Friday, September 4, 2015

QUASE SAMBA: UMA INUSITADA FÁBULA FAMILIAR 100% BRASILEIRA (em cartaz no MISS)

por Roberto Cunha
para Papo de Cinema


Enquanto segue a briga contra os arrasa-quarteirões gringos no circuito brasileiro, produções nacionais de variados tamanhos vão cavando seu espaço, como acontece agora com "Quase Samba". 

Premiado no Festival do Rio 2013, só agora ele chega num cinema perto de você, ou quase isso.

Na história, uma mãe (a cantora Mariene de Castro) solteira nos últimos meses de gravidez do segundo filho decide enfrentar aquele que seria o pai das crianças, um policial (o cantor Otto) corrupto e violento. 

Para isso, ela contará com a ajuda de um crossdresser (Cadú Fávero), seu fiel escudeiro e, indiretamente, com um antigo caso de amor, mais carinhoso, mas igualmente envolvido em práticas ilegais, vivido por João Baldasserini, que ganhou mais destaque com o seriado "Felizes Para Sempre?" (2015).


Bem sucedido e premiado como curta-metragista, o cineasta mineiro Ricardo Targino marca sua estreia em longas com essa trama sobre laços familiares, usando como pano de fundo a violência urbana e suas consequências nas relações humanas.

Misturando realidade e ficção através do off de um locutor de rádio (Arnaldo Antunes), o roteiro não é convencional e dificulta as conexões entre (e com) os personagens envolvidos. 

Mesmo auxiliado por boas canções (na voz dela) que ajudam a contar o drama, como "Amuleto da Sorte" que ornamenta uma bonita sequência, fica bem evidente a sensação de que falta alguma coisa para você "comprar" o que está vendo.


Parcialmente estrelado por cantores não atores, as interpretações não comprometem, apesar de alguns diálogos soarem estranhos e/ou soltos, mas é a edição que desafina e chega a neutralizar bonitas passagens, com uma pegada até mais lúdica, tentando trabalhar alguns simbolismos ali inseridos.

Com cenas de violência e sexo moderadas, "Quase Samba" fala de um amor bandido dentro de uma espécie de "quadrado amoroso". 

Ele pode não seduzir de primeira o espectador comum, mas deve pegar no tranco aqueles cinéfilos de coração aberto interessados em experimentar novas linguagens. 

É ver para crer.


QUASE SAMBA
(2012 - 82 minutos)

Direção e Roteiro
Roberto Targino

Elenco
Marlene de Castro
Otto
João Baldasserini
Cadú Fávero


em cartaz no MISS 
Museu da Imagem e do Som de Santos
Pinheiro Machado 48
Sessões às 16.00hs, 18.30hs e 21.00hs



No comments:

Post a Comment