Saturday, May 6, 2017

SAMPA-RIO WEEKEND (6 e 7 de Maio)


BANQUETE
MASP Auditório - Sampa
Burlesque Paris 6 By Night
Rua Augusta, 2809
Quintas e Sextas 21hs
Sábados 21.30hs
Domingos 19hs

Números aéreos, figurinos luxuosos, ilusionismo, acrobacias circenses, dança e música ganham espaço neste espetáculo, encenado no espaço Burlesque Paris 6 By Night. A apresentação recria uma grandiosa festa, organizada por um milionário para celebrar o casamento de sua filha, e na qual as pessoas da plateia são os convidados. O ingresso para o dinner show, realizado em um ambiente de cabaré, dá direito a entrada, prato principal e sobremesa.



HOLLYWOOD
Teatro Poeira - Rio
Rua São João Batista, 104, Botafogo
Quintas, Sextas e Sábados 21hs
Domingos 20hs

Após o sucesso das premiadas temporadas das peças “Oleanna” e “Race”, “Hollywood” encerra a trilogia adaptada e dirigida por por Gustavo Paso a partir da obra do aclamado dramaturgo americano David Mamet. O enredo, conta Paso, trata de um dilema que atormenta realizadores da indústria cinematográfica: bancar um filme cult para ganhar um festival ou um produzir um blockbuster? O objetivo dos ambiciosos executivos Tony Miller (Cláudio Gabriel) e Daniel Fox (papel em que se revezam Ricardo Pereira e Gustavo Falcão) é enriquecer e viver o sonho do sucesso hollywoodiano com tudo que isso significa na vida real e no universo opressor criado por Mamet e adaptado por Paso. “Speed the plow” (título original que significa “boa sorte na colheita”) é o primeiro dos textos mais urbanos de Mamet. E, por isso, é a primeira narrativa em que ele coloca a mulher como uma personagem central na história, com o poder de desconstruir as noções de privilégio do homem. Ela coloca limites e inventa um lugar para si — afirma Paso, que em “Hollywood” conclui a série de dilemas iniciado em “Oleanna” e “Race”, em que personagens de origens distintas precisam tomar decisões enfrentando as diferenças. Na primeira versão de “Hollywood” encenada na Broadway, em 1988, era de Madonna o papel da secretária Karen. Na montagem brasileira, Luciana Fávero, que também participou da produção de “Oleanna”, vive a personagem responsável por equilibrar a relação entre os dois sócios. Todos os personagens de Mamet são amorais. A Karen se coloca de uma forma livre ao quebrar a relação dos dois sócios. Ela subverte a submissão e se torna uma mulher forte, apaixonada, e que encontra um protagonismo em um mundo de barreiras machistas dentro e fora da arte.


PAULINHO DA VIOLA & MARISA MONTE
5 a 7 de Maio – Citibank Hall – Sampa

O cantor e compositor Paulinho da Viola e a compositora e cantora Marisa Monte realizam um novo grande encontro ao vivo entre dois grandes nomes da música popular brasileira. Os artistas, que gravaram juntos a canção “Dança da Solidão”, em 1994, fazem turnê que passa por várias cidades brasileiras. Paulinho e Marisa também estiveram juntos no alto de um carro alegórico da Portela (foto), no carnaval de 2012, quando o enredo fazia homenagem a Clara Nunes.


STING
6 de Maio – Allianz Parque – Sampa

O último álbum de Sting, "57th & 9th" mostrou que nosso herói continua com plenos poderes sobre a carpintaria pop que o celebrizou desde o final dos Anos 70, à frente do Police. O que se sabe desse novo show é que trará 6 músicas do novo álbum no setlist, além de 8 clássicos do Police e mais 13 de sua carreira solo -- além de um cover de "Ashes To Ashes" de David Bowie. Com um repertório fantástico como esse, e sempre acompanhado por músicos de primeira, o resultado não tem a menor chance de ser menos que explêndido. Detalhe: quem abre o show é seu filho, também cantor e compositor, Joe Stumner. Se ainda conseguir ingressos, não perca.


BARÃO VERMELHO
6 de Maio – Circo Voador – Rio

Com 30 e poucos anos de carreira, o Barão já sobreviveu à saída de Cazuza, depois sobreviveu ao descaso da Som Livre, às mudanças na formação, às drogas e à crise que assola a Indústria Fonográfica. Como Roberto Frejat está numa ótima maré com sua carreira solo, ele liberou seus colegas de banda para seguir em frente sem ele, mas com sua bênção. E é isso que eles estão fazendo. Convocaram o talentosíssimo Rodrigo Surikato para assumir os vocais e as guitarras e vão fazer sua reentrée neste sábado no palco sagrado do Circo Voador, que costuma dar muita sorte a todos que nele pisam. Quem estiver no Rio, e não for lá conferir, provavelmente vai perder um momento histórico do rock brasileiro.


ELLEN OLÉRIA
6 de Maio – SESC Santo Amaro – Sampa

Essa candanga tem um suingue assombroso. Passeia pelo jazz e pela soul music com uma desenvoltura assombrosa, e ainda flerta com o que há de mais moderno na música brasileira atual. Até quem acha o programa de calouros The Voice Brasil altamente duvidoso (o meu caso), certamente não conseguiu ficar indiferente a tanto talento. Nesse novo show, Ellen faz mistério e não antecipa repertório, optando pelo elemento surpresa. A única certeza é que metade do show terá as canções de seu disco "Peça", de ano passado. Já a outra metade... Minha recomendação? Esteja lá para conferir.


THIAGO PETHIT
6 de Maio – SESC Pinheiros – Sampa

Thiago Pethit é uma figuraça. Desde que abraçou o rock and roll como "profissão de fé desde criancinha", deu um belo handcap em sua carreira, que andava meio combalida, e conseguiu se afirmar como um dos "stage acts" mais interessantes na cena atual. Vai deixar suas composições um pouco de lado para mostrar neste show canções clássicas de Patti Smith com direito a intermezzos estelares da atriz Leandra Leal lendo trechos do livro autobiográfico "Just Kids/Só Garotos", editado aqui no Brasil pela Companhia das Letras e fácil de achar por aí.




SILVA
6 e 7 de Maio – SESC Santana – Sampa

Em seus shows do ano passado, Silva andou apresentando seu ótimo álbum Júpiter, onde através de um discurso mais livre e exposto, o multi-instrumentista e compositor capixaba tratou de resgatar a simplicidade da canção pop, com sua aclamada assinatura musical eletrônica, para falar de amor e relacionamentos. Agora, ele traz seu mais recente trabalho, Silva Canta Marisa, no qual revisita o repertório de Marisa Monte com uma abordagem bem diferente. Pop inteligente e extremamente sofisticado para paladares musicais refinados. Sem contraindicações.


CEUMAR
6 e 7 de Maio – SESC Consolação – Sampa

Esta cantora e instrumentista magnífica vai dar um belo passeio pelo repertório de seus discos anteriores e mostrar algumas composições de sexto e mais recente álbum, Silencia, gravado em parceria com o violoncelista francês Vincent Ségal. Quem já conhece Ceumar, sabe muito bem o que esperar dela num palco. Já quem ainda não conhece, pode se preparar para uma experiência inesquecível.


CLAUDIO ZOLI
6 e 7 de Maio – SESC Bom Retiro – Sampa

Se você só conhece Claudio Zoli como autor de hits como Noite do Prazer e Uma Noite e Meia, prepare-se para uma surpresa, pois seu repertório extenso e catchy certamente vai pegar você de jeito. Sem contar que Zoli está com um disco novo muito bom chamado Amar Amanhecer, e vai apresentá-lo nesta noite. Suingue garantido ou sua noite de volta.


RYUICHI SAKAMOTO & JUN MIYAKE
7 de Maio – Auditório Ibirapuera – Sampa

Só mesmo uma cidade inusitada como São Paulo para sediar um encontro como esse. Miyake é um compositor e trompetista que só é conhecido no Brasil por conta de seu trabalho na trilha sonora do documentário "Pina", de Wim Wenders. Em sua primeira apresentação no Brasil, ele vai mostrar o projeto “The Here and After” acompanhado pelo extraordinário grupo vocal Le Mystère des Voix Bulgares, por um quarteto de cordas formado por músicos da OSESP e pelos convidados Bruno Capinan e o saxofonista francês Renaud Gabriel Pion. Já Sakamoto é muito conhecido por aqui e vai apresentar sua belíssima musica ao piano acompanhado do casal Jacques e Paula Morelenbaum em uma homenagem a Tom Jobim. Detalhe: o show será gratuito. Precisa dizer mais alguma coisa?


JESUTON
10 de Maio – Theatro NET – Rio

Descoberta nas ruas do Rio de Janeiro em 2012, esta cantora inglesa radicada no Brasil vai mostrar as canções de seu belíssimo álbum de estréia, Home. Preparem-se para uma surpresa daquelas: seu carisma e seu talento como cantora são simplesmente fora de quaisquer padrões. Posso estar enganado, mas acho que vem aí mais uma versão de "Nasace Uma Estrela". Quem viver, verá.


No comments:

Post a Comment