Friday, March 30, 2018

O FILME DA SEMANA É UM DELICIOSO THRILLER DE ESPIONAGEM COM A IGUALMENTE DELICIOSA JENNIFER LAWRENCE

por Sérgio Prior
para Sétima Arte


O filão dos filmes de espionagem não tem fim.

Mesmo com a queda do muro de Berlim, com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, com a história do mundo agonizante e em estado terminal, segundo Francis Fukuyama, as táticas operacionais da espionagem, continuam encantando as plateias de cinema do mundo.

Evidente que a figura dos espiões, por exemplo 007, ainda tem lastro, pois eles representam o superpoder antes que os heróis da Marvel invadissem as telonas nas últimas décadas.
E o sex-appeal e beleza de Dominika Egorova (Jennifer Lawrence), uma bailarina que devido a um acidente de trabalho é levada a um novo ofício como espiã do governo russo, adicionam o tempero perfeito para a trama que segue as regras da extinta Guerra Fria (EUA X URSS).

Caso Dominika se recusasse a participar do treinamento para seu novo metiê, sua mãe, portadora de uma patologia crônica perderia todas as benesses que possuía, ou seja, ficaria na desamparada financeiramente.

Não resta outra alternativa a Dominika.

Ela que tinha sonhado em se tornar uma das estrelas do bale Bolshoi, vê seus sonhos se dissiparem, daí ela não sorrir em nenhum momento.

Mesmo porque -- e este é outro diferencial do filme -- a violência à qual ela é exposta é brutal.

E tudo é mostrado sem filtros ou figuras de linguagem.
Não imagine que em algum momento alguma fagulha de romantismo possa entrar em jogo, principalmente quando o agente da CIA interpretado por Joel Edgerton, negocia com Dominika.

Um espião é treinado na arte de manipular a realidade ao seu favor.

Não há espaço para sentimentalismo.

Sejam benvindos ao mundo no qual John Le Carré e Robert Ludlum, fizeram fama como escritores: a espionagem.

E Jennifer Lawrence domina a cena e hipnotiza a plateia. Charlotte Rampling e Jeremy Irons não passam de meros coadjuvantes diante do furacão Lawrence.

OPERAÇÃO RED SPARROW
(Red Sparrow, 2018, minutos)

Direção
Francis Lawrence

Elenco
Jennifer Lawrence
Jeremy Irons
Charlotte Rampling
Joel Edgerton
Matthias Schoenaerts



Cotação
em cartaz nas redes Roxy e Cinemark


No comments:

Post a Comment