Wednesday, December 7, 2016

FÁBIO CAMPOS COMENTA "ANIMAIS NOTURNOS", O NOVO FILME DE TOM FORD.



Quase todo mundo teve um relacionamento que começou muito intenso e acabou muito mal, normalmente com muito rancor de uma das partes. Animais Noturnos é um filme sobre isso. Na verdade, sobre como superar isso.

Se o tema não é exatamente original, a maneira como a história é contada é, além de original, muito bem conduzida. Susan -- a cada vez melhor Amy Adams -- é uma dona de galeria muito bem-sucedida que tem a vida ideal, dinheiro, elegância, luxo e uma marido troféu. Mas, olhando de perto, não da pra escapar da sensação de vazio. Essa rotina gélida vai ser abalada pela chegada de um livro, escrito pelo seu ex-marido Edward, o ótimo Jake Gyllenhaal, e dedicado a ela.


O livro narra um incidente vivido por um casal e sua filha numa viagem de carro pelo Texas. Enquanto Susan lê o livro, o filme exibe a narrativa do livro, criando uma história dentro da história. Além disso, temos outra linha narrativa no filme, onde Susan lembra do inicio de seu relacionamento com Edward enquanto vai lendo o livro. Parece confuso, mas é executado com perfeição. As três linhas têm execução completamente diferentes. A vida atual de Susan é filmada como se fosse um comercial de perfume, tudo é lindo, perfeito e vazio. A narrativa do livro é executada com um cuidado visual e uma tensão dignas de Hitchcock, até a trilha sonora lembra os filmes do mestre do suspense. Já o inicio de relacionamento é mostrado com intensidade, sempre com o mesmo esmero visual, que dá liga a histórias tão distintas.

No livro, os personagens são dignos de David Lynch, o detetive feito pelo também ótimo, Michael Shannon e o caipira, também maravilhosamente vivido por Aaron Taylor-Johnson, parecem saídos diretamente de um dos filmes dele. Conforme a história vai se desenrolando, fica claro que o livro é inspirado no relacionamento de Susan e Edward. Escrever foi a catarse para superar o final da relação, o livro é muito tenso e violento, como deve ter sido a separação para ele. Ler a história provoca em Susan sentimentos nostálgicos, justamente num momento em que seu relacionamento vai mal.


Há tempos não vejo tantos atores em tão boa forma como nesse filme. Jake e Amy estão soberbos nas três narrativas e, além dos além dos excelentes Shannon e Taylor-Johnson, temos uma ponta de Michael Sheen e a subestimada, porém sempre competente, Laura Linney, em apenas uma cena, mas digna de Oscar. Só essa cena já vale o ingresso.

Como o diretor Tom Ford é oriundo da moda, a cenografia, figurinos e direção de arte são impecáveis, somadas às ótimas atuações e a uma direção muito segura temos um filme excelente e coeso, que captura o espectador do inicio ao fim, muitas vezes chocando, mas nunca sendo vulgar.

Animais Noturnos é um filme complexo, cheio de nuances e metalinguagem, mas o sentimento mais forte ao final do filme é uma espécie de vingança contra alguém que nos machucou muito numa relação. Não é muito nobre, mas pode ser libertador...


ANIMAIS NOTURNOS
(Nocturnal Animals, 2016, 116 minutos)

Roteiro e Direção
Tom Ford

Elenco
Amy Adams
Jake Gyllenhaal
Michael Shannon
Aaron Taylor-Johnson
Laura Linney
Michael Sheen
Isla Fischer

estreia dia 29 de Dezembro
nos cinemas brasileiros




Fábio Campos convive com filmes e música
desde que nasceu, 50 anos atrás.
Seus textos sobre cinema passam ao largo
do vício da objetividade que norteia
a imensa maioria dos resenhistas.
Fábio é colaborador contumaz
de LEVA UM CASAQUINHO.




No comments:

Post a Comment