem uma porção de coisas boas.


BJ – Uma coisa que você também não deve saber é que depois de morto suas músicas continuaram tocando por muito tempo. Aliás, tocam até hoje. E o mais interessante é que foi criada uma expressão com o seu nome: é o “Toca Raul”… que é muito usada pelo público em shows quando as pessoas não estão gostando muito das músicas e pedem pra que a banda que está se apresentando toque alguma música sua. Por isso, a expressão “Toca Raul”. Você sabia disso?

RS – Rapaaaaazz, que galera doida é essa. Como pode pedir música de outro artista num show? Bom, mas isso é sinal de que a minha música é boa… por isso as pessoas pedem. Mas eu vou te dizer uma coisa. Isso também já aconteceu comigo, sabia. Eu tava tocando num bar de São Paulo e um cara da plateia pediu pra tocar um rock de um outro músico. Ele levantou e gritou TOCA… Só que eu não lembro quem era o músico. Porra, não lembro mesmo.


BJ – Posso fazer um bate bola rápido com você?

RS – Pode

BJ – Uma cor

RS – Vermelho! Quer dizer, azul

BJ – Uma fruta

RS – Mangaba. Se bem que faz tempo que não como e eu não lembro muito do sabor

BJ – Um livro

RS – O Livro da Lei, do guru Aleister Crowley

BJ – Uma comida

RS – Maniçoba

BJ – Uma inspiração

RS – Luiz Gonzaga

BJ – Uma lembrança

RS – Peraí… tá difícil


JILÓ é aquele sujeito
que todo mundo queria ser:
fala as coisas na lata,
sem medo e sem vergonha.
Tem um temperamento
que oscila o dia inteiro:
às vezes é doce
como um doce de jiló...
e em outras, amargo
como um jiló sem doce.
Divertido, crítico e polêmico,
JILÓ promete dar
um tempero especial
nas suas tardes
de segunda a sexta.
Para isso, basta clicar AQUI
e salvar o BLOG DO JILÓ
nos seus Favoritos




No comments:

Post a Comment