Sunday, August 28, 2016

20 DE JULHO DE 1969 (um conto mínimo em forma de poema por Márcio Calafiori)


O dia em que o homem pisou na Lua,

estávamos na sala, diante da tevê,

na expectativa do grande momento.

No entanto, a minha emoção era outra:

eu tinha no bolso um poema — para Laís.

Enquanto papai falava sobre a importância

da conquista espacial, eu o recitava em silêncio,

completamente alheio ao significado histórico.

De repente, mamãe viu a ponta da folha de caderno:

— O que é isso no bolso da tua camisa?

— Não é nada — respondi, encabulando.

Ela então fez um olhar severo, exigindo que eu

lhe entregasse aquilo. Em seguida, achando muita

graça, se pôs a declamar o poema; agora, eu não

reconhecia mais as minhas próprias palavras.

Ditas assim, naquele tom absurdo e ridículo,

despiam o meu amor da sagrada emoção.


Márcio Calafiori é jornalista. 
Nasceu em 1957 e se formou 
pela Facos em 1986. 
Exerceu quase todos os cargos 
em redações de jornais em Santos, 
Santo André, Campinas e São Paulo. 
Foi redator, repórter, revisor, editor, 
secretário de redação, 
chefe de reportagem e ombudsman. 
Aposentou-se em 2012 
como professor da Unisanta, 
depois de 29 anos 
de dedicação exclusiva 
ao Jornalismo Impresso.
Colabora regularmente com
LEVA UM CASAQUINHO.


No comments:

Post a Comment