Tuesday, December 13, 2016

AS "BOAZUDAS" DOS ANOS DE OURO DO CINEMA BRASILEIRO #01: ADRIANA PRIETO
















Difícil de imaginar uma garota carioca menos característica que Adriana Prieto.

Ela era branquinha, densa, introspectiva, noturna... e lindíssima!

Nascida em Buenos Aires em 1950, filha de um diplomata chileno com uma brasileira, veio para o Rio com a família aos quatro anos de idade, e desde pequena queria ser atriz.

Seu irmão mais velho, o maquiador e dublê de ator Carlos Prieto, decidiu fazer de Adriana uma espécie de projeto pessoal seu.

Ele a maquilava e a orientava nos ensaios, escolhia suas roupas, e a ajudava a forjar gestos e olhares semelhantes às de divas clássicas do cinema como Marlene Dietrich e Greta Garbo.

Adriana Prieto estreou no cinema em 1966, no filme El Justicero, de Nelson Pereira dos Santos, sendo premiada como melhor atriz coadjuvante do ano.

Com Lucia McCartney, baseado no conto de Rubem Fonseca, ganhou o Prêmio Air France de Cinema como melhor atriz de 1971.

Ainda em 1971, foi premiada como Melhor Atriz no Festival de Brasília por sua atuação no filme Um Anjo Mau.

Mas às vésperas do Natal de 1974, aos 24 anos de idade, Adriana Prieto morreu num acidente automobilístico, quando seu fusca foi atingido violentamente por um carro da polícia nos arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Ela tinha acabado de filmar O Casamento, ótimo filme de Arnaldo Jabor baseado no romance de Nelson Rodrigues -- disparado sua melhor performance como atriz até então.

Encerrava-se assim a curta e ascendente carreira de uma atriz que, em apenas 10 anos, participou de nada menos que 18 filmes, uma novela de TV e três peças de teatro.

Trinta e oito anos depois sua morte, elsa permanece como uma referência importantíssima para as jovens atrizes cariocas.















ADRIANA PRIETO
Filmografia

A Lei do Cão (1967)
El Justicero (1967)
As Sete Faces de um Cafajeste (1968)
Balada de Página Três (1968)
Os Paqueras (1969)
Memória de Helena (1969)
As Duas Faces da Moeda (1969)
A Penúltima Donzela (1969)
Uma Mulher para Sábado (1970)
O Palácio dos Anjos (1970)
As Gatinhas (1970)
Um Anjo Mau (1971)
Soninha Toda Pura (1971)
Lúcia McCartney, uma Garota de Programa (1971)
Ipanema Toda Nua (1971)
A Viúva Virgem (1972)
Ainda Agarro Esta Vizinha… (1974)
O Casamento (1975)



Quem quiser conhecer melhor a vida artística de Adriana Prieto, recomendo a leitura do dicionário ASTROS E ESTRELAS DO CINEMA BRASILEIRO, publicada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo na Coleção APLAUSO.


Apesar da edição não estar esgotada, o livro é meio difícil de encontrar nas livrarias.

Mas a versão versão PDF do livro pode ser baixada gratuitamente AQUI, direto do portal da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, assim como todos os outros volumes da Coleção APLAUSO, coordenada por Rubens Ewald Filho e editada por Marcelo Pestana e Carlos Cirne.





No comments:

Post a Comment