Friday, August 4, 2017

CAFÉ E BOM DIA #69 (por Carlos Eduardo Brizolinha)



São minhas as palavras da narrativa de Rodrigo Larcerda e acrescento que não só livros, mas filmes tomaram conta do meu apartamento. Na mesa console, ao lado da tv, do som, no corredor etc. Na estante da sala, perdi o controle da situação. Ela podia ser pequena, mas, quando saiu, é o caos. Como acontece com Rodrigo, acontece comigo. A vaga ordem com que os livros estão amontoados desapareceu. Os assuntos estavam separados e como aconteceu com Rodrigo, se misturaram, e a memória visual de cada lombada se embaralhou. Algumas semanas atrás uma pessoa muito querida me pediu uma boa " História da Inglaterra " e entre pilhas de livros achei alguns títulos que não imaginava ter. Me chamou atenção o livro " A paixão pelos livros ", logo tive o desejo de ler e separei. É uma antologia de autores diversos cujo o tema obviamente é livro. Na página de rosto li o registro escrito a lápis "...Isabel - 5 de janeiro de 2005 ", então dias depois aparece minha amiga Isabel Nascimentol. Comento que o livro que estou lendo tem registro de propriedade de uma Isabel. Toma o livro das minhas mãos, lê, reconhece a letra e fica surpresa, pois havia emprestado para uma pessoa que nunca lhe devolveu. Quis devolver, mas ela me legou. Esse livro ganhou mais uma história que bem poderia fazer parte da antologia.



Tenho muitos livros que não li, sei porém terem algo a dizer que merecem ser lidos. Como não leio por ordem de aquisição, alguns dormem silenciosos, mas nunca esquecidos. Ismael Kadaré, autor Albanês nascido em Gjirokaster, 28 de Janeiro de 1936 me surpreendeu positivamente. O que sempre ouvi da Albânia foi rebaixamento pelo regime politico, mas nossos olhos uma vez direcionados para as singularidades culturais dão de encontro com um exotismo encantador. " Abril Despedaçado " filme de Walter Salles é baseado em Kadaré e dá bem uma ideia da força narrativa do autor, sempre guardo prudência ao comparar filme com livro. " O General do Exército Morto " livro de 2004 traz o cenário do final da Segunda Guerra quando o exército italiano sofre revés no território albanês. Um general e um padre chegam a A Albânia para resgatar soldados mortos no combate. O roteiro de acontecimentos nos faz rir, passar por atos heroicos, dramáticos e trágicos. A narrativa nos oferece uma visão clara das diferenças deste povo de tradição milenar que se contrapõe se comparada ao que entendemos por europeização, mas no sentido antropológico saímos ganhando com a leitura de Kadaré.



Os anos 60 foi poente para muitos mestres das artes, mas foi nascente de outros tantos. Década refletora, descobriu, captou, questionou, modificou e auto questionou. Nada foi proibido do lado ocidental e derrubou conceitos colocando um carro amassado como escultura, fez com que um sono de oito horas virasse filme, histórias de quadrinho pousar nas paredes de galeria de arte, assim como latas de sopa e coca cola. Gritos exasperantes ser som em disco, enfim abriu espaço para tudo. Década de descoberta e redescobertas. A musica foi definidora, pois deu voz alta para se desprender de tradições e Cage, Stockhausen com panelas, carros se chocando, Beatles com roncos de porcos. Descobriu que o meio é a mensagem. O Living Theatre com audácia sexual e somo Rauschenberg chocando uma Bienal para ser engolido e se transformar em vestido, paginação de revistas, decoração de bar. Quem imaginaria ver cinema underground de Andy Warhol com 25 horas de projeção ou Robert Beer com um minuto. O inconformismo, subversão com formas estranhas em todos os campos da arte marcou artes desfeitas e rompidas. Posso acrescentar o teatro que sai do espetáculo anestesia e faz entrar o teatro choque. Me apraz olhar a tatuagem da minha formação desenhada nos anos 60, confesso ficar assustado quando comparo com o dias da segunda década do século XXI. Pois é Mino Carta e Zuenir Vnerura, não sei dizer se o elevador sobe ou desce.



Eis uma das mais belas histórias de amor, a que a Calamitatum descreve. A Vida de um peripatético desenvolvendo a arte da dialética. Armado com este instrumento chegou em Cloister de Notre Dame . Embora tivesse experiências próprias se fixou em Notre Dame tornando se diretor. O conhecimento de dialética e teologia gerou interesse de muitos estudantes. Essa grandez intelectual culmina o que considera concupiscência da carne...conheceu Heloísa,, tinha Heloísa dezessete anos, nasce então uma paixão fulminante em que foi dominado pela luxúria. Heloísa conhece o amor, os dois, com enorme atração intelectual. Surge a mancha na reputação de ambos, gravidez de Heloísa ferindo os padrões da época. Astrolábio fruto da relação entre os dois nasce na Bretanha na residência de Denise, irmão do professor. Volta para Paris e procura o cônego Fulbert e propõe casamento secreto com Heloísa. Tem a discordância dela que profetiza com as seguintes palavras " - Seremos destruídos, nós dois. Só o que nos resta é o sofrimento, tão grande quanto tem sido o nosso amor." Houve o casamento. O professor levou Heloísa para o convento de Argenteuil para protegê la de Fulbert. Fulbert entende que que o professor queria se ver livre de Heloísa e manda seus servos castrarem o professor. Separados por anos Heloísa toma conhecimento da história Calamitatum e iniciam uma correspondência. Nada quebrou o amor de Abelardo e Heloísa. Moram juntos no cemitério Père Lachaise em Paris e sempre recebem flores.



Confesso ter perdido a noção de tempo, mas para dar uma ideia, imprecisa, uns quinze anos talvez! Pois bem, deitei meus olhos sobre o livro " A Biblioteca Desaparecida de Alexandria " o autor Luciano Canfora é um profundo conhecedor da cultura clássica. O tempo diluiu as informações na minha memória, pois sem manusear suas páginas fiquei tentando lembrar como se fora um jogo. Pensei em fazer um caminho curto e buscar nas anotações que sempre faço, registro de impressões quando da leitura, não, não e não! Me recusei fazer caminho curto. Não fora ter achado o livro " A Paixão pelos Livros " da querida Isabel, não teria esse encontro com Canfora. Nos minutos que olhei a capa que é do Museu de Istambul com detalhe da entrada do Palácio de Carnac foi o estimulo para seguir o que começa com Ptolomeu Filadelfo e acaba com Omar. Das poucas lembranças que retive foram o percurso dos pergaminhos de Aristóteles e a concorrência da Biblioteca de Pérgamo com Alexandria, mas Canfora pela qualificação de sua formação como filólogo clássico oferece muito mais. Oferece a seriedade de um pesquisador que coloca a análise de textos em contraponto com a narração histórica. Me faz buscar reter muito mais informações que retive, descontando meu processo de senilidade.

BOM DIA E CAFÉ, COM FILHA E NETA.




 

Carlos Eduardo "Brizolinha" Motta
é poeta e proprietário
da banca de livros usados
mais charmosa da cidade de Santos,
situada à Rua Bahia sem número,
quase esquina com Avenida Mal. Deodoro,
bem ao lado do Empório Homeofórmula,
onde bebe diversas xícaras de café orgânico
ao longo de seu dia de trabalho.




No comments:

Post a Comment