Tuesday, July 14, 2015

OFICINA PAGU ABRE CURSOS E CELEBRA O ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DE PLÍNIO MARCOS


PUBLICADO ORIGINALMENTE NA REVISTA RELEVO




Os destaques ficam por conta de 2 projetos especiais: ‘Plínio Marcos 80 Anos’, projeto composto por oficina, espetáculo e intervenções em diversos espaços da Cidade que promoverá o contato do público com a obra do grande dramaturgo santista Plínio Marcos, que completaria 80 anos em setembro de 2015.
E o ‘Projeto Cidades, Diversos Olhares’ que é realizado em parceria com a AGEM – Agência Metropolitana de Desenvolvimento da Baixada Santista, pretende reunir fotógrafos das nove cidades da região, com o objetivo de realizar numa exposição itinerante em 2016.
Três coordenadores ministrarão oficinas de técnicas de fotografia (para câmeras digitais e smartphones), enfocando também elementos estéticos da linguagem e da composição da imagem. Após este ciclo de oficinas, serão oferecidos módulos de edição de imagens e montagem e curadoria de exposição.
Toda a programação é gratuita e está disponível no site:http://www.oficinasculturais.org.br. Os interessados poderão inscrever-se pelo email: pagu@oficinasculturais.org.br, nos locais indicados nas cidades ou pessoalmente no endereço da sede: Rua Espírito Santo, 17 – Campo Grande – Santos de 2a a 6a feiras das 14h ás 20h. Maiores informações pelos telefones: 3219 2036 / 3219 1741.
ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE GRAFFITI: DA COR DO SEU OLHAR
Coordenação: Shesko
25/7 a 1/8 – sábados – 14h às 17h
Público: artistas, estudantes e demais interessados entre 14 e 24 anos
Inscrições: 14 a 24/7
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
A oficina aborda a linguagem de street art/ arte urbana, oferecendo subsídios sobre cores e formas, demonstrações de técnicas e apontando aos participantes diferentes caminhos e possibilidades estéticas, utilizando o espaço público como suporte. Shesko é designer gráfico, artista plástico e ilustrador. Trabalha com arte urbana desde 1999. Influenciado por HQ, graffiti, tattoo, psicodelia e misticismo, desenvolveu um traço característico em suas criações. Já participou de projetos como Cultura Inglesa Festival, Paleta das Cores, Projeto Mural da Torre, Estação Imaginário e Cotidiano Urbano.
OFICINA DE MONTAGEM DE EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTE
Coordenação: Juliana Ladun
19 a 27/8 – quartas e quintas-feiras – 14h às 17h
Público: agentes culturais, artistas e demais interessados acima de 18 anos
Inscrições: 14/7 a 18/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
06A oficina abordará os elementos necessários para a montagem de uma exposição, os diversos tipos de montagens, a história da montagem, manuseio de obras de arte, ferramentas utilizadas e cálculos necessário para a instalação de quadros. Juliana Ladun trabalha há cinco anos com montagem de exposições de obras de arte, em diversos equipamentos culturais de São Paulo, como Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural da Fiesp, Sesc Araraquara e Casa da Imagem. Fez assistência artística para Pedro Varella e Adriana Peliano, além de atender a colecionadores e galerias.
AUDIOVISUAL : CINECLUBE PAGUCuradoria: Carlos Cirne e Marcelo Pestana
22/7 a 30/9 – quartas-feiras – 19h às 21h
Classificação: 14 anos
20 lugares por sessão
O Cineclube Pagu exibirá, entre julho e setembro, onze filmes de diversas épocas, em três ciclos temáticos: “Suspense e Policial” (‘O Solar de Dragonwyck’ no dia 22, ‘Crepúsculo dos Deuses’ dia 29, ‘Uma Vida por um Fio’ dia 5 de agosto), “Brasil em Quatro Visões” (‘Floradas na Serra’ dia 12 de agosto, ‘São Paulo Sociedade Anônima’ dia 19, ‘Tapete Vermelho’ dia 26, ‘Assim Era a Atlântida’ dia 2 de setembro) e “Musical pelo Mundo” (‘Ziegfield – O Criador de Estrelas’ dia 9, ‘Os Guarda-Chuvas do Amor’ dia 16, ‘As Garçonetes do Harvey’ dia 23). Após cada exibição, haverá um bate-papo com os curadores. Os jornalistas Carlos Cime e Marcelo Pestana são editores da newsletter on-line Colunas & Notas, periódico sobre artes e lazer. Fizeram parte do júri e mediaram debates em edições do Festival Curta Santos. Cime foi o designer gráfico e Pestana, o coordenador operacional da Coleção Aplauso, série de livros editada pela Imprensa Oficial sobre a vida e a obra de grandes nomes da cultura do Brasil.
OFICINA BÁSICA DE EDIÇÃO DE VÍDEO
Coordenação: Eduardo Bezerra
1 a 22/9 – terças e quintas-feiras – 18h45 às 21h45
Público: realizadores, estudantes de audiovisual e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 14/7 a 1/9 | Seleção: primeiros inscritos | 20 vagas
01A oficina transmitirá técnicas de edição de vídeo e finalização de filmes com ritmo e precisão, com foco na pós-produção. Eduardo Bezerra é diretor, editor, montador, educador e apresentador. Sua formação inicial foi nas Oficinas Querô de Cinema. Operou som direto e trabalhou na edição do projeto “O mundo invisível”, na Mostra Internacional de Cinema. Premiado com o filme “Maria Capacete” no 5º Curta Santos.
OFICINA DE ROTEIRO DE FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO
Coordenação: Daniel Chaia
16 a 18/9 – quarta a sexta-feira – 14h às 17h
Público: realizadores, escritores, estudantes de audiovisual e demais interessados com conhecimento médio na área, a partir de 16 anos
Inscrições: 14/7 a 10/9 | Seleção: carta de interesse | 20 vagas
A oficina tem o objetivo de apresentar conceitos, estratégias e métodos do roteiro de ficção e documentário, com exercícios práticos de escrita para audiovisual. Daniel Chaia dirigiu e roteirizou os curtas “De resto” e “Borboletas indômitas”. Foi roteirista de filmes de ficção como “Bens confiscados” (de Carlos Reichenbach) e “Garoto Cósmico” (de Alê Abreu), e de documentários como “Rita Cadillac, a lady do povo” (de Toni Venturi) e “Meu amigo Cláudia” (de Dácio Pinheiro). Foi também assistente de direção em 14 filmes de longa-metragem.
FOTOGRAFIA
OFICINA DE DIREITO AUTORAL E DE IMAGEM
Coordenação: Marcelo Pretto
4 a 6/8 – terça a quinta-feira– 18h45 às 21h45
Público: fotógrafos, profissionais da área audiovisual e demais interessados
Inscrições: 14 a 30/7 | Seleção: carta de interesse | 20 vagas
05O objetivo da oficina é fornecer uma visão geral sobre Direitos Autorais e Direito de Imagem, em linguagem simples e objetiva e com exemplos práticos, para que os fotógrafos possam conhecer seus direitos sobre sua obra. Advogado e fotógrafo, Marcelo Pretto é especializado em Direitos Autorais pela Fundação Getúlio Vargas. Professor de fotografia e consultor jurídico, fundou a Escola de Fotografia e Vídeo I Love Photo, em São Paulo, e escreveu o livro “Direito Autoral para Fotógrafos” (IPhoto Editora).
LITERATURA
OFICINA DE CRÔNICAS E VERSOS: OLHAR POÉTICO DE MÁRIO QUINTANA
Coordenação: Jam Pawlak
13/8 a 10/9 – terças e quintas-feiras – 19h às 21h
Público: professores, poetas, atores, músicos e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 14/7 a 13/8 | Seleção: primeiros inscritos | 25 vagas
Oficina literária sobre crônicas e poemas sob a perspectiva do olhar poético de Mário Quintana, com foco em crônicas que abordam a arte, a cultura e a literatura. Serão propostos exercícios práticos de criação textual com leitura coletiva e debate entre os participantes. Formada em Artes Cênicas, Jam Pawlak é teatróloga, produtora audiovisual e produtora cultural. Trabalha com direção artística e produção executiva de projetos e eventos literários como “Expedição Dom Quixote das Crianças”, “Encontro de Literatura Portuguesa para Crianças” e “Expedição Ipê Amarelo”.
TEATRO
PROJETO ESPECIAL: PLÍNIO MARCOS 80 ANOS
Para promover o contato do público com a obra do grande dramaturgo santista Plínio Marcos, que completaria 80 anos em setembro de 2015, a Oficina Cultural Pagu realiza um projeto especial composto por oficina, espetáculo e intervenções em diversos espaços da Cidade. Parceria: Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Santos
► OFICINA TEATRAL: PLÍNIO MARCOS E O TEATRO MAL-DITO
Coordenação: Paula D’ Albuquerque
24/8 a 21/9 – terças e quintas feiras – 19h às 21h
Público: atores, diretores, bailarinos, artistas plásticos, psicólogos e demais interessados a partir de 18 anos
Inscrições: 14/7 a 21/9 | Seleção: primeiros inscritos | 20 vagas
A partir da obra dramatúrgica de Plínio Marcos, os participantes poderão entrar em contato com os exercícios básicos do jogo teatral e da improvisação. Haverá a leitura comentada de trechos de seus principais textos, que servirão de base para uma criação coletiva. Paula D’Albuquerque é atriz e diretora teatral. Licenciada em História com especialização em Arte-Educação, iniciou sua carreira no teatro em 1997. Atualmente dirige a companhia santista Oficina do Imaginário e está em cartaz com o espetáculo “Gotas de Codeína”.
► ESPETÁCULO: PLÍNIO MARCOS, NAS QUEBRADAS DO MUNDARÉU
Oficina do Imaginário
Classificação: 18 anos
50 lugares por apresentação (retirada de senhas meia hora antes do início do espetáculo)
29/9 – terça-feira – 20h – Oficina Cultural Pagu: Rua Espírito Santo, 17 – Campo Grande
2/10 – sexta- feira – 20h – Instituto Arte no Dique: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1349 – Jardim Radio Clube
A montagem traz fragmentos das obras de Plínio Marcos que retratam os excluídos da sociedade, e que são alinhavados por citações do próprio dramaturgo, personificado em cena como o Camelô. Direção: Paula D’ Albuquerque. Elenco: Dino Menezes, Rosane Paulo, Alex Menezes, Deia Oliveira, Wagner Bastos, Marcus di Bello, André Cajaiba e Priscila Calazans. O grupo santista Oficina do Imaginário está imerso na pesquisa da obra de Plínio Marcos há dois anos, e entende que sua dramaturgia continua atual e, sobretudo, necessária. Criada em 2009, realizou os espetáculos “Akrobakus”, “Baila Comigo?” e “Negrinha” (indicado ao prêmio CPT de melhor espetáculo do interior e litoral). Atualmente, a Oficina do Imaginário ensaia o espetáculo “Processo R”.
► INTERVENÇÃO URBANA “TE CONTO ÀS 18”
Oficina do Imaginário
Performances teatrais, com duração de 15 minutos, serão apresentadas durante quatro dias de intervenções em quatro pontos de Santos. A partir da linguagem performática e do teatro de rua, o trabalho busca a ruptura da barreira dramatúrgica, colocando as personagens em cenários reais e promovendo o contato da população com a obra de Plínio Marcos.
29/9 a 2/10 – terça a sexta-feira – 18h
Balada De Um Palhaço
29/9 – terça-feira – Praça Mauá – Centro
30/9 – quarta-feira – Terminal de Ônibus do Valongo – Centro
1/10 – quinta-feira – Boulevard Othon Feliciano – Gonzaga
2/10 – sexta feira – Avenida Vereador Álvaro Guimarães, 148 – Rádio Clube (calçada em frente ao Supermercado Krill)
Dois Perdidos Numa Noite Suja
29/9 – terça feira – Avenida Vereador Álvaro Guimarães, 148 – Rádio Clube (calçada em frente ao Supermercado Krill)
30/9 – quarta feira – Boulevard Othon Feliciano – Gonzaga
1/10 – quinta-feira – Terminal de Ônibus do Valongo – Centro
2/10 – sexta-feira – Praça Mauá – Centro
Navalha Na Carne
29/9 – terça-feira – Terminal de Ônibus do Valongo – Centro
30/9 – quarta-feira – Praça Mauá – Centro
1/10 – quinta-feira – Avenida Vereador Álvaro Guimarães, 148 – Rádio Clube (calçada em frente ao Supermercado Krill)
2/10 – sexta-feira – Boulevard Othon Feliciano – Gonzaga
Querô – Uma Reportagem Maldita
29/9 – terça-feira – Boulevard Othon Feliciano – Gonzaga
30/9 – quarta-feira – Avenida Vereador Álvaro Guimarães, 148 – Rádio Clube (calçada em frente ao Supermercado Krill)
1/10 – quinta-feira – Praça Mauá – Centro
2/10 – sexta-feira – Terminal de Ônibus do Valongo – Centro
ATIVIDADES EXTERNAS – REGIONAL
PROJETO: CIDADES, DIVERSOS OLHARES
O projeto, realizado em parceria com a AGEM – Agência Metropolitana de Desenvolvimento da Baixada Santista, pretende reunir fotógrafos das nove cidades da região, com o objetivo de realizar numa exposição itinerante em 2016. Três coordenadores ministrarão oficinas de técnicas de fotografia (para câmeras digitais e smartphones), enfocando também elementos estéticos da linguagem e da composição da imagem. Após este ciclo de oficinas, serão oferecidos módulos de edição de imagens e montagem e curadoria de exposição.
Informações gerais
Público: interessados com ou sem conhecimento prévio em fotografia, a partir de 16 anos
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas por cidade
► OFICINA BÁSICA DE FOTOGRAFIA: SANTOS, SÃO VICENTE E PRAIA GRANDE
Coordenação: Fabiano Ignácio
Fabiano Ignácio é formado em Fotografia pelo Centro Europeu de Santos e aperfeiçoou seus estudos com os fotógrafos Adilson Felix e José Alberto Sarquis. Teve trabalhos expostos em exposições individuais e coletivas, como “O Sagrado e o Contemporâneo”, no Teatro Patrícia Galvão, e “Portos do Mundo” na Universidade de Quequén, em Buenos Aires, Argentina.
Santos
6 a 13/8 – quintas-feiras – 19h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h
Inscrições: 14/7 a 6/8
Local: Oficina Cultural Pagu: Rua: Espírito Santo, 17 – Campo Grande
São Vicente
20 a 26/8 – quintas-feiras – 19h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h
Inscrições: 14/7 a 20/8
Local: Oficinas Culturais: Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – Catiapoã
Praia Grande
17 a 24/9 – quintas-feiras – 19h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h
Inscrições: 14/7 a 17/9
Local: Palácio das Artes: Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão
► OFICINA BÁSICA DE FOTOGRAFIA: GUARUJÁ, CUBATÃO E BERTIOGA
03Coordenação: Eduardo Amaro
Fotógrafo formado pelo Centro Europeu de Santos, Eduardo Amaro registra a cena cultural da Baixada Santista com foco em projetos de artes e teatro. Fez parte da equipe de produção visual do Festival Curta Santos 2014 e de diversas produções teatrais da região. Participa dos coletivos fotográficos “Capa” e “Sanatório Geral”, e atualmente está com a exposição “Coletivo Olhares” no Palácio das Artes, na Praia Grande.
Guarujá
6 a 13/8 – quintas-feiras – 19h às 21h | sábado – 14h às 17h
Inscrições: 14/7 a 6/8
Local: Teatro Procópio Ferreira: Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba
Cubatão
20 a 26/8 – quintas-feiras – 19h às 21h | sábado – 14h às 17h
Inscrições: 14/7 a 20/8
Local: Biblioteca Municipal: Avenida Nove de Abril, 1977 – Centro
Bertioga
17 a 24/9 – quintas-feiras – 19h às 21h | sábado – 14h às 17h
Inscrições: 14/7 a 17/9
Local: Casa da Cultura: Avenida Thomé de Souza, 130 – Centro
► OFICINA BÁSICA DE FOTOGRAFIA; PERUÍBE, MONGAGUÁ E ITANHAÉM
Coordenação: Ivy Freitas
Ivy Freitas é jornalista, pedagoga e fotógrafa. Há três anos é a presidente do Foto Clube São Vicente – O Frame. Atualmente ocupa a cadeira de Artes Visuais no Conselho Municipal de Cultura de São Vicente.
Peruíbe
6 a 13/8 – quintas-feiras – 19h às 21h | sábado – 14h às 17h
Inscrições: 14/7 a 6/8
Local: Biblioteca Municipal: Rua Ministro Genésio de Almeida Moura, 13 – Centro
Mongaguá
20 a 26/8 – quintas-feiras – 19h às 21h | sábado – 14h às 17h
Inscrições: 14/7 a 20/8
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz
Itanhaém
17 a 24/9 – quintas-feiras – 19h às 21h | sábado – 14h às 17h
Inscrições: 14/7 a 17/9
Local: Espaço Gabinete de Leitura: Praça Carlos Botelho, 149 – Centro


No comments:

Post a Comment