Friday, September 11, 2015

A FAMÍLIA GRISWOLD DE VOLTA ÀS ESTRADAS AMERICANAS EM NOVAS FÉRIAS FRUSTRADAS

por Chico Marques
 para Black & White In Colour


Não dá para negar: "Férias Frustradas" é um clássico da comédia americana dos Anos 80. 

Produzido pela revista National Lampoon, que fazia muito sucesso na época, o filme se aproveitou parcialmente da idéia daquela comédia clássica do trailer de Vincent Minnelli (com Lucille Ball e Desi Arnaz no elenco), misturou com "Easy Rider" e acrescentou um toque do "Papa Léguas", o desenho da Looney Tunes, e o resultado foi sensacional.

Os Griswolds são uma família americana abestalhada comandada por Chevy Chase e Beverly D'Angelo, que, em seu primeiro filme, sai em férias pelas estradas americanas e pega a rota Chicago-Los Angeles para visitar o WalleyWorld, um Parque Temático que está caindo pelas tabelas.

"National lampoon's Vacation" vem arrancando gargalhadas de pelo menos 3 gerações e já rendeu outros dois filmes com o mesmo elenco, que foram sucessos estrondosos de bilheteria e continuam circulando pelos canais de "filmes clássicos" na TV por assinatura.


Pois bem: 30 anos se passaram desde então, e a velha história se repete. 

Ed Helms interpreta Rusty Griswold, o garoto dos filmes originais da série "Férias Frustradas". Ele cresceu, agora tem uma família, e vai repetir a mesma saga de seu bravo pai caindo nas estradas da América com sua mulher (Christina Applegate) e seus filhos (Skyler Grisondo e Steele Stebbins) rumo à lendária WalleyWorld, uma espécie de Cidade da Criança deles lá. 

Juntos, vão enfrentar uma sequência interminável e muito engraçada de roubadas, que eu não vou contar para não bancar o desmancha-prazeres.


Óbvio que a refilmagem não é tão boa quanto o original. 

Harold Ramis, o diretor do filme original, morreu ano passado. O roteiro não conta dessa vez com o toque de gênio do craque John Hughes. Mas o time que assumiu a série sabia bem onde estava se metendo. E fez bem o que tinha que ser feito.

O filme funciona bem, graças em parte ao talento cômico impecável de Ed Helms e Christina Applegate, que seguram a onda de seus personagens tão bem quanto Chevy Chase e Beverly D'Angelo. 

Aliás, o filme conta com participações especiais dos dois, e também de Chris Hemsworth como o cunhado de Rusty.


No final das contas, quando todos -- produtores, público, crítica -- se contentariam com um pouco mais do mesmo de antes, "Férias Frustradas" acaba nos brindando com uma abordagem nova a uma velha história, trazendo um fôlego renovado que deve levar a novos episódios nos próximos anos, caso o filme emplaque nas bilheterias.

E deve emplacar sim. 

Aliás, merece emplacar. 

Até porque o que o mundo mais precisa agora é justamente do exemplo aventuresco e desbravador dos Griswolds, esses novos bravos pioneiros americanos.

FÉRIAS FRUSTRADAS
VACATION
(2015, 99 minutos)

Direção
John Francis Daley
Jonathan M Goldstein

Elenco
Ed Helms
Christina Applegate
Skyler Grisondo
Steele Stebbins
Leslie Mann
Chris Hemsworth
Chevy Chase
Beverly D'Angelo

em cartaz em Santos
nas Redes Roxy e Cinemark



No comments:

Post a Comment