Friday, December 23, 2016

SELECIONAMOS PARA VOCÊ 13 FILMES DE NATAL ABSOLUTAMENTE IRRESISTÍVEIS






UM CONTO DE NATAL
(A Christmas Carol, 1938)
Direção: Edward L Marin
Elenco: Reginald Owen, Gene Lockhart, Kathleen Lockhart
Adaptação da obra de Charles Dickens “Contos de Natal”. A história traz a experiência de um homem avarento que tem a chance de se redimir na noite de Natal ao ser assombrado por três fantasmas. Já foi refilmado um milhão de vezes, mas essa versão aqui é a primeira e mais clássica delas todas.
SE MEU APARTAMENTO FALASSE
(The Apartment, 1960)
Direção: Billy Wilder
Elenco: Jack Lemmon, Shirley MacLaine
Para se promover, um ambicioso funcionário de uma empresa de seguros cede seu apartamento para que seus chefes se encontrem com suas amantes. Mas essa estratégia só funciona até que ele acaba se apaixonando pela ascensorista que é amante de um deles. O Natal surge incidentalmente em "The Apartment", mas mesmo não sendo um filme específico do gênero, ele merece figurar com destaque nesta lista. Até porque é um dos 5 melhores filmes de todos os tempos, em qualquer gênero.
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
(It's A Wonderful Life, 1946)
Direção: Frank Capra
Elenco: James Stewart, Frances Goodrich, Albert Hackett
Para ganhar asas, um anjo chamado Clarence é enviado para uma importante missão na Terra: socorrer George Bailey, um empresário de bom coração que está terrivelmente endividado e decidido a cometer suicídio. Os dois se encontram na véspera de Natal e tenta mostrar a ele que sua vida vale a pena e que ele é muito importante nas vidas de todos os que o cercam. Talvez o filme de Natal mais emblemático de todos os tempos.
UM ANJO CAIU DO CÉU
(The Bishop's Wife, 1948)
Direção: Henry Koster
Elenco: Loretta Young, David Niven, Cary Grant, 
O bispo episcopal Henry Brougham precisa terminar um projeto de uma catedral. Para que ele consiga finalizar tudo e possa ficar mais tempo com sua família, o anjo Dudley é enviado do céu para ajudá-lo. Mas a companhia do ser celestial não agrada o bispo, que passa a sentir ciúmes da relação entre sua esposa e o anjo. Talvez o triângulo amoroso mais inusitado do cinema americano nos Anos 40.
DE ILUSÃO TAMBÉM SE VIVE
(Miracle On 34th Street, 1947)
Direção: George Seaton
Elenco: Maureen O'Hara, Edmund Gwen, Natalie Wood, John Payne
Um velhinho chamado Kris Kringle, que trabalha como Papai Noel em uma grande loja de departamentos, é tratado como maluco quando sua chefe descobre que ele acredita ser o verdadeiro personagem, e o envia para uma instituição psiquiátrica. Porém, a filha da mulher que o denunciou acredita que ele está falando a verdade e tenta mostrar a todos que ele carrega o espírito do Natal. Natalie Wood pequenininha já dá provas da atriz estupenda que viria a ser alguns anos mais tarde.
DUAS SEMANAS DE PRAZER
(Holiday Inn, 1942)
Direção: Mark Sandrich
Elenco: Bing Crosby, Fred Astaire, Marjorie Reynolds
Um crooner e um dançarino disputam a atenção e o afeto de uma jovem artista em uma pousada que abre apenas nos feriados. Canções deliciosas de Irving Berlin, Bing Crosby e Fred Astaire cantando e dançando... o que mais alguém pode querer de um filme musical de natal?
A LOJA DA ESQUINA
(The Shop Around The Corner, 1940)
Direção: Ernst Lubitsch
Elenco: James Stewart, Margaret Sullavan
Dois funcionários de uma loja de presentes não se suportam. Eles não sabem, no entanto, que estão se apaixonando um pelo outro, ao trocarem cartas anônimas. Um filme adorável, com o lendário "toque Lubitsch" que Woody Allen vive tentando resgatar em seus filmes recentes. Foi muito bem refilmado em 1998 como "Mensagem Para Você", com Tom Hanks e Meg Ryan. 
INFERNO #17
(Stalag #17, 1953)
Direção: Billy Wilder
Elenco: William Holden, Otto Preminger, Robert Strauss
Tudo se passa num campo de concentração para militares americanos prisioneiros, durante a Segunda Guerra Mundial. Quando dois detentos tentam fugir, mas são mortos pelos seguranças alemães, o prisioneiro americano Sefton passa a ser suspeito de ser um informante dos inimigos. Uma das primeiras parcerias de Billy Wilder com o roteirista I. A. L. Diamond. Um drama irônico, terno e inteligentíssimo
O EXPRESSO POLAR
(The Polar Express, 2000)
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Tom Hanks, Josh Hutcherson
É véspera de Natal e um garoto está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem, e o resto é uma aula de fantasia e cinema de primeira grandeza de Mr. Zemeckis.
O ESTRANHO MUNDO DE JACK
(The Nightmare Before Christmas, 1993)
Direção: Tim Burton
Um dos melhores trabalhos de Tim Burton é essa fantástica animação em stop motion que conta a história de Jack, uma caveirinha engraçada que cansada de viver na Cidade do Halloween, onde todos os dias era Dia das Bruxas, acaba se mudando para a “Cidade do Natal”, onde passa a conhecer e a se encantar pelo espírito natalino e resolve sequestrar o Papai Noel. Não é nenhum exagero dizer que esta animação, juntamente com "A Noiva Cadáver", são obras primas. Burton nunca foi tão ousado.  
OS FANTASMAS CONTRA-ATACAM
(Scrooged, 1988)
Direção: Richard Donner
Elenco: Bill Murray, Carol Kane, Karen Allen, Robert Mitchum, John Forsythe
Disparado a melhor e mais inusitada adaptação de “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, já realizada. Nos dias atuais, Frank Cross é um diretor de uma rede de televisão que é frio e só pensa na audiência. Ele encontra com Lew Hayward, um amigo já falecido, que o avisa sobre três fantasmas (o do Natal Passado, Presente e Futuro) que irão visitá-lo e diz para ele estar atento a tudo que eles mostrarem, pois esta é a única oportunidade de se salvar. O cinismo delicioso de Bill Murray, que é co-autor do roteiro, brilha intensamente ao longo de todo o filme. A cena em que ele manda grampear chifres de rena na cabeça de um ratinho é genial.
SIMPLESMENTE AMOR
(Love Actually)
Direção e Roteiro: Richard Curtis
Elenco: Hugh Grant, Liam Neeson, Colin Firth, Laura Linney, Emma Thompson, Alan Rickman, Billy Bob Thornton, Martin Freeman, Rodrigo Santoro
Simplesmente Amor Uma bela comédia romântica que se passa no período natalino e que mostra pequenas histórias inusitadas de amor como a do novo Primeiro-Ministro da Inglaterra (Hugh Grant) se apaixona por uma de suas funcionárias, Natalie (Martine McCutcheon); a do escritor (Colin Firth) que se muda para o sul da França numa tentativa de curar seu coração e lá acaba se apaixonando; a do roqueiro decadente Billy Mack (Bill Nighy) busca retomar sua carreira como astro do rock lançando um novo single, entre outras embaladas pelo espírito natalino. Filme delicioso.
8 MULHERES
(8 Femmes, 2002)
Direção e Roteiro: François Ozon
Elenco: Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Béart, Fanny Ardant
Para quem acha que filme de natal é coisa de americano, aqui vai uma prova em contrário vinda da França. Trata-se de uma comédia negra muito agradável, onde oito mulheres se reúnem para celebrar o Natal em uma casa de campo. Mas a festa vai por água abaixo quando um homem é assassinado. Até quem não é chegado no cinema de Ozon vai se divertir bastante com o filme.

VÁRIOS FILMES CITADOS NESTA MATÉRIA
ESTÃO DISPONÍVEIS PARA LOCAÇÃO NA



No comments:

Post a Comment