Thursday, August 10, 2017

MELANIE GRIFFITH COMPLETA 60 ANOS DE MUITA EXULÂNDIA E NÓS AQUI COMEMORAMOS

por Chico Marques


Não conheço um único marmanjo que esteja hoje na faixa dos 50 e 60 anos que não tenha tremido na base ao ver Melanie Griffith entrar em cena em Totalmente Selvagem (1986), de Jonathan Demme, com toda aquela desenvoltura que lhe é peculiar, sequestrando o certinho Jeff Daniels, que acaba de cometer uma pequena contravenção saindo de um Diner sem pagar pelo café da manhã, e o convoca para ser seu par numa festa de reencontro de sua turma de escola que promete muitas surpresas.


Eu confesso que já conhecia Melanie de outras épocas.

Como esquecer a imagem dela nua aos 16 anos de idade em Night Moves (1974), de Arthur Penn, flertando pesado com o detetive quarentão interpretado por Gene Hackman?

Ou interpretando a candidata a miss que adora comete estrepolias sexuais em Smile (1975), de Michael Ritchie.

Ou ainda fazendo como a ninfeta perigosa de A Piscina Mortal (1975), de Stuart Rosenberg, que quase leva à loucura o impávido detetive particular Lew Archer -- criação imortal do grande escritor Ross Macdonald -- interpetado por Paul Newman?



Melanie Griffith é filha de Tippi Hedren, estrela de dois grandes filmes de Alfred Hitchcock: Os Pássaros e Marnie.

Por mais que Tippi tenha insistido para que Melanie não seguisse a carreira que trouxe tantas amarguras para ela, ela sempre foi autosuficiente e sempre fez o que quis.

Daí, seguiu de Nova York para Hollywood determinada a cavar papeis em filmes, e não sossegou enquanto não conseguiu seu intuito.


Aos 14 anos de idade, Melanie já mantinha um romance com o ator Don Johnson (Miami Vice), com quem se casou aos 18.

O casamento durou 6 meses, os dois se separaram em 1976, ela casou algumas outras vezes depois disso, até decidir voltar a viver com Johnson em 1986, quando engravidou e deu a luz à adorável Dakota Johnson (50 Tons de Cinza).


Em 1996, casou com Antonio Banderas, e os dois conseguiram ficar juntos 18 anos seguidos.

Parece que não estão mais juntos há dois anos, mas vivem tendo recaídas que são amplamente noticiadas pela Imprensa de Fofocas.


A carreira de Melanie é bem acidentada, pois apesar de linda e talentosíssima, ela ficou com má fama por beber demais e causar atrasos às produções dos filmes em que participava.

Ela só começou a ser escalada como protagonista depois de aparecer como coadjuvante em Fear City de Abel Ferrara e Dublê de Corpo de Brian de Palma, ambos de 1984, e parar de arrumar confusão nos sets de filmagem.


Sua carreira ganhou força a partir de Working Girl, deliciosa comédia sobre o mundo corporativo de Mike Nichols, que rendeu a ela o Golden Globe de Melhor Atriz Cômica em 1988.

Daí por diante, ela tentou emplacar como atriz dramática diversas vezes, em dramas como Pacific Heights (1990), Shining Through (1989), Mulholland Falls (1996) e a refilmagem de Lolita (1997).

Mas ela só conseguia vingar nas bilheterias em comédias como Born Yesterday (1993) e Milk Money (1994), onde faz a clássica loira burra que celebrizou tantas outras atrizes no passado, como Judy Holliday, Marilyn Monroe e Goldie Hawn.


Melanie andou abusando do botox e das operações plásticas depois dos 40 anos de idade, e em consequência disso aquele jeito de menina travessa que a caracterizava até então se perdeu por alguns anos.

Mas ela não se importou com isso, e seguiu fazendo papeis caricatos em filmes como Crazy In Alabama (1999), do então maridão Antonio Banderas, e Cecil B Demented (2000), do louco de pedra John Waters.

Voltou a beber pesado por uns tempos, mas agora está limpa novamente, e cavando papeis em séries de TV.


 Melanie Griffith completou 60 anos nesta quarta, 9 de Agosto, e nós aqui decidimos comemorar resgatando 5 títulos menos conhecidos, mas que merecem ser vistos, de sua filmografia.

Em comum entre eles, apenas o fato de estarem todos disponíveis para locação nas estantes da Vídeo Videolocadora.
 



UM LANCE NO ESCURO
(Night  Moves, 1973, 100 minutos, direção Arthur Penn)

Com seu casamento chegando ao fim, o detetive particular Harry Moseby (Gene Hackman) é contratado para localizar uma adolescente que fugiu para a Flórida (Melanie Griffith). Ele segue a trilha da garota e tenta trazê-la de volta, mas começa a se enroscar em uma série de histórias mal-explicadas até acabar sendo engolido por elas. Grande atuação de Gene Hackman neste film-noir perfeito (e pouco visto) dirigido por Arthur Penn em excelente forma. Sem contar que Melanie Griffith está lindíssima e estupidamente sexy aos 16 anos de idade.
 
UMA ESTRANHA ENTRE NÓS
(A Stranger Among Us, 1992, 109 minutos, direção Sidney Lumet)

Judeus ortodoxos convocam a Polícia de Nova Iorque para encontrar rapaz desaparecido, e a detetive Emily Eden é designada para resolver o caso, infiltrando-se na comunidade. Encontra o corpo do rapaz e sai em busca pelo assassino sem saber ao certo o tamanho da encrenca que vai encontrar pela frente. Melanie está lindíssima nesse drama intenso de Sidney Lumet que não foi bem recebido na ocasião do lançamento, e que, até por isso, merece uma revisão.

BUFFALO GIRLS - AS ÚLTIMAS PISTOLEIRAS DO OESTE
(Buffalo Girls, 1995, 180 minutos, direção Rod Hardy)

Minisérie para TV baseada na vida da heroína do Velho Oeste Calamity Jane (Anjelica Huston) e sua melhor amiga Dora Du Fran (Melanie Griffith), que dirige um bordel. A história começa no final de 1879 e se passa ao longo de uma década, quando elas embarcam no show itinerante do lendário Buffalo Bill (Peter Coyote) e do cowboy Teddy Blue (Gabriel Byrne) Buffalo Bill, que correm a América resgatando figuras lendárias do Velho Oeste. Uma delícia, não deixe de ver.
TEMPO - QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
(Tempo, 2003, 83 minutos, direção Eric Styles)

Sarah (Melanie Griffith) e Jack (Hugh Dancy) estão apaixonados, felizes e tranqüilos. Eles conseguem manter um invejável padrão de vida em Paris, graças aos transportes de mercadorias ilegais que realizam para criminosos e milionários excêntricos. Até o dia em que Sarah aceita fazer um "trabalho solo": contratada pelo misterioso Walter (Malcolm McDewell), ela deverá ir até Munique em busca de uma moeda raríssima. O serviço parece fácil. Porém, algo sai errado, colocando a vida de Sarah em sério risco. Paralelo a isso, Jack conhece a balconista de joalheria Jenny (Rachael Leigh Cook), uma novaiorquina entediada com a vida parisiense. A partir daí, as vidas desses quatro personagens se entrelaçam numa intrincada rede de traições, corrupção e jogos de poder. Um thriller surpreendente e pouco visto, que merece ser descoberto.
SEDUÇÃO MORTAL
(Lethal Seduction, 2004, 83 minutos, direção Robert Markowitz)

Melanie Griffith é Miranda Wills, uma advogada de sucesso que se entrega totalmente tanto ao seu trabalho quanto aos seus amantes. Com isso, ela chama a atenção de toda a sociedade ao seu redor, por causa de uma série de relacionamentos inexplicáveis em relação aos clientes e também a sua vida pessoal. É quando aparece Nick (Esai Morales), um repórter fascinado pela advogada, que pretende descobrir tudo sobre ela, e, para isso, se faz passar por imigrante clandestino. Mas ele se apaixona por Miranda, transformando-se de caçador em caça. Um filme que promete pouco, e entrega muito mais que o esperado.




No comments:

Post a Comment