Sunday, July 26, 2015

O BLOG AMIGO DA SEMANA - MERTEN E O CINEMA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A VIDA





Quinta-Feira 16/07/15 09:28

Para que serve a arte?

Gosto bastante de François Ozon. Acho-o inteligente, provocativo, mas o que me encanta é que ele faz umas provocações serenas, que não nascem de um desejo de épater. Em Cannes, no ano de Azul É a Cor Mais Quente, Jovem e Bela provocou um escândalo com sua história de uma garota que quer ser p…
Ler post
Quinta-Feira 16/07/15 08:21

Em pleno abismo geracional

Passei mais uns dias sem postar e, nesse ínterim, fiz a matéria da lista de 100 + para o Caderno 2, que meu editor, Ubiratan Brasil, incrementou com uma pesquisa – os internautas do Estado escolheram/estão escolhendo o favorito deles entre os dez mais dos leitores da Empire. Até onde sei, Indiana Jones/Harrison Ford está
Ler post
Sábado 11/07/15 16:25

Os 100 +

Tudo bem, não era louco de esperar por Rocco, o dos irmãos. Talvez por Michel Poiccard, que teve direito até a  remake (Richard Gere na versão que Jim McBride fez de Acossado, de Jean-Luc Godard). Ou então, quem sabe, Jules e Jim? Nada disso, mas, mesmo assim, tomei um choque. Em sua edição de agosto,
Ler post
Quarta-Feira 08/07/15 11:41

Truffaut, Demy e a eterna nova onda

Fiz anteontem a capa do Caderno 2 com a entrevista de Serge Toubiana, ex-redator-chefe de Cahiers du Cinéma e atual diretor da Cinemateca Francesa. Toubiana, co-autor, com Antoine de Baecque, de um livro sobre François Truffaut, faz a curadoria da exposição que começa terça-feira, dia 13, no MIS. Todo Truffaut – filmes, objetos, roteiros anotados,
Ler post
Terça-Feira 07/07/15 00:22

Retorno das Cinzas

Minha entrevista de hoje por telefone foi com Christian Petzold, diretor de Phoenix, com Nina Hoss, que estreia quinta-feira. É o sexto filme que a atriz e o diretor fazem juntos, e o anterior foi Bárbara. Gostei mais do anterior, mas o novo é bem interessante e eu gostei mais ainda de falar com Petzold.
Ler post
Segunda-Feira 06/07/15 13:00

Ordem no caos, ou caos na ordem?

Jantei ontem à noite com Lúcia e Fabi no Rascal da Santos e, na sequência, fui ver Um Pouco de Caos na Reserva Cultural. Foi engraçado. Estou tão acostumado a ver  a Reserva lotada no fim de semana que, quando a bilheteira me pediu que escolhesse o lugar, fui logo nos dois ou três que
Ler post
Sábado 04/07/15 23:31

Como se filma a poesia?

Não estou conseguindo dar conta de um monte de coisas boas que têm ocorrido ultimamente. Fui ao Rio para entrevistar John Green e Nat Wolff, do filme Cidades de Papel, que estreia quinta. Gostei do filme e mais ainda dos entrevistados. John Green virou o porta-voz dos jovens. Escreve sobre e para eles. Senti-me o
Ler post
Sexta-Feira 03/07/15 10:29

Bergman, de novo e sempre

Nunca me esqueço. No começo dos anos 1970, estávamos casados, Doris e eu. Ainda vivia em Porto Alegre – ela segue lá – e aproveitávamos qualquer feriado para descer para Montevidéu e Buenos Aires. Lembro-me do choque que tive, assistindo em Buenos Aires, a Gritos e Sussurros. Logo em seguida, surgiu a notícia de que
Ler post
Terça-Feira 30/06/15 09:57

Não há não há…

Nem tive tempo de postar que assisti, no fim de semana, ao belo sarau do Grupo Galpão no Sesc Santana. De Tempo Somos, direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones,  propõe uma antologia de poesias, textos, canções. São fragmentos de Beaudelaire – ‘Embriaga-me de vinho, de poesia” - e de Nelson Rodrigues, Jack Kerouac, Anton
Ler post
Terça-Feira 30/06/15 09:30

Mais do mesmo?

Como toda segunda-feira, tivemos ontem a reunião de pauta do Caderno 2. Na mesa havia um Guia ‘deles’, da concorrência. Fui olhar o quadro de cotações. Um monte de zeros. Vingadores e Jurassic World são descartados como ‘mais do mesmo’. Muito interessante. Entendo o que os coleguinhas luminares estão querendo dizer, mas, além de descartar,
Ler post
<

No comments:

Post a Comment