Saturday, July 11, 2015

CONHEÇA MELHOR O ÓTIMO DIRETOR NOAH BAUMBACH, DE "ENQUANTO SOMOS JOVENS"

Quem se surpreendeu com as qualidades do filme "Frances Ha" dois anos atrás, e agora aplaude "Enquanto Somos Jovens", que está em cartaz na cidade, pode até achar que o diretor Noah Baumbach é um novato no meio.

Mas não é não.

Nascido no Brooklyn, Nova York, em 1969, Noah Baumbach já possui uma filmografia relativamente extensa, com vinte anos de atividades com diretor e oito longas de prestígio em seu curriculum.

Filho de dois críticos de cinema, Georgia Brown e Jonathan Baumbach, estudou em Vassar College, e esta experiência serviu de base para seu primeiro filme, "Tempo de Decisão" (1995). 

Todos os que realizou a seguir também apresentam, de alguma maneira, situações autobiográficas, apostando num tom cômico levemente amargo e em situações envolvendo questões que afligem sua geração.

Além de dirigir filmes, ele é co-autor de vários roteiros ao lado de seu bom amigo Wes Anderson, e é o autor de colunas humor na revista semanal The New Yorker.

Selecionamos para hoje 3 filmes menos conhecidos de sua biografia -- todos disponíveis nas estantes da Vídeo Paradiso.

A LULA E A BALEIA
(The Squid and The Whale, 2005, com Jeff Daniels, Laura Linney, Anna Paquim)
A vida não dá trégua a um casal de pseudo-intelectuais, composto pelo professor Bernard (Jeff Daniels) e pela escritora Joan (Laura Linney). Eles se separam em plena década de 1980 e seus filhos também acabam se dividindo também. Surgem novos amores para os dois, que, ao invês de ajudarem a reerguer a família dilacerada, conseguem atrapalhar ainda mais. Uma comédia estranha, onde o egoísmo e a falta de maturidade emocional de toda uma geração são expostas de forma cruel e estranhamente divertida. 
(81 minutos, disponível em DVD)
MARGOT E O CASAMENTO
(Margot and the Wedding, 2007, com Nicole Kidman, Jack Black, Jennifer Jason Leigh)
Uma mulher, junto com seu filho, decide visitar a irmã depois que ela anuncia que vai se casar. Mas o que deveria ser um encontro acaba se transformando num acerto de contas com o passado, quando as duas colocam na mesa suas diferenças e alguns segredos de família. Essa encrenca toda torna-se algo muito maior e com conseqüências que irão afetar todos que estão presentes. 
(92 minutos, disponível em DVD)
O SOLTEIRÃO
(Greenberg, 2010, com Ben Stiller, Jennifer Jason Leigh, Greta Gerwig)
O Solteirão acompanha a vida de Roger Greenberg, sujeito que, após morar anos em Nova York, decide repensar sua vida inteira. Para isso, volta a Los Angeles, cidade onde cresceu, e tenta se reaproximar dos antigos colegas que deixou ali. Não demora muito para perceber que estas amizades não são mais exatamente como ele se lembrava, e acaba se afeiçoando cada vez mais à jovem e retraída assistente pessoal de seu irmão. 
(107 minutos, disponível em DVD)








No comments:

Post a Comment