Monday, October 3, 2016

FACEBOOK (um conto mínimo de Márcio Calafiori)


                                                        
Entrar

O Facebook não é divã (procure um psicólogo); o Facebook não é religião (procure uma igreja ou um templo); o Facebook não é instituição de caridade (saia da frente do computador e ajude alguém); o Facebook não é palanque (vote em quem quiser e não enche o saco); o Facebook não é ideologia (vá ser racista, sexista e filho da puta em outro lugar). Facebook é meio, não fim.

Você e mais 43 pessoas curtiram isso /// 1 comentário /// 5 compartilhamentos

— Racista, sexista e filho da puta é você, seu caga-regra!  
                                                                     
                                                             ***
— Quem mora com você?

— A minha mãe, a minha irmã, o meu sobrinho e uma cachorrinha.

— E o seu pai?

— O meu pai morreu.

— Foi Deus? 

— O quê?

— Foi Deus que matou ele? 

— Não, Deus é bom.

— É nada! Deus é um safado.

Você e mais 34 pessoas curtiram isso /// 1 comentário /// Compartilhar

— O mundo de uma criança com deficiência é sensacional. 
                                                            
                                                            ***

Vou ter que levar embora de casa o meu amado Lúcio, o meu filhinho, o meu bebê, o meu cãozinho, que crio com todo o amor e carinho desde que o adotei. Infelizmente, ele vem apresentando comportamento agressivo com a minha mãezinha. A obrigação de defender a vida de quem me deu a vida por amor, versus dar o meu filho, é a decisão mais difícil que já tomei. Apesar de tudo, jamais deixarei de amá-lo. Espero que em seu novo lar o meu bebê tenha uma vida feliz, saudável e tranquila.

63 pessoas curtiram isso /// 2 comentários /// Compartilhar

— Por que você não leva o Lúcio a um psicólogo?

— Não adianta. Ele fica agressivo em momentos específicos e engatilhados que são complexos demais pra serem descobertos.      
                                                              
                                                           ***

A pior coisa de morar sozinho é a tristeza que insiste em vir durante as madrugadas, por não ter com quem dividir as angústias. Olhar fotos e postagens de casais apaixonados só ajuda a afundar o buraco no peito. A única solução que criei foi ouvir punk. Música de empoderamento. Saí da vibe triste, mas isso não resolve, e nem sempre se está com cabeça para o punk às 5 da manhã. Fiquei refletindo sobre o que acontece na minha vida. Fui cativada por alguém. Não um só, é a parte boa da vida, poder sentir amores diferentes. Mas a necessidade que se tem disso depois, como se precisa da água, é terrível. Falta o ar, seca a boca. Eu bem queria não querer. Não sentir, não desejar. Vou tentar o punk, mesmo sabendo que hoje não vai funcionar. Hoje, eu queria ouvir o punk com alguém.

Você e mais uma pessoa curtiram isso /// Comentário /// Compartilhar

— Desarme o coração, deixe-o ser surpreendido. A vida é repleta de surpresas.

                                                            ***

Hoje, no ponto do ônibus, uma senhora questionava os infortúnios da vida: “Não lembro de um momento em que tenha sido feliz. Sofro desde criança. Tenho filhos e netos e não tenho sossego. Por que ser honesto custa caro? Por que só pilantra se dá bem? Cansei, cansei. Acho que quando Deus manda a gente pra cá já devia dizer: ‘Olha, tu vai comer o pão que o diabo amassou, ok?’. Se eu tivesse sido avisada disso, teria dado meia-volta.” Olhei bem pra ela e fiquei imaginando a que tipo de sofrimento ela se referia. Apesar do cabelo branco e da pele enrugada, ela estava bem vestida, era forte e sadia.

Você e mais 13 pessoas curtiram isso /// 3 comentários /// Compartilhar

— Essa história não tem fim?

— Não, pois o ônibus chegou.

— “Cedo ou tarde, na vida, cada um de nós se dá conta de que a felicidade completa é irrealizável; poucos, porém, atentam para a reflexão oposta: que também é irrealizável a infelicidade completa.” 
                                                              
                                                             ***

Matei um cacto. Um cacto! Consegui matar de secura um cacto!

Você e mais pessoas 20 curtiram isso /// 6 comentários/// Compartilhar

— Poderosa!

— Que fase!

— Como foi?

— Sei lá, quando olhei ele tava morto.

— Você conseguiu matar um cacto?

— A única explicação que encontro é de que talvez ele fosse um cacto suicida.

                                                            ***        

A crueldade do destino não tem medida nem lógica. Nesse fim de semana tão triste, eu e minha família sentimos o peso do inevitável. A morte levou o meu querido tio. Tínhamos a minha idade. Fomos criados juntos. Ele estava tão radiante. Mês passado, afinal, conseguiu casar com a mulher que ele tanto amava. Um casal tardio, mas feliz. Ele morreu dormindo. Parecia uma criança... POR FAVOR, evitem aqui os comentários de cunho religioso ou místico.

69 pessoas curtiram isso /// 4 comentários/// Compartilhar

— A vida pode até fazer você chorar, mas Deus lhe quer sorrindo.  

— E o Anjo do Senhor disse: “Não temais porque vos trago novas de grande alegria.”

— Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da Vida te livrou da lei do pecado e da morte.

— RESPEITEM O MEU NOJO! 

                                                             ***  

A pessoa está no trabalho, atenta ao dever, concentrada. O telefone toca. Do outro lado da linha: “Olá, essa mensagem é muito importante para a sua saúde. Você já conhece os benefícios do Ômega 3?”. Quem nunca xingou uma mensagem de voz que atire a primeira pedra.

Você e mais 36 pessoas curtiram isso /// 1 comentário/// Compartilhar

— O que você queria? Sombra e água fresca? 

                                                           ***

Hoje pela manhã saí para ir à padaria. Estava chovendo. Mesmo assim, cheguei em casa contente, pois gosto do café da manhã em família. O meu filho olhou para o pão e disse que só comeria os frios. Neguei. Chegamos a um acordo, pelo menos meio pão teria de comer. Mas logo ele começou a desmontar o sanduíche. Pedi que parasse. Pedi uma, duas, três vezes. Ele, me olhando nos olhos, continuou a sua missão. Perdi o controle. Dei-lhe um tapa sonoro bem no meio da orelha, ele quase caiu da cadeira. Fiquei pensando depois: qual será o limite entre educar e punir? A raiva é um sentimento ruim, não educa, só pune e deixa rancor. Senti raiva do meu pai várias vezes, como o meu filho deve ter sentido raiva de mim. O meu pai me punia, mas na maioria das vezes acho que me educou. Com ele, aprendi a reconhecer os meus erros e também o significado da palavra desculpa. Assim, fui ao quarto do meu filho e pedi desculpa. Não sei se ele aceitou, não sei se a sua raiva, assim como a minha quando eu era criança, diminuiu, mas, como agora compreendo, nesse gesto eduquei, exatamente como o meu pai fazia comigo.

44 pessoas curtiram isso /// 9 comentários /// 3 compartilhamentos

— Olha, vou enviar para o teu filho uma cartilha que explica o que pode e que não pode na educação dos filhos.  

— Concordo que ser pai não é tarefa fácil, mas bater simplesmente não educa ninguém. Acho covardia o adulto usar da força contra a criança, que não pode se defender à altura.  

— Realmente não é fácil educar. E esse sentimento de culpa que vem depois é o pior. Isso me faz lembrar da minha mãe, que sempre foi rigorosa comigo. Era horrível. Eu tinha medo só de olhar pra ela.

— Que texto lindo!      

— Você já levou o teu filho ao médico pra verificar se ele não ficou surdo ou teve alguma outra sequela em razão desse “tapa sonoro bem no meio da orelha”?

— É isso mesmo, vai ver que o menino não obedece porque não escuta mais depois dessa agressão.

— Uma correção: onde escrevi “tapa”, por favor, leiam “peteleco”. Um peteleco é sinal de amor, SIM!

                                                          ***

Por que a gilete rosa é mais cara que a azul?

2 pessoas curtiram isso /// 1 comentário/// Compartilhar

— O critério de cores está realmente ultrapassado. 

— Para refletir: O peixe, por viver dentro d´água, é menos bicho que os outros animais? 

                                                          ***                       
Daí você vem andando pelo calçadão da praia. Afinal, hoje é sábado, tá um sol lindo e você precisa de um bronze pra tirar aquela marca da regata. Enquanto isso, vem ao seu encontro uma mulher. Ela simplesmente para na tua frente, impedindo o caminho. Ela diz alguma coisa e faz um gesto, apontando o dedo indicador direito. Como tô ouvindo Animals, do Maroon 5 — justamente na parte em que o Adam uiva — que uivo! — não consigo entender o que ela tá querendo dizer. Tiro os fones de ouvido e digo:

— Oi, não entendi...

— O homem manda a mulher chupar. Só que a mulher só deve chupar quando ela quiser, não é?

— Claro!

— Isso mesmo, só chupo quando eu quiser.

Você e mais 13 pessoas curtiram isso /// 3 comentários

— Mas não custa nada o homem insistir, não é mesmo?  

— E eu aqui tentando aprender a ser leve.

— A sinceridade é sempre uma linda mensagem.                  
                                                         
                                                              ***
                                                    
Gente, estou muito triste, destruída emocionalmente. Vou tentar contar bem friamente para não desabar enquanto escrevo. Minha gatinha Julie, de um ano e oito meses, virou estrelinha hoje, antes das oito da manhã, na sala de espera de um veterinário. Ela estava bem como sempre esteve. De madrugada, estava correndo com o irmão para lá e para cá. Aí a minha filha acordou às seis da manhã e percebeu que a Julie estava com a respiração difícil, e fazendo um barulhinho ao respirar, e nos chamou. Também achamos estranho, ficamos com ela um pouco, mas percebemos que não melhorava. Então a levamos ao veterinário. Ela tava quietinha em meus braços. Chegando lá, tivemos que esperar porque o doutor só chegaria às oito. Ainda em meus braços, ela piorou, começou a miar estranho e tentou fugir. Segurei-a, mas ela fez muita força e no desespero para sair correndo — devia estar sentindo muita dor — mordeu o meu braço. Meu marido tentou segurá-la e ela mordeu o dedo dele. A Julie nunca mordeu ninguém, sempre foi boazinha. Finalmente, conseguimos segurá-la no chão, onde ela ficou quieta, deu duas respiradas fundas e se foi... 

Você e mais nove pessoas curtiram isso /// Comentários /// Compartilhar
                                 
— Será que existe a possibilidade de ser urina de outro animal? Perdi uma cachorrinha em condições parecidas.

— O irmão dela deve estar perdido, coitadinho. Desde bebê com ela, eram tão agarradinhos.

— Depois da castração eles se afastaram um pouco. Eu até lamentava, pois adorava vê-los sempre grudadinhos. Não ficavam mais assim, mas sempre brincavam e corriam pela casa. Também fiquei preocupada com ele. Mas parece que ele ainda não percebeu o que está acontecendo. 

— Que judiação, eu sei o quanto você ama os gatinhos. Estou aprendendo com os meus, que agora são meus filhos, fazem parte da família. É muito triste perder um anjinho assim. Me avisa quando souber o que aconteceu. Fiquei preocupada. Força e carinho para o gatinho que vai sentir falta dela. 
    
                                                            ***

Aos amigos do Facebook que receberam uma mensagem minha dizendo: “O que os homens fazem com as garotas bêbadas.” Não mandei isso. Deve ser vírus. Até mesmo porque sei o que fazer com uma mulher bêbada.

51 pessoas curtiram isso /// Comentar /// Compartilhar

                                                             ***
                                    
Sonolento e grudadinho em mim, ele parou a mamadinha para olhar o que provocava aquele estrondo na janela. É a chuva, filho! Está muito forte e vem com trovões... brummmm... Ele me ouviu atento, e grudadinho continuou... e grudadinho dormiu...                                                             
Você e mais 41 pessoas curtiram isso /// Comentários /// Compartilhar
                                              
— Imagino tamanha curiosidade, mas o soninho era maior.                                                             

                                                                   ***

Nunca é tarde pra montar a árvore de Natal.
    
15 curtidas /// Comentários /// Compartilhar

— Desejo a todos um Natal bem gostosinho!      

— Santos está ainda mais bonita com as ruas iluminadas e enfeitadas!

— Que clima de merda hoje! Tempo nublado e calor insuportável na sauna escrota que é essa cidade.   
                                                            
                                                             ***  
Hoje fui ao shopping comprar um videogame para o meu filho. Aí olho pra vitrine e vejo um bonequinho com a etiqueta indicando a “módica” quantia de R$ 599,00. Brincando, perguntei se o bonequinho cozinhava, lavava, passava, arrumava a casa e cuidava das crianças. O nerd que atendia no balcão me olhou com uma expressão de desprezo e ódio e disse: “Prefiro ficar quieto, pois tô trabalhando e não posso falar o que penso para os clientes. Mas fique sabendo, senhor, que este não é um bonequinho. É a edição limitada de um jogo que, além do avatar, vem com um pôster e o jogo!”.
  
Você e mais 11 pessoas curtiram isso /// Comentários /// Compartilhar

— Se eu fosse o vendedor mandaria você à merda!

— Ele era um nerd educado. 

                                                             ***         
Aproveitando a época das festas de fim de ano, que tal transformar o seu cocô em algo mais cheio de brilho?  É para isso que existe a Collors Pills. A marca tem uma cartela com trinta tipos de pílulas preenchidas com diferentes cores que vão desde o preto elegante ao dourado, passando por rosa e azul. Essas pílulas são destinadas apenas para fins de decoração, ideal para quem quer presentear os amigos no Natal com algo inusitado.

28 pessoas curtiram isso /// Comentários /// Compartilhar

— Achei muito bacana isso! Sempre que vou ao banheiro, penso: “Cocô deveria ser uma coisa mais bonita.” Que cor vocês escolheriam? Só não vale o dourado, esse é meu!

— Rosa seria um cocô viado?      

— Por que essa preocupação com o rosa? Você vai chamar alguém pra olhar? 

— Quero combinar o preto elegante com o azul. Será que dá?    

                                                                   ***

Enquanto isso no Metrô, rumo ao Jabaraquara. O tiozão com pandeiro e colar de miçanga começa a mostrar os seus talentos xavecando as minas do vagão da linha azul. Como eu atraio loucos, me escondi. Mas o imã voltou a funcionar e ele me achou:
— Cheguei na moça mais bonita do vagão. 
Eu, simpática:
— .............................................................. 
Tiozão do Pandeiro: 
— Você tem namorado? Se não tem, me adiciona lá no Facebook pra gente começar a namorar.
Eu, ainda simpática:
— ............................................................... 
Tiozão do Pandeiro: 
— Imagina que lindos que serão os nossos filhos?
Socorro, vida!

Você e outras 19 pessoas curtiram isso /// Comentários /// Compartilhar

— Depois dessa cantada você adicionou ele, né?

— Fiz até combinação de signos.

                                                            ***

É simplesmente bizarro pedir um sanduíche vegetariano e a atendente perguntar se você quer bacon nele.

252 pessoas curtiram isso /// Comentários /// Compartilhar

— Era bacon de abobrinha.

— Eu me divirto bastante com asneiras desse tipo.
   
— Acho muito engraçado quando pergunto, por exemplo, se tem sanduíche sem carne e me respondem: “Olha, tem esse aqui com presunto.” Para muitos, carne só se refere à do boi. Frango, linguiça, mortadela, peixe, peru etc. não é carne.

— Para quem não consome alimentos com ingredientes de origem animal, mas gosta do sabor do bacon já existe isso na versão vegetariana vegana.

— Coxinha vegana é tudo de bom!

— Aqui vai uma receita de sanduíche vegano com bife de soja, berinjela e pimentões assados. Esta receita é daquelas do tipo “junta tudo que tem” e faz. Na verdade, nem é uma receita. Eu diria que é uma ideia do que fazer com as suas sobras: dois pimentões amarelos, um pimentão vermelho, uma berinjela cortada em rodelas, azeite, sal, pimenta do reino, bife vegetal preparado a seu gosto, mussarela vegana, pão sem glúten, se preferir. Forno.

— Tirando os pimentões parece muito bom esse sanduíche.      
— Hoje em dia existe tanta diversificação de produtos que tem gente que fica confusa mesmo. Antigamente, quando íamos ao supermercado, só existia pão de forma Pullman ou o Seven Boys. Agora, a gente olha pra prateleira do pão e nem sabe o que levar.

— Nossa, Seven Boys?

— Eu falei Seven Boys, mas existia um outro pão de forma que concorria com o Pullman. Não consigo lembrar a marca. O Pullman grudava no céu da boca. O Seven Boys também.

— Como todos os pães de forma.

— Todos, não. O Wickbold não gruda.

— Wickbold é luxo.

— Pago pra não me engasgar!

— Que o nosso dia possa ser lindo como a natureza.

— Bom-dia, amigos, venho pedir uma importante ajuda de vocês. Preciso encontrar um lar para três gatinhos. Se tiver interesse, é só entrar em contato comigo.

— Bizarro é... República Popular Democrática da Coreia. 

                                                          ***

Na escada rolante da estação Consolação, lotada, eu mexia no celular quando senti uma mão leve encostando em mim. Ela começou a me alisar devagar, nas costas, e foi descendo. Fiquei puta. Virei pra trás pronta pra fazer um escândalo. Se o abusador retrucasse ia rolar a escada de volta para a plataforma. Olhei pra trás rápido, antes que ele tivesse tempo de disfarçar, e atrás de mim estava o culpado: um bebê que, quando me encarou, soltou uma risada meio banguela maravilhosa e se esticou de novo pra encostar em mim. Fiquei apaixonada.

Você e mais 90 pessoas curtiram isso /// Comentários /// Compartilhar

— Ainda bem que não foi comigo! Porque eu já ia virar o murro e a pobre criança morria. hahahahhaha

— Levei uma cantada faz um tempo e confesso que caí. Ele me convidou pra ir à casa dele, disse que tinha coxinha e batata. Ele só tinha 4 anos, mas já manjava da arte da sedução. rsrsrsrsrs

— Que coisa mais meiga ser acariciada por um bebê. 
                                                       
                                                         ***

Vocês aí que estão celebrando o último dia de trabalho do ano. Estamos de olho.
  
3 pessoas curtiram isso /// Comentar /// Compartilhar

                                                         ***

Não sei o que é pior no Ano-Novo: a uva-passa no arroz ou a maçã na maionese.

17 pessoas curtiram isso /// Comentar /// Compartilhar          
                                                                                                                 ***

Gente, por favor, vamos parar de postar fotos da família em volta da mesa e colocar mais fotos de comida. Queremos saber o que vocês estão fazendo e comendo de gostoso, e não as poses falsas de parentes que só vemos uma vez por ano.

9 pessoas curtiram isso /// Comentar /// Compartilhar
                                                            

Sair


Márcio Calafiori é jornalista. 
Nasceu em 1957 e se formou 
pela Facos em 1986. 
Exerceu quase todos os cargos 
em redações de jornais em Santos, 
Santo André, Campinas e São Paulo. 
Foi redator, repórter, revisor, editor, 
secretário de redação, 
chefe de reportagem e ombudsman. 
Aposentou-se em 2012 
como professor da Unisanta, 
depois de 29 anos 
de dedicação exclusiva 
ao Jornalismo Impresso.
Colabora regularmente com
LEVA UM CASAQUINHO.


No comments:

Post a Comment