Friday, August 25, 2017

CAFÉ & BOM DIA #72 (por Carlos Eduardo Brizolinha)



Li quase todos os livros que Zuza escreveu, tenho em conta oito livros dos quais " A Era dos Festivais " vestiu minha alma. Possa ser que assim seja face ter vivido todo os clima de discussões, velho versus novo, Chico versus tropicalismo, Renovação radical. Zuza me ajudou entender a importância de João Gilberto, pois sem João não haveria a renovação que houve. A leitura de Zuza também me fez torcer o nariz, pois não concordo com seu voto de Gal Costa ser a mais bela voz. Algumas canções são perfeitas para Gal desfilar suas potencialidades, mas fico com Elizeth que nunca precisou atravessar notas. Seu novo livro " Samba Canção " que ainda não li, mas imagino ser par perfeito para o livro do Ruy Castro, deve acrescentar e muito, Zuza conhece MPB como ninguém. Lendo sua entrevista para " Valor " nos conforta seus tiros na mosca. Primeiramente que " Águas de Março " é a grande canção da MPB e pela ordem, a segunda afirmação sou inteiramente concordante, a baixa qualidade da MPB tocada nas rádios e tvs e que não representam a verdadeira expressão da cultura brasileira. O que vem bem e poucos tem acesso é a musica instrumental trazendo músicos com conhecimento e domínio técnico. Músicos que embora não sejam divulgados como merecem ser, tem feito o que há de melhor. No mais não há como ficar mais de dois minutos ouvindo o que divulgam nas rádios e tvs.




Faz hoje quatro anos que minha mãe argumentou para mim sobre a importância de ler Dickens e faz dois anos que postei o prazer de mais uma tardia descoberta. Oliver Twist, David Copperfield, Nicholas Nickleby, Philip Pirrip – o que estes personagens de Charles Dickens têm em comum? São jovens que passam por adversidades, sendo obrigados a, precocemente, ir ao encontro dos encargos da difícil e impiedosa vida adulta. O cenário por excelência do Realismo é a prosa, já que a poesia é dominada pelo Parnasianismo. No século XVIII, na Inglaterra, em meio a incontáveis mudanças econômicas, sociais e políticas, no auge da segunda etapa da Revolução Industrial, a narrativa inglesa solidificava as bases do romance típico do Realismo. NA OCASIÃO TIVE PONTOS MARCADOS - Narrativas marcadas pelo humor e ironia; Marcante crítica social; Presença de consciência social; Enredos intrincados; Descrições sugestivas; Caracterizações grotescas

- Oliver Twist - 1839
- Um Conto de Natal - 1843
- David Copperfield - 1850
- A Casa Soturna - 1853
- Um Conto de Duas Cidades - 1859
- Grandes Esperanças - 1861
- O Mistério de Edwin Drood - 1870




Faz 20 anos que o amigo Thomé me incentivou ler Styron, recusei a ideia. Rimos muito de como Styron foi dispensado da McGraw Hill, mas Thomé não me dobrou. Anos depois assisti o filme, considerei muito bom. William Clark Styron Jr. que nasceu em 11 de junho de 1925 em Virgínia, EUA. Ensaísta, editor e romancista dos mais expressivos da geração pós II Guerra Mundial, considerado como o sucessor de William Faulkner. Ficou conhecido, desde cedo, como a voz do Sul, através de dois livros fundamentais: "As Confissões de Nat Turner" (1967), que lhe valeu o Prêmio Pulitzer, e "A Escolha de Sofia" (1979), que foi levado às telas com Meryl Streep e Kevin Kline. Um filme, sobre a história de uma sobrevivente polaca do Holocausto, obrigada por um oficial de um campo de concentração a escolher qual dos dois filhos deveria viver. Eu não o teria feito daquela maneira, mas é um ótimo filme. Eu teria dado uma visão diferente, enfatizando mais a relação ente Sofia e Nathan, o caráter destrutivo desta relação. Mas o produtor adquiriu os direitos para fazer o filme daquela maneira e fez um bom trabalho. O filme foi meu grande estímulo. Peguei o livro da minha mãe que não é fã do autor e acha balela essa de ser um novo Faulkner Escreveu, também, um relato corajoso sobre a depressão, que ele mesmo padecia: Perto das trevas (Rocco, 2000). Nada chegará perto da depressão de Wiston Churchill batizada "Black Dog". O livro ampliou seu público com um contingente razoável de pessoas ávidas em conhecer uma doença tão desconhecida. Além de escrever, atuou como editor trabalhando na MacGraw-Hill e ajudou a fundar a famosa revista The Paris Review. Foi um autor que transferiu as obsessões com a raça, classe social e culpa pessoal para narrativas atormentadas como Lie Down in Darkness (1951); A Longa Marcha ( 1952); Set this house on fire (1960). Seu último livro foi autobiográfico: Uma Manhã em Tidewater ( Rocco, 1993). Faleceu em 1º de novembro de 2006.



Marcel Proust, o autor de “Em Busca do Tempo Perdido”, é universalmente conhecido. Mas sua faceta de duelista e poeta é menos conhecida. Em 1896, quando lançou seu primeiro livro, “Os Prazeres e os Dias” (Nova Fronteira, 260 páginas, tradução de Fernando Py), o crítico Jean Lorrain atacou, no “Le Journal”, com acidez: “Qualquer um, hoje, se considera escritor e vem incomodar a imprensa e a opinião púbica com sua pequena glória, a golpe de jantares, influências mundanas, pequenas intrigas de ventarolas. (...) Todos os esnobes querem ser autores. (...) ‘Os Prazeres e os Dias’, do sr. Marcel Proust: melancolias graves, frouxidões elegíacas, pequenos nadas de elegância e sutileza, ternuras vãs, flertes inanes em estilo precioso e pretensioso”. Possesso, Proust desafiou-o para um duelo. Lorrain aceitou e duelaram, em Paris, sob os olhares de uma plateia animada. Nenhum acertou os tiros e ficou por isto mesmo. Lorrain despontou para o anonimato — porque aquilo que apontava como “defeito” era “virtude” (como o estilo era praticamente desconhecido, soava estranho) — e Proust refinou a qualidade de sua literatura, que já aparecia em relances no livro criticado, e nos legou uma bíblia da sociedade francesa de seu tempo, “Em Busca do Tempo Perdido”.




Temos com Tolstoi o sonho de ver o homem escolher seu destino, seu modo de vida, lutando por ver seus ideais transformadores marchar para uma sociedade cada vez melhor. Certamente achava ser possível com o conhecimento alcançar com racionalidade um tempo de verdades, de amor, honestidade, justiça, segurança, relações com dignidade humana, decência, independência e liberdade. Vemos uma inversão progressiva dos valores éticos que preservem um mínimo de dignidade, há uma tolerância inexplicável. Um dos autores que li tardiamente, Charles Dickens afirmava que a revolução francesa havia sido o pior e o melhor dos tempos. Idade da razão e da loucura, das crenças e descrenças, luz e trevas. Muitos guardam o olhar de Tolstoi, outros Dickens, eu depois que descobri Cioran não creio que haja solução para a total decadência e não há como negá-la.


LÁ VAMOS NÓS AMARGANDO UMA BAITA GRIPE, MAS NADA COMO UM CAFÉ

 

Carlos Eduardo "Brizolinha" Motta
é poeta e proprietário
da banca de livros usados
mais charmosa da cidade de Santos,
situada à Rua Bahia sem número,
quase esquina com Avenida Mal. Deodoro,
bem ao lado do Empório Homeofórmula,
onde bebe diversas xícaras de café orgânico
ao longo de seu dia de trabalho.


No comments:

Post a Comment