Saturday, July 25, 2015

MARCOS AKASAKI ESTABELECE UM DIÁLOGO COM O INCONSCIENTE EM SUAS TELAS

por Gustavo Klein

“A Vida em Reflexo e Transfiguração”, do artista plástico Marcos Akasaki, com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, está aberta na Galeria de Arte Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48/Santos) até o dia 8 de agosto com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 13h às 18h.
Vindo de diversas exposições nacionais e internacionais, Akasaki aposta em um trabalho centrado em raízes, que penetram no fundo na terra, e galhos representando raízes que se estendem para o alto, no ar. Guiado pela intuição, ele cria, a partir de desenhos e pinturas, formas, cores e texturas os mais diversos tipos de vegetais, constituídos por cerca de 400 mil espécies. Mas as árvores e flores também são temas constantes, pela simbologia ou pela riqueza das formas e entrelaçamentos que podem ser percebidos nos quadros.
Na mostra, em contraposição às raízes, surgem os troncos e os galhos, iguais e contrários, semelhantes e diferentes. Baseado no princípio do múltiplo e do espelhamento, os trabalhos desenvolvidos em “cartões” de papel, de tecido e de tela são colocados em posições opostas, sequenciais, normais e invertidas. O resultado é um conjunto visual surpreendente para aqueles que visitarem a Mostra, que inclui peças de cerâmica agrupadas pelo artista.

O objetivo é estabelecer um diálogo com o inconsciente, por meio de formas e desenhos figurativos ou abstratos que vão surgindo na tela em branco. As obras sugerem para o expectador a existência de um mundo interior rico e colorido, em contraste com o monocromático que, segundo o artista, as pessoas estão habituadas a ver.

(texto publicado originalmente na Revista Relevo)
MARCOS AKASAKI
A VIDA EM REFLEXO E TRANSFIGURAÇÃO
Galeria de Arte Braz Cubas 
Av. Pinheiro Machado, 48 - Santos
Segunda a Sexta, das 10 às 20 horas
Sábados, das 13 às 18 horas




No comments:

Post a Comment