Thursday, September 24, 2015

ROBERT DE NIRO, ANNE HATHAWAY E NANCY MEYERS BRILHAM EM "UM SENHOR ESTAGIÁRIO"

por Chico Marques


Ben Whitaker (Robert DeNiro) é um setentão workaholic aposentado que não consegue esconder o desconforto de ter que encarar pela frente um dia livre após o outro. A saudade de sua mulher, já falecida, e a distância dos filhos, que casaram e seguiram seus caminhos, fazem do seu tranquilo dia a dia um fardo terrível. Ao ver um anúncio de programa de estágio para a terceira idade, Ben decide se inscrever e é contratado para trabalhar como estagiário senior em uma empresa de moda que vende roupas pela internet, criada e comandada por Jules Ostin (Anne Hathaway). 

Inicialmente, Jules não dá atenção nem a Ben, nem ao programa do qual ele faz parte. Chega inclusive a rejeitá-lo. Mas, para sua surpresa, sua empresa começa a dar certo até demais. Mas como esse crescimento vem muito rápido, Jules se sente sufocada e sem saída para os vários problemas que começaram a aparecer. Quando está prestes a perder o controle de seu próprio negócio, eis que entra em cena a experiência de uma vida inteira de Ben para fazer a diferença, trazendo Jules de volta para o comando da empresa.


Nas mãos de 99% dos roteiristas em atividade em Hollywood nos dias hoje, um argumento desses daria, se muito, um filme corriqueiro. 

Mas nas mãos de habilidosa Nancy Meyers, a coisa muda completamente de figura. 

Responsável por "Alguém Tem que Ceder" (com Jack Nicholson e Diane Keaton) e "Simplesmente Complicado" (com Meryl Streep, Alec Baldwin e Steve Martin), Nancy trabalha o conflito de pensamento entre a jovem e impetuosa empresária e seu tarimbado auxiliar que já viu de tudo na economia americana, desde cenários extremamente favoráveis até tempos verdadeiramente difíceis, e em todas as ocasiões teve que achar alguma maneira de se virar.


"Um Senhor Estagiário" (The Intern) traz uma visão positiva da terceira idade. 

Mostra que, muitas vezes a terceira idade pode significar uma espécie de recomeço. 

Graças a seu roteiro inteligente, dinâmico e extremamente bem alinhavado (de Nancy Meyers), e a uma direção de atores nada burocrática (também de Nancy Meyers), "Um Senhor Estagiário" consegue ao longo de seus 121 minutos de duração -- que, diga-se de passagem, passam voando -- driblar um argumento absolutamente clichê com soluções cômicas e dramáticas deliciosamente originais e inusitadas.

Convenhamos, não é pouca coisa. E não é para qualquer um.


Claro que boa parte desse triunfo artístico de "Um Senhor Estagiário" se deve ao talento e ao carisma inegáveis do casal Robert DeNiro e Anne Hathaway. 

Verdade seja dita: DeNiro é sempre um ator muito interessante quando encara papéis contidos, sejam eles dramáticos ou cômicos. 

Com a chegada da idade, ele tem podido se dedicar mais a papéis deliciosos e repletos de nuaces como esse. 

E quanto a Anne Hathaway.... bem, Anne Hathaway é absolutamente encantadora. Sempre. Quem disser algo em contrário, já vou avisando que veio ao blog cultural errado.


Portanto, se você está procurando por um filme para ver com sua namorada ou com sua mulher no fim de semana, "Um Senhor Estagiário" é uma pedida infalível. 

Se quiser uma dica, mostre esse filme para ela e depois finja que quer assistir outro. Ela vai bater o pé e tentar convencê-lo a assistir este. Aí, você simplesmente concorda. 

É o tipo de coisa que Ben faria com Jules para ela se sentir melhor e mais confiante.

Experimente.


UM SENHOR ESTAGIÁRIO
(The Intern, 2015, 121 minutos)

Roteiro e Direção
Nancy Meyers

Elenco
Robert DeNiro
Anne Hathaway
Rene Russo
Anders Holm
Andrew Rannells
Adam Devine
Celia Watson
Nat Wolff
Linda Levin
Zack Perlman



em cartaz nas Redes Roxy, Cinemark e Cinespaço




No comments:

Post a Comment