Thursday, March 31, 2016

MANGIA IN SANTOS: OS SABORES DO PACÍFICO ESPERAM POR VOCÊ NO QUILHA FRESH FOOD

por Chico Marques


Com tantos restaurantes orientais pipocando em todos os cantos do Brasil ao longo dos últimos anos ostentando cardápios rigorosamente idênticos, fica no ar a pergunta: é possível surgir a essa altura do campeonato um restaurante desse tipo com um cardápio repleto de itens originais, desafiando o público aparentemente tradicionalista desse tipo de casa?

A resposta é sim.

O Quilha Fresh Food, recém-aberto na Azevedo Sodré, bem ao lado da Hamburgueria Santista (dos mesmos proprietarios), é um belo exemplo disso. Num ambiente extremamente acolhedor, o Quilha aposta num conceito eclético de gastronomia oriental, funcionando como restaurante à la carte no jantar e como buffet por quilo no horário do almoço, reinventando sushis e hossomakis clássicos com criatividade e bom humor e colocando-os lado a lado com receitas indianas, tailandesas, havaianas e de vários pontos do Pacífico Sul.



Esse conceito híbrido foi providencialmente batizado com o termo "fresh food" (comida fresca) pela co-proprietária da casa Maíra Pabst, jornalista especializada em Surf, que por vários anos circulou pelos Campeonatos dessa modalidade esportiva no mundo inteiro e, boa repórter que é, pesquisou a maioria dessas receitas in loco, anotou tudo bem anotadinho e guardou para usar no momento certo.

Ou seja: agora.

Desde que abriu as portas algumas semanas atrás, o Quilha Fresh Food está sempre cheio para o almoço -- em parte graças à ação promocional realizada para o lançamento da casa, mas principalmente por conta do boca a boca, que está funcionando bem. Claro que o ineditismo (em Santos) de alguns ítens do cardápio e o preço bem menos salgado que o dos outros restaurantes orientais da cidade ajudam bastante nisso.

Entre as curiosidades nas bandejas localizadas logo na entrada do Quilha Fresh Food, podemos citar duas maravilhas gastronômicas irresistíveis: o Poke Havaiano, com peixe cru temperado com óleo de gergelim, e o Arroz Verde Amarelo, preparado com curry, leite de coco e ervilhas. Tem ainda curiosidades deliciosas como o Tonkatsu (lascas de lombo de porco quase torradas), o Ceviche de Polvo e a inusitada Salada de Quinoa. Ah, não deixem de experimentar os croquetes de salmão com molho de pimenta sriracha: são especialíssimos.

Tudo isso, mais a conversa agradável e a simpatia a toda prova de Maíra Pabst, que faz as honras da casa, funciona como um convite para voltar ao Quilha Fresh Food muitas e muitas vezes.

Experimente e surpreenda-se. 


P.S. Momento History Channel:
Tem muita gente que acha que sushis e hossomakis são comidinhas milenares. É um engano. Não são nem mesmo centenárias. Até a Segunda Guerra Mundial, esses bolinhos de arroz com um sashimi por cima simplesmente não existiam na culinária japonesa. Existia apenas o sashimi, esse sim quase milenar. Antes do advento das geladeiras, os peixes recém-pescados na Costa Japonesa eram tradicionalmente conservados em barris enormes cheios de arroz e água, que criavam o vinagre necessário para conservar as peças de atum e de outros peixes graúdos. Cumprida a função de preservar os peixes, a água e o arroz eram simplesmente jogados fora, sem nenhuma perspectiva de reutilização. Mas com as restrições impostas pelos tempos de Guerra, no entanto, os japoneses viram-se obrigados a começar a reaproveitar aquele arroz que antes era jogado no lixo. Daí, alguns cozinheiros mais criativos soltaram a imaginação e... deu no que deu.

QUILHA FRESH FOOD
Rua Azevedo Sodré, 81
Boqueirão Santos SP

Aberto de Terça a Sexta
12 às 15 horas - 19 às 24 horas
Sábados, Domingos e Feriados
12 às 24 horas

Ar Condicionado
Aceita Cartões de Crédito

 
Chico Marques às vezes é gourmet,
outras vezes é gourmand,
mas na maior parte do tempo
é apenas um comilão inveterado.
Escreve sobre comida semanalmente
em LEVA UM CASAQUINHO

2 comments: