Monday, May 8, 2017

AS BOAZUDAS DOS ANOS DE OURO DO CINEMA BRASILEIRO #20: CLÁUDIA OHANA

por Chico Marques
com entrevistas concedidas para a Vogue Brasil
e para a Revista Quem


Apesar de pesar apenas 47 quilos e ter pouco mais de 1 metro e 55 centímetros de altura, acreditem: Claudia Ohana é um mulherão.

Ela é mãe da também atriz Dandara Guerra (34 anos), avó de Martim (8 anos) e Arto (1 ano), roqueira, independente, cheia de atitude, com um delicioso jeitão hippie de boutique que perdura desde sua juventude, e alto-astral inabalável e admirável.

Cláudia é daquelas raras mulheres que consegue ficar mais e mais bonita com o passar dos anos, pois a beleza exótica arrebatadora que exibia em sua juventude pouco a pouco foi-se transformando num produto final orgânico, bem equilibrado, majestoso, que combina influências do Oriente Médio -- ela é judia de origem -- com uma morenice tipicamente carioca.

Nascida Maria Cláudia Silva Carneiro em 6 de Fevereiro de 1963 no Rio de Janeiro, ela tomou o sobrenome do tio Rubens Ohana, baterista craque dos tempos da bossa-nova, e o adotou como nome artístico. É filha da montadora de cinema Nazareth Ohana e do pintor Arthur Carneiro, mas foi criada pela tia materna, Denise, e pela irmã mais velha, Cristina. O pai ela conheceu já adulta -- o autor de novelas João Emanuel Carneiro é seu meio-irmão --, mas sua mãe entrou em sua vida mais cedo, aos 5 anos de idade. Para ela, nada disso foi um drama, e sim um diferencial curioso. "Eu só pensava ‘caramba, tenho duas mães!’”

Vinte e cinco anos atrás, Claudia Ohana brilhava na TV como a vampira cantora Natasha na deliciosa novela "Vamp" na TV Globo.

Pois a vampira mais linda da teledramaturgia brasileira está de volta, ao lado de seu velho parceiro Ney Latorraca, agora no teatro em "Vamp, O Musical", que estreou em Março, no Rio de Janeiro.

Com 54 anos de idade, ela fala que seu trabalho é uma grande brincadeira e lida muito bem com críticas. "Tem gente que me ama e tem gente que me acha uma droga. Eu sou uma pessoa carente, que gosta de aplausos. Todo ator é. Com uma crítica boa a gente chora, com uma ruim a gente finge que não liga."



















Como você cumpre o papel de avó?

Fico mais com o Martim. O Arto só tem 1 ano, é agarrado à Dandara. Mas tem que relaxar com avó, né? Não educo. Não podem dar essa obrigação para a avó. Gostoso é: “Mãe, fica aí com o Martim?”. Fico! Vamos brincar, ver TV e nada de comida certinha. Faço cabelinho de anjo (macarrão) e ovos mexidos.

Pesa falar que já passou dos 50 anos?

Tenho orgulho da idade, acho bonito falar que tenho 54! Só tem uma maneira de não envelhecer: morrer jovem. E isso ninguém quer.

Envelhecer traz rugas. Pretende fazer plásticas?

Não sou escrava do pensamento que obriga as pessoas a não conviver com rugas. Nunca fiz plástica nem coloquei silicone. Quero fazer pequenas intervenções.Sou atriz, quero ter expressão, embora ache que sou a única no meio que, quando chora, tem rugas (risos).

Você é da geração sexo, drogas e rock’n’roll. Qual foi o seu barato?

O álcool foi minha droga. Comecei a beber com 13 anos e, aos 18, fui parando. Era tímida e isso me desinibia. Não tenho tendência a ser viciada em nada, graças a Deus. Bebia tudo. Chope, vinho, coquetéis... Em grande quantidade. Hoje, não bebo nada. Duas vezes por ano bebo um chope.

Usou drogas?

Passou na minha vida. E ainda bem que passou. Nunca foi a minha. Sou muito panicada para fumar maconha. É uma droga que te leva a viajar, e cocaína é uma droga que parece que você vai morrer, sei lá, é esquisito. Não gosto.

Em 2000, você foi detida por portar maconha. Como foi esse episódio?

Não era minha (ela estava indo viajar de carro com uma amiga)! O engraçado é que até minha filha riu e falou: “Mamãe, você é a única pessoa que vi ‘dançar’ sem fumar”. A questão da liberação da maconha é mais profunda quando você tem filhos. Uma das minhas maiores preocupações com a Dandara era ela querer experimentar. Falava aos berros com ela: “Pelo amor de Deus, não faça isso!”

Qual é seu vício hoje?

Confesso que sou viciada em roupas. Tem grifes que não deixo de comprar. Não falo quantas vezes vou ao shopping por semana, mas, quando vou, não volto sem sacolas. Tenho um quarto cheio de roupas de que não preciso, mas me dá prazer comprar. É um vício.

Caberia procurar ajuda?

Ainda não, acho que há coisas mais importantes para falar com o terapeuta, se preciso for

É verdade que você foi criada por uma tia

Fui morar com minha tia por problemas familiares. Não fui criada pela minha mãe e nunca tive contato com meu pai. Aos 5 anos, a conheci e só a partir dos 8 é que fui morar com ela. Lembro desse dia. Ela me levou um vestidinho de presente. Sempre chamei minha tia de mãe e meu tio de pai, mas, quando acabaram de me contar que ela era minha verdadeira mãe, disse: “Tenho duas mães”. Não foi um drama, um “oh, meu Deus!”. Só pensava “Caramba, tenho duas mães! Que felicidade!”

Como foi essa adaptação?

Foi difícil. Tive que mudar a vida, mas com 12 anos voltei a morar com minha tia, onde tudo estava estruturado. Minha mãe era montadora de cinema na década de 1970 e... Era uma educação diferente da que eu estava acostumada. Não tinha ninguém para ficar comigo. Mas eu a admirava... Ela era lúdica, me ensinou a tocar violão, eu vivia vestida de princesa. Só era diferente do mundo a que eu já estava acostumada

Quantas vezes se casou?

Ah, não sei! Não me faça essa pergunta. Morei junto, né? Sei lá, devo ter casado umas sete vezes. Ainda falta maturidade da minha parte, paciência, talvez. Relacionamento não tem regras, mas técnica. Gosto do meu espaço. Encontrar alguém que saiba ficar em silêncio é difícil, ator é egoísta.

Você se vê envelhecendo ao lado do Yussef?

Não sei, ele é mais novo, aí vou envelhecer e ele não. Tudo é difícil... O que tiver que ser, será.

Que balanço faz da vida?

Tirando as drogas, que não curto, tenho alma hippie. Mas sou uma hippie Armani. Uso até roupinha de chitão, mas gosto de uma boa roupa (risos). Me veem como hippie, natureba, que faz ioga, que não come carne, mas não é verdade. Como até rabada!

Até hoje se fala do seu primeiro ensaio nu, em 1985, no qual você exibiu a “não depilação” pubiana. Isso a incomoda?


O engraçado é que na época ninguém comentou. De repente, alguém reparou e virei referência da “não depilada”. Uma repórter uma vez me telefonou: “O ensaio da Nanda Costa também está dando o que falar. Você como representante...”. Não deixei nem ela acabar. “Meu amor, estou fazendo um espetáculo, uma novela e você me pergunta sobre pentelho? Beijo e tchau.” É demais! E, para ficar bem claro, eu me depilo há tempos.














Você está prestes a estrear Vamp, O Musical. Como é interpretar o mesmo personagem depois de 26 anos?

Ah, é incrível. A Natasha é e foi um personagem maravilhoso, e ela é tão eu. Acho que eu tenho muito dela e ela tem muito de mim. Eu nem precisei ver vídeos ou buscar referências, porque ela é muito presente.

Além dos ensaios para o musical, você faz a Loretta em Sol Nascente...

Eu adoro a Loretta. Ela veio como vilã, daí eu quis dar uma pegada mais de humor para não ficar pesado. Ela é fora do tom, não tem consciência das coisas, mas é muito divertida. O figurino é ótimo, uma coisa meio 'italianesca', o cabelo...ela é uma delicia.

Você está deslumbrante na novela e ostenta ótima forma aos 54 anos. Tem medo de envelhecer? Como lida com a passagem do tempo?

Eu adoro aniversários, adoro festa. Realmente eu acho que envelhecer é fantástico, pois significa viver. Acho que a gente está em um mundo onde a juventude é controlada, e parece complicado envelhecer, mas a vida é isso. Todo mundo vai morrer ou envelhecer. O problema é envelhecer por dentro (...) nem tudo é novidade quando se está mais velha, nem tudo te dá tesão, nem tudo surpreende. Antes eu me apaixonava com uma facilidade incrível, hoje não...

O que faz a respeito disso?

Eu dou valor ao meu mundo. Minha preocupação é me fechar nele. Eu tenho uma criança dentro de mim. E daí vem a minha juventude. Eu adoro brincar com meus netos, é sempre muita diversão. Tenho um trabalho que é uma grande brincadeira e que me dá bons elementos. Agora, no musical, estou ao lado de um elenco novo e muito unido. Não sou nada solitária, conheço gente todo dia, gente jovem, e isso me dá juventude. Nem preciso sair à noite.

Nem para um barzinho?

Não dá para acompanhar esse povo no bar. Tenho que me cuidar muito, tenho que ter uma vida de freira, comer, descansar, separar texto... as gravações me consomem. Mas é sempre tudo gostoso.

Você canta no musical. Sente-se confortável com isso?

Comecei minha carreira pensando que fosse ser cantora. Tive aula de dança. E quando era nova, pensei que nunca fosse usar essas habilidades. Acho que cada vez mais a carreira artística vai exigir isso das pessoas. Para o ator, quando mais coisas ele souber, melhor. Cantar e dançar deveria ser o básico. Eu dirijo caminhão, falo outras línguas, toco violão, ando a cavalo...

Nessa correria entre estúdios e ensaios do musical, como cuida da alimentação?

Eu sou marmiteira. Levo frutas com aveia e linhaça, como castanhas. No almoço como legumes, proteínas, carboidratos...tenho comido muito inhame também; Tenho que comer, sou muito magra. Mas sou viciada Häagen Dazs, e meu intestino não está perfeito, tive diverticulite recentemente.

Qual o melhor conselho de beleza que já recebeu?

Durma. E eu amo dormir, sou muito boa de cama, nunca tive problema. Digo que vou para o meu sarcófago, que é meu quarto, meu templo...Amo dormir. Eu durmo nove horas, se deixar eu durmo doze horas.

E qual o maior elogio que você já recebeu? E a crítica que mais te marcou?

Críticas quando vêm são pauladas, não é? Sobre o maior elogio...eu recebi muitos na vida. Ainda bem. Na época da Vamp, o Boni me mandou flores dando parabéns. Eu passei por uma crítica no Programa do Jô quando cantei. Saí de lá pensando que tinha arrebentado. Depois eu vi que tinha errado a letra. Eu sou muito cara de pau e inventei a letra num 'embromation'. Mexer com Nirvana é mexer num ninho de vespa. Eu não dei reverência, mas dane-se. Tem gente que me ama e tem gente que me acha uma droga. Eu sou uma pessoa carente, que gosta de aplausos. Todo ator é. Com uma crítica boa a gente chora, com uma ruim a gente finge que não liga.














Você se renderia a procedimentos estéticos?

Lipo não, eu tenho é que preencher (risos)! Já fiz botox na testa. Fica um pouco mais esticado, mas não é tanta coisa assim, aliás, estou precisando fazer de novo, mas estou sem tempo. Não sou contra nada. Cada um tem que fazer o que quiser. Eu, pessoalmente, fico entre envelhecer com dignidade e ligar um 'F' bem grande ou me manter natural. Acho que colocaria siliicone, mas não ter peito nunca me impediu de fazer nada. Não deixei de ficar com alguém que queria e nem deixei de posar nua.

Qual seu segredo para manter o corpo em dia?

Eu estava fazendo personal trainer. Quando dá tempo faço esteira, mas queria fazer musculação. A gente vai ficando mais velha e tem que cuidar de tanta coisa...Quando se é jovem, basta colocar um trapinho e vai.

Qual a maior loucura que já fez por moda?

Olha, eu sou viciada nisso. Eu amo roupa. Aos 12 anos eu trabalhava só para comprar roupa. Também costurava, comprava no brechó. Hoje eu tenho um quarto só para roupas. Eu sou apegada, eu guardo, é raro eu doar para amigos ou para minha filha. Tem coisas que eu comprei e nunca usei. Está lá pendurada até hoje. Acho que minha relação com roupa é patológica.

Você está solteira?

Sim, estou. E me divirto com isso. Eu gosto de namorar também, só não tenho tempo agora. Também não estou procurando, as coisas acontecem.

Usaria aplicativos de namoro?

Aplicativos? Não! Não é por aí que você conhece alguém interessante. Para mim tem que haver uma referência. A melhor coisa é o clima, é a sedução...Essas modernidades não servem para mim.


























TELEVISÃO
1984 Amor com Amor se Paga
1989 Tieta
1990 Rainha da Sucata
1991 Vamp
1993 Fera Ferida
1995 A Próxima Vítima
1996 Você Decide (Marcas do Passado)
1997 Zazá
1998 Você Decide (A Volta Por Cima)
1999 Você Decide (Assunto de Família)
2000 A Muralha
2000 Você Decide (Mania de Casar)
2001 Estrela-Guia
2001 As Filhas da Mãe Aurora
2003 Canavial de Paixões
2004 Da Cor do Pecado
2004 Sob Nova Direção
2006 Malhação
2008 A Favorita
2009 Episódio Especial
2011 Morde & Assopra
2011 Cordel Encantado
2012 Dança dos Famosos
2012 Malhação
2012 Guerra dos Sexos
2012 Mandrake
2013 Louco por Elas
2013 Joia Rara
2014 Psi
2016 Sol Nascente







CINEMA
1979 Amor e Traição
1981 Bonitinha mas Ordinária
1982 Beijo na Boca
1982 Menino do Rio
1983 Erêndira
1983 Aventuras de um Paraíba
1986 Ópera do Malandro
1986 Les Longs Manteaux
1987 Luzia Homem
1987 A Bela Palomera
1988 Love Dream
1989 Kuarup
1989 Desejo de Amar
1994 Erotique
2005 Dolores
2011 Desenrola
2011 A Novela das 8
2014 El Misterio de la Felicidad
2016 Zoom
2016 Mais Forte que o Mundo



PARA SAUDAR CLAUDIA OHANA,
ESCOLHEMOS 4 FILMES MUITO ESPECIAIS
EM SUA EXTENSA FILMOGRAFIA:
AMOR E TRAIÇÃO (1978 Pedro Camargo)
AS AVENTURAS DE UM PARAÍBA (1982 Marco Altberg)
LUZIA HOMEM (1987 Fábio Barreto)
e KUARUP (1989 Ruy Guerra)

ENJOY...



  





No comments:

Post a Comment