Thursday, July 16, 2015

ANDRÉ MIDANI E OS 60 ANOS DE INDÚSTRIA FONOGRÁFICA NO BRASIL (19hs, SESC-Santos)

por Chico Marques

Hoje, às 19 horas, o SESC-Santos recebe o grande produtor musical e profissional de A&R (vulgo: descobridor de talentos) André Midani.

Serão exibidos trechos da série “André Midani - Do Vinil ao Download”, exibida pelo Canal GNT, e logo a seguir teremos um debate com Monsieur Midani, considerado um dos nomes mais importantes da indústria fonográfica brasileira de todos os tempos. O coordenador do selo Sesc, Wagner Palazzi, participa da conversa.

Desde o final dos Anos 50, André desempenha um papel importantíssimo na história da música brasileira. Como executivo da Odeon, foi responsável pela contratação de João Gilberto, Wilson Simonal, Marcos Valle e vários outros artistas da Bossa Nova. Como diretor artístico da Phillips, montou um elenco espetacular de artistas a partir do final dos Anos 1960 que praticamente virou de ponta cabeça o cenário fonográfico existente até então. E, já nos Anos 1970 e 1980, implantou no Brasil a Warner Discos e dissiminou o soul suburbano carioca, o pop baiano e toda uma geração de pop-rockers urbanos pelos quatro cantos do país, até se aposentar em 2002. 
Nascido Haidar Midani, André é natural da Síria. Foi morar na França aos três anos de idade e em 1955 aportou no Brasil. Influenciou os principais e mais importantes movimentos musicais dos últimos 50 anos no Brasil, e contribuiu com a carreira de grandes artistas da MPB, da bossa nova e do rock nacional.

A atividade faz parte da série de eventos “Vinil Pra Quem Ouviu e Pra Quem Nunca Viu - Ateliê Sonoro”, que o Sesc-Santos vem promovendo ao longo deste ano. 

O evento ocorre na Sala de Internet da Unidade e será mediado pela brilhante jornalista Márcia Costa, doutora em Comunicação Social e Pesquisadora de Jornalismo Cultural com foco nas relações entre Arte e Comunicação.
Nunca é demais lembrar que André Midani é co-responsável direto pelo sucesso comercial dos discos de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes, Erasmo Carlos, Jorge Ben, Tim Maia, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Banda Black Rio, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Titãs, Ira, Ultraje A Rigor, Kid Abelha, Barão Vermelho (fase pós-Cazuza) e muitos outros.

Amantes da Música e interessados estão convidados para esse encontro de hoje.
ANDRÉ MIDANI 
DO VINIL AO DOWNLOAD
Quinta, 16 de Julho, 19 horas
SESC-Santos (Conselheiro Ribas 136)
Entrada Grátis




No comments:

Post a Comment