Saturday, June 10, 2017

NATALIE PORTMAN COMPLETA 36 PRIMAVERAS E NÓS AQUI COMEMORAMOS COM LOUVOR

por Chico Marques


Natalie Portman é daquele tipo de atriz que só consegue atuar para valer entregando-se por completo a seu personagem, numa atitude absolutamente passional.

Não que ela não seja uma atriz técnica. É. E sabe atuar de forma blasé quando necessário. Mas seu trabalho só cresce para valer mesmo nas ocasiões em que ela acrescenta paixão ao molho.


Nesses momentos, a atriz franzina de 1 metro e 60 de altura vira uma mulher enorme. E brilha com uma intensidade assombrosa.


Natalie nasceu em Jerusalém, Israel, em 1981.

Seus ancestrais maternos são imigrantes judeus dos EUA, da Rússia e da Áustria.

Os ancestrais paternos são judeus poloneses e romenos.

Sua bisavó paterna foi espiã da Inteligência Britânica durante a Segunda Guerra Mundial.


Natalie veio morar na Costa Leste dos Estados Unidos aos 4 anos de idade.

Desde pequena, Natalie se revelou ambiciosa e extremamente decidida.

Estreou no cinema aos 13 anos de idade em O Profissional, de Luc Besson.

No final dos anos 90, em mais um grande acerto na carreira, ela foi escalada para representar a princesa Padmé Amidala nos 3 primeiros episódios da trilogia Star Wars.

Aos 18, deixou a carreira por uns tempos para estudar Psicologia em Harvard, mas quando se formou em 2003 voltou ao cinema abraçando papéis marcantes em produções menos óbvias.

E acertou na mosca ao aceitar fazer Closer, de Mike Nichols -- um sucesso tão estrondoso que acabou por se tornar um divisor de águas em sua carreira.


Hoje, aos 36 anos recém-completados, Natalie Portman é hoje uma atriz respeitadíssima.

Desde Cisne Negro, que lhe rendeu inúmeros prêmios muito importantes, seu passe como atriz ficou valiosíssimo -- mas mesmo assim ele se manteve fiel a projetos diferenciados em termos artísticos e produções independentes.

Acaba de revelar-se uma diretora de enorme talento no festejado De Amor e Trevas., bem recebido pela crítica e pelo público mundo afora. 

Para saudar seu aniversário, escolhemos 5 grandes filmes menos conhecidos onde ela brilha intensamente.

Em comum entre todos eles, apenas o fato de estarem disponíveis para locação nas estantes da Paradiso Videolocadora.


BRINCANDO DE SEDUZIR
(Beautiful Girls, 1996, 103 minutos, direção Ted Demme)


O pianista Willie Conway (Timothy Hutton) volta para sua cidade natal em Massachusetts para uma reunião de colégio. Lá, ele encontra os velhos amigos Sharon Cassidy (Mira Sorvino), Tommy Rowland (Matt Dillon), Tracy Stover (Annabeth Gish) e Paul Kirkwood (Michael Rapaport), além de outros que, juntos, garantem diversão e boas risadas. Entre um porre e outro, flerta com a vizinha adolescente (Natalie Portman) e uma bela forasteira (Uma Thurman). Uma concentração impressionante de atrizes talentosíssimas que são também mulheres lindíssimas. E Ted Demme é craque como diretor.


EM QUALQUER OUTRO LUGAR
(Anywhere But Here, 1999, 103 minutos, direção Wayne Wang)

No meio do verão de 1995, um Mercedes 1978 corre velozmente pela rodovia em direção ao oeste. Dentro dele estão Adele August (Susan Sarandon) e Ann August (Natalie Portman), indo para Beverly Hills. Ann está furiosa por ter que deixar a vida que ama, mas Adele sente que está levando a filha para longe de uma vida sem futuro e oferecendo a ela um excitante novo mundo. Adele é uma sonhadora vaidosa e envolvente. Ann é quieta e extremamente sensata. Aparentemente, são completamente diferentes, mas no fundo têm muito em comum. Susan Sarandon e Natalie Portman estão sublimes. Duas grandes atrizes, de duas gerações diferentes, no topo de seus poderes.


HORA DE VOLTAR
(Garden State, 2004, 102 minutos, direção Zach Braff)

Andrew Largeman (Zach Graff) é um ator de televisão razoavelmente bem sucedido, que vive em Los Angeles e leva sua vida num estado de torpor induzido por lítio há anos. Após a morte de sua mãe ele decide retornar à sua casa em Garden State, a qual não via há 9 anos. Mesmo distante por tanto tempo, Andrew não conseguiu escapar da dominação de seu pai, Gideon (Ian Holm). Preocupado em ter que retornar para casa após tanto tempo, ele encontra pelas esquinas de sua cidade-natal antigos conhecidos, que lhe relembram bons momentos de quando morava no local. Peter Saasgard está espetacular como coveiro. E Natalie Portman está magnífica como atriz.


AS SOMBRAS DE GOYA
(Goya's Ghosts, 2006, 118 minutos, direção Milos Forman)

Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta. Colaboração espetacular do diretor Milos Forman com o roteirista Jean-Claude Carrière, infelizmente pouco vista na época do lançamento. Um filme explêndido, que merece ser visto por todos.


SEXO SEM COMPROMISSO
(No Strings Attached, 2011, 108 minutos, direção Ivan Reitman)

Nesta comédia romântica Emma (Natalie Portman) e Adam (Ashton Kutcher) são dois amigos de infância que quase arruínam a amizade depois de fazerem sexo. Para proteger os laços de amizade que os unem há muitos anos, resolvem fazer um pacto para manter a relação entre eles baseada em "sexo sem compromisso", sem ciúmes, expectativas, discussões, flores, etc. Além disso podem fazer o quiserem, quando quiserem, desde que não se apaixonem um pelo outro. Uma comédia romântica agridoce bastante incomum, rodada sob a batuta do ótimo Ivan Reitman, que é pouco afeito aos clichês do gênero. 








No comments:

Post a Comment