Monday, May 14, 2018

OS QUATRO ELEMENTOS - A TERRA (por Vinícius de Moraes)



Um dia, estando nós em verdes prados
Eu e a Amada, a vagar, gozando a brisa
Ei-la que me detém nos meus agrados
E abaixa-se, e olha a terra, e a analisa

Com face cauta e olhos dissimulados
E, mais, me esquece; e, mais, se interioriza

Como se os beijos meus fossem mal dados

E a minha mão não fosse mais precisa.

Irritado, me afasto; mas a Amada
A minha zanga, meiga, me entretém
Com essa astúcia que o sexo lhe deu.

Mas eu que não sou bobo, digo nada…
Ah, e assim… (só penso) Muito bem:


Antes que a terra a coma, como eu.




Vinícius de Moraes nasceu

 em 19 de Outubro de 1913
 na cidade do Rio de Janeiro.
 Sua obra é vasta,
 passando pela literatura,
 teatro, cinema e música.
 Ainda assim, sempre considerou
 que a poesia foi sua primeira
 e maior vocação, e que
 toda sua atividade artística
 deriva do fato de ser poeta.
Gostava demais das mulheres.
Casou-se nove vezes
 em seus 67 anos de vida.

No comments:

Post a Comment