Wednesday, March 9, 2016

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A 31ª EDIÇÃO DO BRAZILJAZZFEST NO RIO E EM SÃO PAULO


O maior Festival de Jazz do Brasil está chegando a sua 31ª edição: o braziljazzfest.

Sob curadoria do jornalista, crítico e escritor Zuza Homem de Mello, do músico e produtor musical Zé Nogueira, e do produtor Pedrinho Albuquerque, o brasiljazzfest foi criado originalmente em 1985 pelas irmãs Sylvia (já falecida) e Monique Gardenberg, que o mantém desde então, acontecendo simultaneamente entre Rio e São Paulo.

A programação do braziljazzfest, que será aberta no dia 30 de março, na capital paulista, oferecerá aos brasileiros duas colaborações refinadíssimas.


A primeira vai reunir o fabuloso pianista Herbie Hancock e o grande saxofonista Wayne Shorter, ambos remanescentes do célebre quinteto de Miles Davis dos Anos 60 -- que tinha ainda o baixista Ron Carter e o baterista Tony Williams -- numa apresentação que, na mais tímida das hipóteses, irá celebrar mais de meio século de excelência e ousadia musical desses dois grandes mestres do jazz moderno.


Já a segunda vai reunir o quinteto instrumental Kneebody e o produtor Daedelus (Alfred Darlington) numa aventura musical mesclando jazz e música eletrônica que deve apontar novas saídas criativas possíveis para a musica instrumental que deve despontar nos próximos anos.


  Além deles, o braziljazzfest trará também este ano um grande mestre do alaúde: o tunisiano Anouar Brahem. Ele chega com seu quarteto a bordo de uma obra reflexiva, que vislumbra pontes culturais e filosóficas por meio de várias tradições musicais.


Outra atração muito esperada é o baterista e compositor Antonio Sanchez, que vai se apresenta à frente de seu notável grupo Migration.


Para completar o time, o bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda reúne após 10 anos o quinteto Brasilianos, que o projetou para o mundo inteiro 20 anos atrás, na cena musical de Brasília.


O braziljazzfest ocupará este ano a Sala São Paulo e o Auditório Ibirapuera, na capital paulista, e o Vivo Rio, no Rio de Janeiro.

Informações sobre datas, lugares, horários e ingressos no website do festival:


No comments:

Post a Comment