Wednesday, May 2, 2018

PARADISO TOP 5: OS NOVOS RUMOS DO SCI-FI

por Chico Marques


Segundo a Wikipedia, “Ficção científica é um gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no século XIX. Conhecida também como a "literatura das ideias", evita utilizar-se do sobrenatural, tema mais recorrente na Fantasia, baseando-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais. A ação pode girar em torno de um grande leque de possibilidades como: viagem espacial, viagem no tempo, viagem mais rápida que a luz, universos paralelos, mudanças climáticas, totalitarismo e/ou vida extraterrestre.”

São filões que já foram explorado indefinidamente pelo cinema, mas simplesmente não se esgotam. Prova disso é o sucesso inabalável de sagas como Star Wars e Star Trek, que permanecem em voga e com imenso sucesso há muitos e muitos anos.

Os cinco filmes que escolhemos para o Paradiso Top 5 são recentes, e bem diferentes um do outro. O primeiro é, possivelmente, o filme mais denso do gênero em todos os tempos. O segundo é um exercício de futurologia no passado, tanto do gênero quanto do cinema. O terceiro é um road movie sci-fi. O quarto, um drama de suspense passado na Lua. E o quinto, um belo filme de aventuras passado no Planeta Marte.

Em comum entre os três, apenas o fato de serem excelentes exemplos de filmes de ficção-científica. E, claro, de estarem disponíveis para locação nas estantes da Paradiso Videolocadora (Rua Nabuco de Araújo 60, Telefone: 13 32358135, Santos SP).


INTERESTELAR
(Interstellar, 2014, 169 minutos, dir: Christopher Nolan)

As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar. Filme exuberante, que conta com performances magníficas de Jessica Chastain e de Anne Hathaway.

SKY CAPTAIN E O MUNDO DO AMANHÃ
(Sky Captain & The World Of Tomorrow, 2004, 106 minutos, dir: Kerry Conran)

O Capitão Sky (Jude Law) utiliza sua força aérea particular para lutar contra robôs gigantes que atacaram a cidade de Nova York. Enquanto isso, sua namorada, a repórter Polly Perkins (Gwyneth Paltrow), investiga o recente desaparecimento de importantes cientistas. Polly e Capitão Sky suspeitam que os dois acontecimentos estão ligados e decidem trabalhar juntos. Eles voam para o Himalaia em busca do misterioso Dr. Totenkopf (Laurence Olivier), que está por trás dos robôs. Delicioso exercício de Futurologia no passado que retoma as origens do sci-fi no cinema de forma brilhante, fazendo uso de efeitos especiais que o tempo esqueceu. Não deixe de ver.

SOB A PELE
(Under The Skin, 2013, 108 minutos, dir:Jonathan Glazer)

Uma alienígena extremamente envolvente (Scarlett Johansson) seduz homens solitários por vários cantos da Escócia e os desintegra dentro de seu universo sobrio. Enigmático ao extremo e sempre fazendo uso de poucas palavras, o filme revela Glazer como um realizador maduro e inventivo, e Scarlett como uma atriz sempre pronta a encarar papéis corajosos como este. Baseado em romance de Michael Faber. Rodado em locações pelas montanhas e pelo litoral da Escócia.

LUNAR
(Moon, 2009, 97 minutos, dir: Duncan Jones)

Sam Bell (Sam Rockwell) é um astronauta que cumpre uma missão de três anos na Lua, para extrair do solo e enviar regularmente à Terra uma substância que ajuda a renovar a energia do planeta. Sam tem apenas a companhia do computador GERTY (voz de Kevin Spacey) e, repentinamente, começa a delirar, sofre um acidente e descobre um clone seu dentro da Estação Lunar. Qualquer semelhança com "2001" não é mera coincidência. Belíssima estréia de Duncan Jones, talentoso filho mais velho de David Bowie, como diretor e roteirista original.

MISSÃO: MARTE
(Mission To Mars, 2000, 114 minutos, dir: Brian De Palma)



Quando a primeira missão tripulada a Marte sofre um catastrófico e misterioso desastre, uma missão de salvamento é enviada para investigar a tragédia e trazer de volta possíveis sobreviventes -- e o que eles descobrem é absolutamente surpreendente. Excelentes performances de Gary Sinise, Tim Robbins, Connie Nielsen, Kim Delaney e Dan Cheadle. Notável incursão de Brian DePalma no gênero, com resultados muito acima do habitual.





No comments:

Post a Comment