Friday, March 30, 2018

E A FILOSOFIA CRISTÃ? (por Alvaro Carvalho Jr)



A mesa foi posta despojadamente. Tinha apenas uma toalha branca a cobri-la. Longa, simples, sem talheres de prata, cristais checos, enfeites de mesa ou pratos refinados. Aliás, nem pratos havia. Cristo sentou-se no centro de um dos lados e seus apóstolos, Judas entre eles, o ombrearam, sempre ocupando um só lado da mesa. Maria Madalena foi a única mulher presente; sentou-se, atenta, ao lado de Cristo. Era considerada sua mulher, nunca um apóstolo. Esse jantar, que ficou conhecido como a Santa Ceia foi celebrado na Quinta-Feira Santa, dia em que Cristo se despediu de seus apóstolos e anunciou seu sacrifício. A data tem um duplo significado: a morte e a ressurreição. Na verdade, Cristo mostrou que devemos nos ajudar, servir aos outros e exercer o sacrifício, exatamente como anunciou e fez.

A cena, tão bem retratada por Leonardo Da Vinci, perdura até hoje. Não há cidadão neste País que não conheça essa história ou que não tenha visto a cena. A data vem sendo comemorada ao longo de 2018 anos, um ritual que segue os ensinamentos da quaresma e que abre a Páscoa (pesah, palavra de origem hebraica), mostrando a todos o renascimento, a renovação, o início de novos tempos.

Mas, infelizmente, tudo isso se resume a uma História religiosa. No Brasil de hoje, Sexta-Feira da Paixão, 13 milhões de brasileiros iniciam uma Páscoa com a mesa vazia. Nesta mesa brasileira, não existem os apóstolos e apenas um Judas, mas um Cristo, que significa o povo e 12 Judas ávidos por poder e dinheiro. Servir aos outros, sacrifícios? Não, nossos políticos e nossos administrados, salvo poucas exceções, preferem encher suas mesas com o que há de melhor, esquecendo-se que na Santa Ceia foram servidos apenas pão e vinho. E nem se sabe se o vinho era de boa origem, pois a vinícolas da época não eram tão sofisticadas como as de hoje.

Neste País que se diz laico, mas que um crucifixo é mantido no gabinete presidencial, todo ensinamento de Cristo vai por água abaixo. Não se trata de pessimismo ou de criticar pelo simples fato de criticar. Trata-se de constatar os fatos que nos surpreenderam com o aparecimento da Operação Lava Jato e que, por incrível que possa parecer, continuam surpreendendo; os níveis de corrupção atingiram o insuportável e aqueles que se consideravam intocáveis começam a sentir a ira dos revoltados.

Nesta semana que se encerra, o que assistimos no sisudo salão do Supremo Tribunal Federal, foi de aterrorizar; digno de um conto de Stephen King. Juízes togados batendo boa como se fossem torcedores aboletados nas arquibancadas de um estádio de futebol qualquer, vomitando suas passionalidades políticas e pessoais, criando uma cizânia na mais alta Corte do País que dificilmente será superada. Tudo isso por conta do julgamento de um Habeas Corpus do sr. Silva, chefa da quadrilha que tomou conta do dinheiro nacional e que, dependendo do resultado, poderá transformar o Brasil no mais perfeitos dos mundos. Para os bandidos...claro!

Mas, se alguém neste País imagina que o grande alvo do Supremo Tribunal Federal é o Sr. Silva, está completamente engando. Não, caros amigos, existe muita sujeira sob o tapete e basta levantar apenas uma de suas abas para descobrir que o buraco é bem mais embaixo. É de envergonhar a vergonha. Nesta nossa complicada e indigesta República, tão espoliada e desmoralizada pela classe política, os números que medem a honestidade e a decência de nossos queridos e malditos políticos é assustadora. Antes de qualquer coisa, vamos deixar claro que ao longo destes anos de Democracia com a aplicação da chamada "Constituição Cidadã", o que menos se aplicou foi a democracia. Ora, 11 iluminados escolhidos pela presidência da República (esse sistema é, no mínimo, bizarro) decidiram que podem o que bem entendem. Resolveram que os brasileiros devem-lhes a vassalagem, a admiração, o respeito e quase a adoração. Usando um poder quase infinito, decidiram que não são cidadãos comuns, mas seres especiais que podem e devem controlar essa insuportável massa ignara que ultrapassa os 200 milhões. Quem eles pensam que são para viver impunimente sem a orientação dos 11 áulicos que, para comprovar seu poder, usam até capas? Só não voam porque não conseguiram acabar com a Lei da gravidade...

Mas as surpresas não param por aí. Nem todos, dessa famigerada corte, podem ser definidos como áulicos. Um deles, por exemplo, não tem mestrado ou doutorado em Direito; conseguiu a proeza de ser reprovado por duas vezes no concurso para Juiz e, pasmem, foi considerado incompetente para assinar uma ação de despejo numa prova para testar seus conhecimentos! Querem conhecer seu destino? Será o próximo membro da corte a assumir a cadeira de presidente, na substituição da atual! Sim, caro leitor, é verdade... Se no Judiciário andamos nessa péssima situação, no Legislativo é de dar dó. Para se ter um ideia, nada menos do que 238 parlamentares estão sendo investigados e o maior covil dos bandidos é nosso Senado: nada menos do que 42 senadores estão no bico do corvo, mais de 50%, um número assustador, levando-se em conta que temos 81 privilegiados no cargo.

Ora, o STF ainda não conseguiu julgar ninguém envolvido na Lava Jato que tenha foro privilegiado, outra nojeira inventada pelos políticos usando como justificativa a defesa das "instituições", para que os políticos possam trabalhar sem serem pressionados, etc, etc, e outras baboseiras mais. Por outro lado, os tribunais considerados ordinários já enfiaram 123 bandidos atrás das gradas e conseguiram recuperar uma montanha de dinheiro desviados de fazer inveja. Portanto, por trás dessa sujeira vista na semana passada no STF, quando não julgaram um Habeas Corpus, mas fizeram três julgamentos para decidir se julgavam ou não o tal HC do sr. Silva, fica claro que essa tropa toda está interessada no assunto. No dia 4 de abril, aprovado o HC, haverá uma tempestade de nojeiras e os bandidos de colarinho branco estarão na rua. Inclusive o campeão mundial de ladroagem, Sergio Cabral. É triste.

Assim, caros amigos, o problema não é só do chefe mor da bandidagem nacional, mas o envolvimento geral, a bandalheira total a que o País está subjugado. Todos, legisladores e juristas (salvo as exceções de praxe), tem interesse. A Constituição Cidadã vale para todos os brasileiros, menos para aqueles que não conseguiram se infiltrar nessas malditas castas de bandidos e desonrados. Compreende-se assim esse jogo sujo e imundo que vem se desenrolando em todo o País. O alvo não é esse bandido chamado de sr. Silva, mas a Lava Jato e a desmoralização total da Justiça.

Não, não há democracia no Brasil. Aqui estamos caminhando a passos largos para a destruição total dos valores pelos quais se vale a pena lutar. Entramos num túnel onde a saída é o vale tudo moral, econômico e social. Até agora, ainda não se ouviu um desses togados falar a palavra "povo". Não, eles não interessados nisso. Estão preocupados apenas em salvar seus rabos das mazelas que amanhã ou depois poderiam vir à tona. O sr. Silva, chefa da maior quadrilha que tomou de assalto ao País, conhece muito bem cada um deles e sabe perfeitamente como usar essas informações. Ele deixa de ser o alvo principal por conta de acordão imenso, podre e joga na lata de lixo a seriedade, a verdade e tudo aquilo onde a Justiça poderia atuar. Vivemos sob a ditadura da indecência, da roubalheira, da corrupção e da impunidade. Não poderia existir nada mais baixo, mais triste.

Enquanto isso, os brasileiros sérios e que ainda acreditam, continuam levantando cedo para trabalhar, levar seus filhos na escola, numa rotina que mais parece enxugar gelo: nada muda, nada se altera. E continuamos a pagar impostos que deveriam ser bem administrados, mas que acabam virando propina para vagabundo gastar nos cassinos de Vegas, nas belas praias de Miami ou nos elegantes salões de Paris. Pergunto: onde está a democracia? Onde está o pensamento cristão?Jogados, junto com essa miscelânea toda de podridão, debaixo do tapete. Portanto, toda a filosofia de Cristo anda com dificuldades por estas terras tropicais. Em todo caso, boa Páscoa a todos, se possível...inté.

Álvaro Carvalho Jr. é jornalista aposentado
e trabalhou para vários jornais e revistas
ao longo de 40 anos de carreira.
Colabora com LEVA UM CASAQUINHO
sempre aos sábados,
quando esquece que está aposentado.

No comments:

Post a Comment