Tuesday, August 23, 2016

MARCELO PESTANA FAZ UM PREVIEW DA TEMPORADA DE OUTONO NA BROADWAY



Parece que uma nova Era de Ouro na Broadway está se aproximando.

As produções do ano passado de "Hamilton", "The Humans" e "The Color Purple" sedimentaram o caminho para uma série de novos shows que estreiam agora, na Fall Season (a partir de setembro).

Confira abaixo o que o aguarda em breve, nos teatros da Broadway.


A BRONX TALE: THE MUSICAL
“A Bronx Tale”, show solo do ator Chazz Palminteri baseado em sua infância no Bronx, estreou em 1989 numa premiére em Los Angeles. Seguiu-se uma temporada Off-Broadway e, em 1993, Robert De Niro dirigiu para o cinema uma adaptação da história do gangster Sonny que toma sob sua proteção o jovem Calogero (o verdadeiro nome de Palminteri). Em 2007, sob a aura do charme dos Soprano, Palminteri trouxe seu show solo para a Broadway. Agora a história é um musical, dirigido por De Niro e pelo quatro vezes ganhador do Tony Jerry Zaks, com música de Alan Menken, letras de Glenn Slater e libretto de Palminteri. E não pense que a história tenha sido suavizada pela música do “Rei da Disney”, Alan Menken. Quem já assistiu às previews no Paper Mill Playhouse garante que A Bronx Tale continua tendo toda a influência de sua origem, ou seja, Little Italy.
Onde: Longacre Theatre, 220 W. 48th St.
Quando: Pré-estreias a partir de 03 de novembro – Estreia: 1º de dezembro


CATS
Sejam bem vindos de volta, gatos. O longevo musical de Andrew Lloyd Webber, baseado no livro de poemas de T.S. Eliot, Old Possum’s Book of Practical Cats, está de volta à Broadway depois de um hiato de 16 anos. Esta janela para o mundo secreto dos felinos parece ser uma excitante viagem nostálgica às memórias de pessoas com trinta e poucos anos, e seus peludos e excentricamente batizados personagens. O destaque fica por conta da pop star inglesa, vencedora do X-Factor, Leona Lewis, que assumeo papel de maior destaque do musical, Grizabella (que rendeu um Tony à lenda da Broadway Betty Buckley em 1983). No elenco ainda o vencedor do So You Think You Can Dance, Ricky Ubeda, como Mr. Mistoffelees, e os passos do coreografo de Hamilton, Andy Blankenbuehler.
Onde: Neil Simon Theatre, 250 W. 52nd St.
Quando: em cartaz


THE CHERRY ORCHARD
Um ciclo vai se completar quando Diane Lane retornar à Broadway na montagem de O Jardim das Cerejeiras, de Anton Chekhov. Sua última aparição num palco da Broadway foi como uma figurante sem falas na produção de 1977 da mesma peça, estrelada por Raul Julia, Irene Worth e Meryl Streep. Nesta remontagem, dirigida por Simon Godwin, ela faz a aristocrata de meia-idade Lyubov Andreyevna Ranevskaya que, soçobrando em dívidas, retorna para ver seu adorado jardim ser vendido pela melhor oferta. Completando o elenco principal Chuck Cooper, Tavi Gevinson, John Glover, Joel Grey e Celia Keenan-Bolger.
Onde: American Airlines Theatre, 227 W. 42nd St.
Quando: Pré-estreias a partir de 15 de setembro – Estreia: 16 de outubro


CIRQUE DU SOLEIL PARAMOUR
Em sua primeira aventura pelos palcos musicais da Broadway, a companhia de circo experimental de Montreal chega com um espetáculo de grande apelo visual – marca da trupe – contando a história de um produtor de cinema da Era de Ouro de Hollywood, em uma fase não muito boa, em busca de uma estrela para seu próximo filme. A trilha sonora original incorpora estilos de canções de show, populares e swing. Sendo uma produção do Cirque du Soleil pode-se contar com um espetáculo bastante estilizado.
Onde: Lyric Theatre, 213 W. 42nd St.
Quando: em cartaz


DEAR EVAN HANSEN
Evan Hansen é ansioso a respeito de tudo. Ele mal consegue pedir comida por delivery sem sofrer uma síncope.E ele se sente invisível até que é envolvido num enorme mal-entendido, a respeito do suicídio de um colega de classe, que acaba o transformando numa espécie de filho postiço da família de luto, confortando a irmã do rapaz (sua paixão secreta), e se tornando um cruzado anti-bullying nas mídias sociais. E, apesar da história de Evan começar com uma mentira, o novo musical da dupla Benj Pasek e Justin Paul soa bem verdadeiro. O espetáculo já está assumindo ares de Cult, depois de sua premiére no Arena Stage, em Washington (2015), e uma produção Off-Broadway em maio passado, e já se aposta em uma indicação ao Tony para seu protagonista, Ben Platt (de “A Escolha Perfeita”, 2012).
Onde: Belasco Theatre, 111 W. 44th St.
Quando: Estreia em 14 de novembro


FALSETTOS
Em 1992, o musical “Falsettos”, de William Finn e James Lapine – uma combinação de seus dois shows Off-Broadway “The March of the Falsettos” e “Falsettoland” – foi revolucionário. O musical operístico conta a história de Marvin, que abandona sua esposa Trina por seu amante Whizzer – mas ainda tenta manter a família unida, na medida do possível, em favor a seu filho, Jason. O elenco desta montagem conta com o dream team dos musicais, Christian Borle (“Something Rotten!”) e Stephanie J. Block (“Anything Goes”), como Marvin e Trina, e Andrew Rannells (“The Book of Mormon”) como Whizzer. E, é claro, a drieção do premiadíssimo James Lapine.
Onde: Walter Kerr Theatre, 219 W. 48th St.
Quando: Pré-estreias a partir de 29 de setembro – Estreia: 27 de outubro


THE FRONT PAGE
A memorável comédia de 1928, escrita pelos repórteres de Chicago, Ben Hecht and Charles MacArthur, captura a glória dos dias em que o jornalismo era feito na raça, com longas esperas em salas enfumaçadas, jogos de poker, esperando por um grande furo. Filmado em várias versões em Hollywood, esta montagem tem a direção do talentoso Jack O’Brien, e elenco encabeçado por Nathan Lane (The Addams Family) e John Slattery (Mad Men), além de contar também com John Goodman, Holland Taylor, Dylan Baker, Robert Morse e Sherie Rene Scott. Não perca, principalmente se você ainda não teve coragem de cancelar sua assinatura de jornal.
Onde: Broadhurst Theatre, 235 W. 44th St. Quando:
Pré-estreias a partir de 20 de setembro – Estreia: 20 de outubro


HEISENBERG
Este dueto estrelado por Mary-Louise Parker e Denis Arndt traz Parker como uma quarentona que vira a vida do açougueiro irlandês setentão Arndt de cabeça para baixo, ao dar-lhe um espontâneo beijo numa estação de trem em Londres. A surpreendente love story -– que recebeu o nome em homenagem ao físico alemão criador da física quântica -– é de Simon Stephens, que recebeu um Tony pela adaptação de The Curious Incident of the Dog in the Night-Time para os palcos. As performances de Parker e Arndt têm sido elogiadas desde a premiére Off-Broadway do espetáculo, em 2015.
Onde: Samuel J. Friedman Theatre, 261 W. 47th St.
Quando: Pré-estreias a partir de 20 de setembro – Estreia: 13 de outubro


HOLIDAY INN
Sapateado e Irving Berlin são fatores garantidos para por um sorriso em qualquer face, automaticamente. E esta versão atualizada do filme de sucesso de 1942 – com canções temáticas de Berlin como “White Christmas” e “Easter Parade” -, estrelado por Bing Crosby e Fred Astaire, pode se tornar um sucesso maior ainda, décadas após o material original ser lançado. Esta versão teve acrescidas canções como “Cheek to Cheek” e “Steppin’ Out with My Baby”, estreou no Goodspeed Opera House em 2014 com críticas muito favoráveis. Estrelando Bryce Pinkham (“Gentleman’s Guide to Love and Murder”) e Corbin Bleu (“High School Musical”).
Onde: Studio 54, 254 W. 54th St.
Quando: Pré-estreias a partir de 1º de setembro – Estreia: 6 de outubro


IN TRANSIT
A compositora de “Frozen” Kristen Anderson-Lopez (junto com James-Allen Ford, Russ Kaplan and Sara Wordsworth), o diretor musical de “A Escolha Perfeita”, Deke Sharon, e a diretora e coreógrafa vencedora do Tony, Kathleen Marshall, trabalharam juntos para criar este show a cappella, sobre um típico dia no metrô de Nova York. O elenco, composto somente por nova-iorquinos, faz um vagão lotado do metrô parecer um lugar hilariante para se estar (e, às vezes, até é). Com esta estreia na Broadway, Kristen Anderson-Lopez pode se tornar uma das poucas pessoas a deter a premiação conhecida como EGOT (vencedores do Emmy + Grammy + Oscar + Tony), depois do sucesso de “Frozen”.
Onde: Circle in the Square Theatre, 235 W. 50th St.
Quando: Pré-estreias a partir de 10 de novembro – Estreia: 11 de dezembro

LES LIAISONS DANGEREUSES
A adaptação de Christopher Hampton para o romance francês de 1782 de mesmo nome, da autoria de Choderlos de Laclos, trata da arte e da ruína da sedução, através de um perigoso (e atraente) jogo entre dois aristocratas libertinos, à beira da Revolução Francesa. Espere cintilantes performances de Janet McTeer como a Marquesa de Merteuil, e Liev Schreiber, como Valmont, em papeis que, no cinema, ficaram a cargo de Glenn Close e John Malkovitch. Direção de Josie Rourke.
Onde: Booth Theatre, 222 W. 45th St.
Quando: Pré-estreias a partir de 8 de outubro – Estreia: 30 de outubro


NATASHA, PIERRE AND THE GREAT COMET OF 1812
A “electro-pop” ópera de Dave Malloy pretende expandir o universo do teatro na Broadway. Baseado num trecho de “Guerra e Paz”, “Natasha, Pierre and the Great Comet of 1812” começou como um projeto experimental, contando a história de uma ingênua garota de sociedade que arruína sua reputação ao se apaixonar por um sexy escroque. A produção foi montada numa tenda no Meatpacking District, mesclando ideais aristocráticos a músicos tocando acordeão e luzes estroboscópicas. E funcionou. Acredite. No elenco, o premiado cantor Josh Groban em seu debut na Broadway e a estreante Denée Benton, como Natasha.
Onde: Imperial Theatre, 249 W. 45th St.
Quando: Pré-estreias a partir de 18 de outubro – Estreia: 14 de Novembro


THE PRESENT
Toda vez que Cate Blanchett pisou num palco em Nova York – seja em “Um Bonde Chamado Desejo”, “Hedda Gabler” ou em “As Criadas” – a experiência acabou se tornando o show da temporada. E desta vez ela vai fazer a viúva Anna Petrovna, que se apaixona por um Don Juan russo, Mikhail, nesta nova adaptação de “Platonov”, texto de Chekhov descoberto 20 anos depois de sua morte. A peça passa-se no quadragésimo aniversário de Anna, regado a muita vodka. E muito se comenta sobre a química assombrosa entre Cate Blanchett e seu parceiro em cena, o também australiano Richard Roxburgh.
Onde: Ethel Barrymore Theatre, 243 W. 47th St.
Quando: Pré-estreias a partir de 17 de dezembro – Estreia: 8 de janeiro




Marcelo Pestana é pesquisador
e crítico de teatro,
e há 12 anos produz diariamente
com o crítico de cinema Carlos Cirne
a newsletter COLUNAS E NOTAS,
de onde o texto acima foi colhido.



No comments:

Post a Comment