Wednesday, March 2, 2016

2 OPINIÕES BEM ANTAGÔNICAS SOBRE "ZOOLANDER 2"

ZOOLANDER 2: DIVERSÃO GARANTIDA

por Arthur Lopes
para FILMES E GAMES


Muita coisa se passou na vida de Derek Zoolander (Ben Stiller, Trovão Tropical) em 15 anos. Após o desmoronamento de sua instituição, sua mulher é morta e seu amigo Hansel (Owen Wilson) tem o rosto desfigurado. Cuidando do filho sozinho, o conselho tutelar vê que Derek não tem condições de manter a criança e a tiram dele, sendo assim ele se isola e nunca mais é visto assim como Hansel que não quer mostrar o rosto. Anos depois, uma onda de assassinatos vem acontecendo, e o último foi ao cantor Justin Bieber. Valentina Valencia (Penélope Cruz) percebe que a última foto dos mortos sempre foi com a posição Blue Steel de Derek, e sendo assim, procura o ex-modelo para ajudá-la a desvendar o caso.

Quando se vê Zoolander, é notável que o humor non-sense é predominante. A comédia vem da estupidez de seus personagens, mas é inocente e engraçado de forma sincera. É perceptível que Ben Stiller viu que a fórmula de piadas retardas e idiotas deu muito certo, e elevou tudo isso a outro nível. Tudo em Zoolander 2 é muito mais ridículo que em seu primeiro filme, mas isso não é ruim justamente porque o filme não se leva a sério. As piadas são muitas, e continuam ainda utilizando os personagens Zoolander e Hansel como a principal fonte destas, e usando a burrice de ambos para que tudo possa acontecer. Mas em questão de enredo, a história em si, é um poço de situações que deixam o espectador abismado devido ao nível de coisa que não fazem sentido alí. São blocos que apresentam hologramas, Billy Zane aparecendo no deserto com um dvd do Netflix, Benedict Cumberbatch voando, a própria mitologia sobre Steve, um homem que teria vivido junto de Adão e Eva no paraíso. É tudo bem idiota e é justamente assim, pois o longa quer que seja assim, e no geral, as piadas realmente funcionam, com exceção de algumas, mas muitas delas são muito referenciais e exigem um certo conhecimento sobre filmes, mercado da moda, o primeiro filme Zoolander, entre outros.

O elenco do filme é de peso e funciona bem. Ben Stiller volta como Derek Zoolander, e não faz nada de diferente do que fez no primeiro filme, apenas retorna como esse personagem divertidíssimo assim como Owen Wilson faz com Hansel. Penélope Cruz faz a agente da Interpol gostosa que é um personagem que nunca me agrada, da mesma forma fez Lizzy Caplan em A Entrevista. Will Farrell ainda é Jacobim Mugatu e está melhor do que nunca neste vilão engraçadíssimo e exagerado. Talvez o único personagem central que não funciona é Don Atari, interpretado por Kyle Mooney que toda vez que aparece tenta ser extremamente engraçado e simplesmente não tem efeito nenhum.

Mas algo que realmente chama a atenção em Zoolander 2 é a quantidade de participações especiais, algo que já tinha no primeiro. Eu já citei algumas como Billy Zane, Justin Bieber e Benedict Cumberbatch. Mas tirando eles, temos Willie Nelson, Susan Sarandon, Ariana Grande, Joe Jonas, Demi Lovato, Lenny Kravitz, Usher, Marc Jacobs, Tommy Hilfiger, Valentino, Kate Moss, Skrillex, Naomi Campbell, Neil deGrasse Tyson, entre outros. Mas os que realmente roubam a cena são Sting e Kiefer Sutherland. E também temos a trilha sonora que faz o seu papel, composto os momentos de ação, tensão e comédia, sendo original e instrumental. Zoolander 2 mantém a fórmula do primeiro, sendo engraçado e besta, mas ele duplica a dose e torna tudo muito mais non-sense e ridículo. Isso pode agradar alguns, ou pode irritar outros.

Com certeza Zoolander 2 será um filme que dividirá opiniões, mas no meu caso, a diversão foi garantida!



BEN STILLER PODIA TER PASSADO SEM ESSA

por Kátia Alexandre
para MAY THE CINEMA BE WITH YOU


Derek Zoolander e Hansel McDonald regressam à passerele 15 anos depois, e mais valiam ter ficado na reforma. A sequela de Zoolander (2001) não traz 
nada de especial ou realmente significante, provocando apenas algumas - fracas - gargalhadas.

Para quem ainda se lembra do filme original, o modelo mais bem sucedido do mundo, Derek Zoolander (Ben Stiller), ficou para sempre lembrado pela sua imagem de marca, a expressão facial apelidada de "Blue Steel". Pois quando as maiores estrelas da música pop mundial começam a aparecer assassinadas, deixando como pista uma foto no Instagram, com essa mesma expressão facial, a agente Valentina Valencia (Penélope Cruz) da divisão de moda da Interpol entra em contacto com Derek e o seu amigo de longa data Hansel (Owen Wilson) para a ajudar a infiltrar-se no mundo da moda e descobrir quem está por detrás dos homicídios. Enquanto isso, Zoolander tenta também reconectar-se com o seu filho, assim como terá de enfrentar o velho inimigo Jacobim Mugatu (Will Ferrell).

Ben Stiller regressa ao papel do super male model mais estúpido de todos os tempos, e o filme revela infelizmente apenas essa exacta estupidez. Enquanto o primeiro conseguia divertir pela forma satírica que abordava o mundo da moda, e pelo carisma dos dois personagens principais, este falha quando se torna repetitivo, não mostrando nada de novo, preocupando-se mais com a quantidade de cameos de celebridades do que com qualquer outra coisa. Por vezes, até parecendo que a história foi escrita apenas de maneira a dar importância às celebridades e ao que estas iriam fazer, do que tentar inseri-las numa história minimamente lógica. Os twists caem em desgraça visto que as situações e as piadas são extremamente forçadas, e o talento dos actores desperdiçado.

O memorável Derek Zoolander perdeu todo o seu charme. Resta-nos apenas manter na memória a forma minimamente original e engraçada que marcou a diferença na altura em que o primeiro filme saiu. É mais uma daquelas sequelas que não valia a pena mexer.


ZOOLANDER 2
(2016, 102 minutos)

Direção
Ben Siller

Roteiro
Ben Stiller
John Hamburg

Elenco
Ben Stiller
Owen Wilson
Will Ferrell
Christine Taylor
Milla Jovovich
Jerry Stiller
David Duchovny
Jon Voight
Vince Vaughan
David Bowie
Donald Trump
Christian Slater
Natalie Portman
Billy Zane
Lukas Haas
Claudia Schiffer


em cartaz nas Redes
Roxy e Cinemark


No comments:

Post a Comment