Friday, September 11, 2015

BRIAN DE PALMA CHEGA AOS 75 ANOS E NÓS RESGATAMOS SEUS 8 FILMES MAIS DESCOLADOS


por Chico Marques


Brian De Palma é uma das maiores expressões do cinema mundial dos últimos 50 anos.

Mestre absoluto na carpintaria cinematográfica, ele sempre soube fazer de seus projetos pessoais filmes perfeitamente absorvíveis pela Indústria de Hollywood.

A influência de Alfred Hitchcock em seu trabalho sempre foi muito marcante, e ele jamais escondeu que seu propósito principal era promover uma espécie de atualização estética do universo hitchcockiano em filmes como "Dressed To Kill" e "Body Double", mas principalmente em "Sisters", "Obsession" e "Blow Out".

Ao menos na primeira fase de sua carreira, sua motivação principal era basicamente essa


Já na segunda fase de sua carreira, Brian De Palma optou por expandir seus horizontes e não ficar mais tão prisioneiro de Hitchcock em termos estilísticos.

Daí, ao invés de tentar vender projetos pessoais para os estúdios, começou a aceitar projetos que os estúdios lhe propunham. Com isso, pouco a pouco, foi redirecionando seu cinema para outras rotas artísticas, às vezes bem inusitadas.

Se não fosse por essa atitude providencial tomada em meados dos Anos 80, talvez Brian De Palma estivesse preso até hoje ao sucesso de filmes como "Carrie" e "The Fury", que ajudaram a renovar o cinema de horror. Seria lamentável vê-lo prisioneiro do gênero limitadíssimo, como aconteceu com seus amigos e companheiros de geração John Carpenter e Wes Craven.

Dá para imaginar hoje a carreira de Brian De Palma sem ítens inestimáveis como "Scarface", "Os Intocáveis", "Carlito's Way", "Missão Impossível" e "Missão Marte"? Sem dúvida, não.

 Aos 75 anos de idade, Brian De Palma segue ativo e em excelente forma, enveredando por projetos sempre meio pessoais, meio de encomenda 

No momento, trabalha numa produção ao lado de Al Pacino para a HBO Films. 

Para 2017, se der tudo certo, pretende engatar um projeto que está há muito tempo na gaveta: uma cinebiografia do grande escritor americano Henry Miller -- provavelmente também para a HBO Films. 

 Decidimos homenagear De Palma em seu aniversário escolhendo e comentando oito grandes ítens de sua filmografia que nunca estiveram entre seus trabalhos mais festejados. 

Em comum entre eles, apenas o fato de estarem disponíveis nas estantes da Vídeo Paradiso.



IRMÃS DIABÓLICAS
(Sisters, 1972)
Depois de sair de uma noite conturbada, uma modelo franco-canadense, Danielle Breton (Margot Kidder), dorme com o seu amante, Phillip Woode (Lisle Wilson). Então, no dia seguinte, Phillip é assassinado pela irmã extremamente ciumenta de Danielle, Dominique, que também é interpretada por Margot Kidder, e a jornalista Grace Collier (Jennifer Salt) vê tudo pela janela de seu apartamento. Decide chamar a polícia, mas Danielle enconde o corpo, junto com o seu ex-marido, Emil Breton (William Finley), e quando os políciais vão até a casa de Danielle e não encontram nada, Grace passa a investigar o caso sozinha para provar que viu realmente o que viu, não foi fruto de sua imaginação, mas não sem antes se deparar com algo obscuro no passado de Danielle. A primeira investida de Brian De Palma em território hitchcockiano, e um triunfo artístico espetacular.
(Disponível em DVD, 92 minutos)
O FANTASMA DO PARAÍSO
(Phantom Of The Paradise, 1974)
Swan (Paul Williams) é um famoso produtor satânico de discos que está criando o PARAÍSO, uma casa de espetáculos que será o novo templo do rock. Como precisa de uma música para inaugurar a casa, decide roubar a do cantor e compositor Winslow Leach (William Finley), que retrata a trajetória de Fausto, de Goethe. Uma fábula sobre a Indústria Fonográfica que acabou resultando num dos musicais mais criativos dos Anos 70. Destaque todo especial para a talentosíssima atriz e cantora Jessica Harper, qure tinha uma carreira brilhante pela frente, mas sumiu do mapa da virada dos Anos 80 para cá. Filmaço.
(Disponível em DVD, 92 minutos)
TRÁGICA OBSESSÃO
(Obsession, 1976)
Um empresário de Nova Orleans (Cliff Robertson) é assombrado pela culpa após a morte de sua mulher (Genevieve Bujold) e sua filha durante um sequestro que acabou em tragédia. Anos depois, ele conhece uma jovem que é espantosamente igual a sua ex-mulher. Tanto De Palma quanto o roteirista Paul Schrader apontam para "Vertigo" de Alfred Hitchcock como a grande inspiração para "Terrível Obsessão". Diz a lenda que Schrader re-escreveu tantas vezes o roteiro que acabou perdendo o interesse na produção do filme. Quando foi finalmente lançado no verão de 1976, "Terrível Obsessão" se tornou o primeiro sucesso de bilheteria substancial de De Palma, com uma recepção calorosa dos críticos. Um belo filme.
(Disponível em DVD, 98 minutos)
UM GRITO NO ESCURO
(Blow Out, 1981)
O filme conta a história de um operador de som de cinema, Jack Terry (John Travolta) que, sem querer, grava o som de do que parece ser um acidente de automóvel, mas, analisando sua própria gravação, termina desvendando um assassinato. O título é uma referência ao filme "Blow-Up", dirigido por Michelangelo Antonioni em 1966, em que uma trama semelhante se passava com um fotógrafo. A diferença é que aqui o enfoque de De Palma é iminentemente hitcockiano. Um filme espetacular.
(Disponível em DVD, minutos)
O PAGAMENTO FINAL
(Carlito's Way, 1993)
Carlito (Al Pacino) é libertado da prisão graças a seu amigo advogado David (Sean Penn). Assim que é solto ele promete ao juiz e a todos que quer abandonar o tráfico de heroína, Quer guardar dinheiro para poder viver nas Bahamas, onde pretende realizar seu grande sonho de ter um negócio próprio e honesto. Porém, ele logo se vê envolvido com antigos e perigosos amigos, que não cansam de tentar trazê-lo de volta aos velhos hábitos. Mas graças ao amor de sua antiga namorada (Penelope Ann Miller) e ao seu glorioso sonho ele fará de tudo para conseguir seu objetivo, custe o que custar. Talvez o melhor e mais original trabalho de De Palma. Um filme estupendo.
(Disponível em DVD, minutos)
MISSÃO MARTE
(Mission To Mars, 2000)
No ano de 2020 finalmente uma missão tripulada chega a Marte. O comandante Luke Graham (Don Cheadle) consegue um pouso perfeito, mas fenômenos misteriosos acabam causando um acidente que mata toda a tripulação. Nos últimos instantes antes do fim, o comandante consegue enviar uma enigmática mensagem a Terra. Uma missão de resgate é lançada pela Nasa, com o objetivo de descobrir o que aconteceu e, trazer de volta sobreviventes que possam existir. Após perigosas dificuldades, uma nova equipe comandada por Tim Robbins e Gary Sinise pousa no planeta e descobre a incrível verdade sobre o desaparecimento dos astronautas anteriores. Estréia surpreendente de De Palma num gênero que ninguém jamais o imaginou dirigindo. Um filme surpreendente. 
(Disponível em DVD, minutos)
FEMME FATALE
(Femme Fatale, 2002)
Após enganar seus parceiros, uma mulher lindíssima (Rebecca Romjin) foge com uma coleção de diamantes. Sete anos depois ela muda de nome, se casa com o embaixador dos Estados Unidos e passa a morar na França. Mas os fantasmas de seu passado voltam a atormentá-la quando um fotógrafo (Antonio Banderas) tira uma foto sua. O filme mais ambicioso de Brian De Palma, e o mais sensorial também. Tem quem ache uma grande bobagem, e tem quem ache absolutamente engenhoso e cinematograficamente arrojado. Eu, pessoalmente, acho o melhor filme de Brian De Palma.
(Disponível em DVD, minutos)
A DÁLIA NEGRA
(The Black Dhalia, 2006)
O filme é uma adaptação do romance do escritor James Ellroy lançado em 1987. Elizabeth Short (Mia Kirshner) era uma jovem bonita, que estava determinada em ser famosa, e era conhecida como a "Dália Negra". Após seu corpo ser encontrado, torturado e retalhado, em um terreno baldio de Los Angeles, tem início uma busca desenfreada pelo assassino. Os detetives e ex-boxeadores Lee Blanchard (Aaron Eckhart) e Bucky Bleichert (Josh Hartnett) são encarregados da investigação do caso, mas a obsessão que os dois desenvolvem por ela acaba por arruinar suas vidas. Uma grande produção com Brian De Palma esbanjando seus poderes. Um filme magnífico. 
(Disponível em DVD, minutos)






No comments:

Post a Comment