Thursday, July 16, 2015

"MARVELADDICTS", PREPAREM SEUS CORAÇÕES: O HOMEM-FORMIGA ESTÁ NA ÁREA.

por Chico Marques

Só os "marveladdicts" mais ferrenhos sabem como é rico e diversificado o "baixo clero" do universo temático da Marvel Comics. 

Sim, porque a imensa maioria dos fãs das produções da Marvel Studios já se dão por satisfeitos apenas com o primeiro time dos Vingadores e com os X-Men. 

Daí, quando um desses heróis menores é catapultado ao Primeiro Time da Marvel por Stan Lee e seu staff --- como acaba de acontecer com o Homem-Formiga -- fica sempre um climão entre os jornalistas agourentos especializados em cinema, com a pergunta inevitável no ar: Será que finalmente a Marvel Studios vai dar uma bola fora e quebrar a cara no lançamento deste novo filme? 

Provavelmente não. A resposta derradeira virá, sem dúvida, com o anúncio da bilheteria deste final de semana nos Estados Unidos. Mas o pessoal da Marvel Studios está tão confiante no que tem em mãos que, antes mesmo do filme estrear, já confirmou uma sequência de "Homem-Formiga" para lançamento em 2017.
Para quem não conhece, o Homem-Formiga é um dos heróis mais curiosos do Universo Marvel Comics, e tem um histórico estranhamente oblíquo. Ele aparece pela primeira vez em 1961, como o cientista Henry Pym, que descobre uma fórmula para encolher objetos e, numa emergência, decide virar cobaia aplicando o tal soro em si mesmo. Para piorar, cai num formigueiro do quintal, e então descobre que possuí poder de comando sobre as formigas e sobrevive. 
No ano seguinte, 1962, a Marvel Comics decide transformá-lo num super-herói uniformizado. É quando ele ganha o nome Homem-Formiga, além de uma roupa especial e um capacete que, além de esconder sua identidade, permite contato seguro com as formigas. E então, para ganhar popularidade mais rapidamente, o Homem-Formiga ganha de Stan Lee em 1963 uma parceira e namorada: a Vespa. Ou melhor: Janet Van Dyme, uma jovem pesquisadora que teve seu pai morto por um vilão. Com a ajuda do mesmo soro, ela também ganha poderes de encolhimento para combater o assassino de seu pai. Com isso, os dois viram "pequenos parceiros de aventuras", ou coisa que o valha.
Como o Homem-Formiga nunca conseguiu saltar para o Primeiro Time dos Heróis Marvel Comics nos Anos 60, pouco a pouco ele foi ganhando uma série de novas identidades e uniformes, na esperança de que uma delas emplacasse. Por uns tempos, o Dr. Pym virou o Homem-Gigante, quando passou a aumentar de tamanho ao invés de encolher. Mais adiante, virou Golias. Tempos depois, o Jaqueta Amarela, quando encolheu de novo. E por aí afora. Com tantas mudanças e reviravoltas, o personagem acabou descaracterizado até acabar como mero coadjuvante nas revistas da editora e sumir do mapa na Década de 1970.

Mas então, já quase no anos 1980, o Homem-Formiga volta à cena quando um ex-presidiário chamado Scott Lang rouba o uniforme do Dr. Pym para tentar resgatar sua filha, que foi sequestrada por seus inimigos. Daí em diante, Hank Pyn e Scott Lang tornam-se amigos e começam a trabalhar juntos para manter o Homem-Formiga ativo na "luta contra as Forças do Mal". Essa virada marca uma nova tentativa da Marvel Comics para resgatar a dignidade do personagem original e tentar fazê-lo finalmente emplacar com o grande público.
Pois foi justamente a partir daí que os produtores e roteiristas do filme "Homem-Formiga" decidiram focar a transposição do personagem para o cinema. Hank Pym (Michael Douglas) é o cientista que descobre uma substância química que permite reduzir seu tamanho e aumentar sua força. Graças a seu poder mental, sua criação, o Homem-Formiga, pode também controlar exércitos de formigas. Mas seu ex-aluno Darren Cross (Corey Stoll), consegue reproduzir sua descoberta e quer vender esse exército para traficantes de armas. Pym então elege Scott Lang (Paul Rudd), um ladrão de pouca expressão recém-saído da prisão, como o Homem-Formiga.

Um detalhe interessante: Janet Van Dyme, a Vespa original, não está representada no filme. Mas sua filha com o Dr. Pym está. Ela é Hope Van Dyme, interpretada pela lindíssima canadense Evangeline Lilly, do seriado "Lost". Com isso, já temos um núcleo básico de personagens e tensão sexual suficiente para sustentar eventuais tramas envolvendo o Herói.
O Homem-Formiga que chega esta semana às telas do mundo inteiro é sarcástico, nem sempre muito honesto, e possuí uma virtude comum a quase todos os heróis da Marvel: não se leva muito a sério.

Segundo Paul Rudd: "É alguém que voa nas costas de uma formiga, e sabe bem de suas limitações. Mas é sempre bom lembrar que personagens como o Homem-Formiga foram criados por pessoas inteligentes e muito criativas. E quando é agregada a dimensão fantástica, a força, a capacidade de voar, a invisibilidade, aí se constrói um universo verdadeiramente divertido de explorar"

Eu, confesso, ainda não vi o filme. Mas já gostei, e muito. Os trailers e previews que circulam na web são de arrasar. Estou louco para ver.

Conto, claro, com a boa vontade de minha mulher -- que é tudo menos uma "marveladdict" e odeia filmes pipoca que não sejam comédias românticas -- para me acompanhar numa sessão neste próximo final de semana. Sei que não vai ser fácil. Torçam por mim. 

HOMEM-FORMIGA
Ant-Man
(2015 - 117 minutos)

Direção
Peyton Reed

Roteiro
Paul Rudd
Edgar Wright
Adam McKay
Joe Cornish

Elenco
Paul Rudd
Evangeline Lilly
Michael Douglas
Corey Stroll
Michael Peña


Em cartaz em 3D 
no Roxy Gonzaga 5 
e no Cinemark Praiamar Shopping







No comments:

Post a Comment