por Marcelo Pestana e Carlos Cirne
para Colunas e Notas
Começa nesta quarta, dia 12, o Valongo Festival Internacional da Imagem, repleto de atividades como workshops, paletsras, debates e exposições, no Centro de Santos. Já na manhã do dia 12, uma série de workshops abrem as atividades, que vão até o dia 16 de outubro. E, na noite de abertura, tem a Festa | Baile da Catraia, com entrada gratuita (basta se inscrever no site).
Confira abaixo.
WORKSHOPS
Eryk Rocha – Documentário de Invenção/A Câmera e o Corpo
Eryk Rocha é um premiado cineasta, filho de Glauber Rocha, um dos maiores nomes do cinema brasileiro. Neste workshop vai falar de seu processo criativo através de diversos de seus filmes e compartilhar referências audiovisuais e de literatura para ampliar o conhecimento e estimular novas possibilidades da linguagem cinematográfica. Eryk vai explicar porque acredita que mesmo com poucos recursos, mas baseado em suas memórias e suas câmeras, é possível fazer filmes documentários de qualidade.
Museu Pelé / 10h - 17h
Laia Abril – Encontro com a artista/Revisão Coletiva de Fotolivros
Além de fotógrafa premiada, Laia Abril foi editora do cultuado Afronautas, de Cristina de Middel, e de outras importantes publicações contemporâneas como The Brightest Light Runs Too Fast (Ren Hang, Editions Bessard, 2015), Maybe (Phillip Toledano, Dewi Lewis, 2015), The Heavens (Paolo Woods and Gabriele Galimberti, Dewi Lewis, 2015) e Miserachs Barcelona (RM, 2015). Laia propõe uma revisão coletiva de bonecos de fotolivros durante o Valongo Festival Internacional da Imagem. São dez vagas e para participar você precisa ter um trabalho em andamento e trazer seu boneco para discutir em grupo, com orientação de Laia.
Museu Pelé / 13h - 17h
Marcos Piffer – Ando devagar porque já tive pressa
Caminhar é movimento, tão simbólico quanto físico. A proposta de Marcos Piffer, fotógrafo e arquiteto, é promover a interação física entre as pessoas e a cidade e estimular o olhar dos participantes a partir do deslocamento. Uma saída fotográfica com início no Santuário de Santo Antônio do Valongo e finalizando no Museu do Café. Ao retornar os participantes receberão orientação na seleção e edição das imagens registradas. O que trazer: Cada aluno deverá levar seu equipamento fotográfico.
Valongo Brasil / 10h - 17h
PALESTRAS
Questão de Classe: Arte, Política e Documentação Social
Bárbara Wagner + Ana Lira + Luiza Baldan + Marion Strecker
Arena Zum - Teatro Guarany / 17h30 - 19h
A Maçã de Adão: Gênero e Transgressão no Chile dos Anos 1970
Paz Errázuriz + Rosane Pavam
Arena Zum - Teatro Guarany / 19h30 - 21h
Festa | Baile da Catraia
Abertura do Valongo Festival Internacional da Imagem
Música, intervenções urbanas e projeções de filmes e fotografias
Festa Riscado com DJ Silvio Luiz
E mais: Mostra Marginal de Cinema Santista
• Mostra das Minas
• Sanatório Geral
• Mostra Morros de Santos
Centro de Pesquisa das Narrativas Visuais do Valongo
Rua Tuiuti, 26 – Centro – Santos/SP
12 de outubro, das 21h às 24h
Inscrever-se em workneteventos.com.br/valongo/
Mais informações e programação em https://valongo.com/#o-festival
No comments:
Post a Comment