Friday, September 18, 2015

BILL MURRAY COMPLETA 65 ANOS DE IDADE E NÓS COMEMORAMOS COM 10 GRANDES FILMES

por Chico Marques


Aos 65 anos, que ele completa no próximophico Marques dia 21, Bill Murray segue em frente como um dos comediantes mais queridos e mais idiossincráticos da América. 

Quem diria que aquele sujeito meio palerma e meio abestalhado que surgiu no elenco do programa de TV SATURDAY NIGHT LIVE iria conseguir chegar tão longe?

Pois chegou. 

E não sossegou jamais. 

Nos Anos 1980, no auge de sua popularidade, logo após emplacar sucessos estrondosos de bilheteria como "Stripes" e "Ghostbusters", Bill decidiu produzir e encabeçar o elenco de uma refilmagem do drama "O Fio da Navalha", romance clássico de Somerset Maugham, originalmente filmado com Tyrone Power na década de 1940. 

Foi um fiasco retumbante de bilheteria, mas serviu para mostrar a Hollywood que Bill queria ser muito, muito mais do que simplesmente aquele palhaço cínico que todos adoravam.

Desde então, Bill vem protagonizando filmes dos mais diversos gêneros e transgêneros, em papéis dramáticos, cômicos, ou ambos ao mesmo tempo, revelando-se um ator sensacional e um verdadeiro "original americano".



Os dez filmes de Bill Murray que escolhemos para este fim de semana promovem uma amostragem bem interessante de sua carreira. Infelizmente, não pudemos incluir nesta lista projetos pessoais como "Where The Buffalo Roam" (em que ele interpreta o selvagem jornalista Hunter S. Thompson), "O Fio da Navalha" (produzido por ele) e "Não tenho Troco" (co-dirigido por ele, com Howard Franklin), pois nenhum deles está disponível em DVD no mercado brasileiro de home video. 

Como de hábito, todos os filmes abaixo estão disponíveis nas estantes da Paradiso Videolocadora.

UM SANTO VIZINHO
(ST. VINCENT, 2014, um filme de Theodore Melfi)
Maggie (Melissa McCarthy) acaba de se divorciar, e não está nada fácil segurar a tristeza do filho de 12 anos. Um vizinho excêntrico, St. Vincent De Van Nuys (Bill Murray), se aproxima deles e se oferece para cuidar do menino. Maggie aceita, pois é enfermeira e faz plantões de madrugada. Uma grande amizade nasce entre os dois. Só que Vincent é beberrão, adora apostar em cavalos e recebe a visita constante de uma prostituta grávida (Naomi Watts) que só tem ele com cliente. Uma performance deliciosa de Murray, num filme feito sob medida para ele brilhar intensamente. Não deixe de ver. 
Em DVD. 103 minutos
UM FINAL DE SEMANA NO HYDE PARK
(HYDE PARK ON HUDSON, 2013, um filme de
Roger Michell)
A história do relacionamento amoroso entre o presidente Franklin Delano Roosevelt (Bill Murray) e sua prima distante Margaret Stuckley (Laura Linney), que acontece em um final de semana de 1939, quando o Rei e a Rainha da Grã-Bretanha visitam os EUA pela primeira vez na história, em missão oficial para pedir apoio contra as forças nazistas na Segunda Guerra Mundial. Murray está magnífico como o Presidente apaixonado. 
Em DVD. 94 minutos
FLORES PARTIDAS
(BROKEN FLOWERS, 2005, um filme de Jim Jarmush)
Don Johnston (Bill Murray) acaba de levar o fora de sua namorada Sherry (Julie Delpy), e resolve ficar sozinho e resolver seus problemas. Quando ele começa a repensar seu passado amoroso, recebe uma carta misteriosa de uma antiga amante, não-identificada, dizendo que ele tem um filho de 19 anos. A carta ainda avisa: possivelmente o menino está à procura do pai. Com a ajuda de seu amigo e vizinho Winston (Jeffrey Wright), Don resolve investigar o paradeiro do rapaz (e do remetente da carta), partindo em uma viagem pelos EUA visitando antigas ex-namoradas. Um mergulho na alma de um ser confuso. Talvez o melhor filme de Jim Jarmush. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2005. 
Em DVD. 106 minutos
ENCONTROS E DESENCONTROS
(LOST IN TRANSLATION, 2003, um filme de Sofia Coppola)
Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram por acaso no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos e saem pela cidade juntos. Murray e Johansson formam um dos pares românticos mais encantadores e mais improváveis da História do Cinema. Um grande triunfo artístico de todas as partes envolvidas. 
Em DVD. 102 minutos
TRÊS É DEMAIS
(RUSHMORE, 1999, um filme de Wes Anderson)
Um adolescente surdo e rebelde (Jason Schwartzman) que estuda na Rushmore Acadeny, um colégio de elite, é editor do jornal da escola, capitão do time de futebol e um dos piores estudantes do colégio. A ameaça de expulsão é uma constante em sua vida. Seu mundo é virado do avesso quando ele se apaixona pela elegante professora do primeiro ano primário, Miss Cross (Olívia Williams) e planeja construir um Aquário em homenagem a sua nova musa. Então, ele percebe que tem um grande rival na competição pelo amor de Miss Cross: um magnata do aço, Mr. Blume (Bill Murray), que é pai de dois de seus colegas. O filme que revelou o talento de Wes Anderson para a crítica e para o público em Sundance. Quem deu o aval foi justamente Bill Murray, que topou trabalhar no projeto como sócio nos lucros, e que deita e rola com o personagem. 
Em DVD. 95 minutos
O HOMEM QUE SABIA DE MENOS
(THE MAN WHO KNEW TOO LITTLE, 1997, um filme de Jon Amiel)
Wallace Ritchie (Bill Murray) está de férias em Londres e coisas muito estranhas começam a acontecer ao seu redor: tiros, mulheres fatais, assassinos. Ele acha que nada é real, e que está apenas participando de um reality show. Mas ele sabe que o destino do mundo depende do que ele não sabe que tem que fazer. Prepare-se para conhecer o mais ingênuo dos espiões, capaz de escapar das perseguições alucinadas, desarmar uma bomba relógio e nem ao menos perceber que está vivendo uma aventura para 007 nenhum botar defeito. Meio cínico, meio abobado, um papel perfeito para Bill Murray. 
Em DVD. 95 minutos
UMA MULHER PARA DOIS
(MAD DOG AND GLORY, 1993, um filme de John McNaughton)
O fotógrafo da polícia de Chicago, Wayne Dobie (Robert DeNiro), é tímido e pouco falante, e não põe a mão em sua arma há quinze anos. Seus amigos policiais deram-lhe ironicamente o apelido de Mad Dog, Cachorro Louco. Quando Dobie acidentalmente salva a vida de Frank Milo (Bill Murray), um gângster e agiota implacável -- que à noite faz apresentações como comediante --, ele recebe um incomum presente de agradecimento: a bela e jovem garçonete Glory (Uma Thurman) como hóspede por uma semana. Só que antes da semana acabar, os dois se apaixonam profundamente, levando-os a um confronto fatal com Milo. Agora Dobie tem que fazer jus ao seu apelido de Mad Dog, ou não sairá vivo dessa encrenca. DeNiro e Murray estão surpreendentes. 
Em DVD. 96 minutos
NOSSO QUERIDO BOB
(WHAT ABOUT BOB?, 1991, um filme de Frank Oz)
O respeitável e prepotente psicanalista Dr. Martin (Richard Dreyfuss) deixa seus pacientes em Nova York e sai em férias com a família por um mês. Mas um desses pacientes, o complicadíssimo Bob (Bill Murray), que reúne uma das maiores quantidades de fobias já diagnosticadas num único paciente, não se conforma com a ideia de ficar um mês sem seu terapeuta, e o segue até sua Casa de Campo, onde irá infernizar sua vida até levá-lo à loucura -- sem querer, é claro. Paralelo a isso, Bob encanta a mulher e os filhos do psicanalista, os ciúmes decorrentes disso irão despertar sua fúria contra Bob. O filme mais engraçado de Murray. Uma pequena obra-prima de Frank Oz. 
Em DVD. 100 minutos
FEITIÇO DO TEMPO
(GROUNDHOG DAY, 1993, um filme de Harold Ramis)
Phil Connors (Bill Murray), o homem do tempo de uma emissora de televisão, vai com uma produtora implacável (Andie MacDowell) e o operador de câmera sabichão (Chris Elliott) fazer a cobertura da comemoração anual do Dia da Marmota na cidade de Punxsutawey, Pensilvânia. Depois de fazer a cobertura, Phil e equipe ficam ilhados na cidadezinha devido a uma tempestade de neve, e as coisas não param de piorar. No dia seguinte ele é despertado no mesmo horário pelo rádio- relógio, com a mesma música e a mesma festa do Dia da Marmota se repete. E esse mesmo dia vai se repetir indefinidamente até que ele deixe sua soberba de lado e  descubra o amor. Um filme de fim de ano delicioso, extremamente bem escrito por Harold Ramis para brilhar com Murray. 
Em DVD. 101 minutos
OS FANTASMAS CONTRATACAM
(SCROOGED, 1988, um filme de Richard Donner)
Na Véspera do Natal, um executivo ranzinza de uma Rede de Televisão é perseguido por três fantasmas, que infernizam a sua noite na tentativa de transformá-lo num ser humano melhor. Superprodução baseada na obra clássica de Charles Dickens, que acabou resultando num belo fiasco de bilheteria na época. Por sorte, com o passar do tempo, as virtudes deste belo e estranho filme de Richard Donner foram surgindo. Merece ser visto. 
Em DVD. 101 minutos
OS CAÇA-FANTASMANS
(GHOSTBUSTERS, 1984, um filme de Ivan Reitman)
Nova York é tida como uma das metrópoles que concentram a população mais irritada e malcriada do mundo. Tudo isso acaba funcionando como ímã para atrair espíritos igualmente irritados e malcriados do além direto para o cotidiano da cidade. Quem chamar para resolver esse problema? Os Ghostbusters, claro! Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson formam esse grupo de parapsicólogos pesquisadores que se transformam numa espécie de Corpo de Bombeiros para combater ectoplasmas e salvar a cidade de Nova York. Sigourney Weaver está linda no filme. Rick Moranis está engraçadíssimo. E Bill Murray, mais cínico do que nunca. 
Em DVD. 107 minutos 
RECRUTAS DA PESADA
(STRIPES, 1981, direção de Ivan Reitman)
Quando John Winger (Bill Murray) perde seu apartamento, sua namorada e seu emprego, tudo em um único dia, ele faz o que qualquer norte-americano faria: se alista no exército. Primeira comédia de Murray como protagonista no cinema após sua saída do programa de TV Saturday Night Live. A expectativa era grande, pois ele já estava fora do ar no SNL há um ano, e ninguém sabia ao certo como ele iria ser recebido nas bilheterias. Felizmente, deu tudo certo, e o filme foi um sucesso internacional. Essa versão contém 6 longas cenas (18 minutos no total) excluídas da versão original do filme por limitações de tempo impostas pelo estúdio, e agora reintegradas ao conjunto pelo diretor Ivan Reitman. Quem nunca viu essa comédia, precisa ver. O humor de Murray está mais anárquico do que nunca. Não é à toa que virou estrela logo após este filme. 
Em DVD. 122 minutos










 

No comments:

Post a Comment