Friday, July 10, 2015

MANGIA CHE TE FA BENE! HOJE, 10 DE JULHO, É O DIA DA PIZZA



Hoje, dia 10 de Julho, é o Dia da Pizza.

Não pense que é alguma data internacional antiga. 

Nada disso. Existe desde 1985, quando o Secretário de Turismo da cidade de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, abriu um concurso estadual para eleger as 10 melhores receitas de pizza da cidade. 

Já a primeira pizza é muito antiga. Foi inventada há mais de 6 mil anos, e não foi na Roma antiga. Era uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam, e que se parecia com nosso pão sírio atual. Era chamada de “piscea”, daí o nome pizza .

Os italianos, centenas de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela passou a ser consumida pela manhã em Padarias, sempre dobrada ao meio, como se fosse um sanduíche. Padeiros mais criativos começaram a acrescentar à pizza outros ingredientes -- como o alho, o alicce e carnes e peixes da região -- e aos poucos ela virou o que é hoje.

Sua disseminação aconteceu por volta de 1889, quando Dom Raffaele Espósito, um Padeiro Napolitano que servia o Rei Umberto I e a Rainha Margherita, resolveu inovar adicionando à massa queijo mozzarella, tomate e manjericão -- ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana --, e em homenagem à Rainha batizou sua receita "Pizza Margherita".

Então, surgiu em Nápoles a primeira pizzaria: a Port'Alba. Ela era um grande ponto de encontro de artistas da época. Alexandre Dumas era um dos frequentadores da Port'Alba, e um dos grandes divulgadores dessa delícia napolitana. 

Os imigrantes se encarregaram de levar a pizza para longe da Itália, e ela acabou chegando aos Estados Unidos, à Argentina e ao Brasil, onde haviam colônias italianas. Pouco a pouco, a pizza foi sendo descoberta pelos mais diversos povos, e hoje é, sem exagero, o prato mais onipresente do Planeta Terra.

Sendo assim, os editores de LEVA UM CASAQUINHO decidiram saudar o Dia da Pizza indicando as cinco melhores pizzas de Santos, além da melhor pizza de frigideira e da melhor pizza em pedaço de balcão de padaria.

Lembrando, claro, que os critérios utilizados nas escolhas são altamente pessoais, e, portanto, discutíveis.

PIZZARIA VAN GOGH
Calabresa Artesanal com Mozarella de Búfala
Uma maravilha a linguiça artesanal perfumadíssima utilizada pela Pizzaria Van Gogh como matéria prima para suas pizzas. Os editores de LEVA UM CASAQUINHO recomendam que seja acrescentada a borda recheada de provolone, absolutamente deliciosa. Com certeza, a melhor pizza de Santos.
Floriano Peixoto 314 (Santos)  
PIZZARIA KOKIMBOS
Rosa (Aliche & Alcachofra)
A Pizza Rosa da Kokimbos é o resultado de uma combinação muito inspirada de ingredientes criada por uma frequentadora numa competição promovida anualmente pela casa. De tão boa, a pizza acabou entrando para o cardápio, e é uma das mais pedidas. Os editores de LEVA UM CASAQUINHO comem a Pizza Rosa de joelhos, profundamente emocionados.
Rua da Paz 61 - Av. dos Bancários 64 - Euclides da Cunha 284 (Santos)
PICCOLA FORNERIA
Calabresa Moída com Erva-Doce
As pizzas da Piccola são muito bem projetadas, com ingredientes equilibrados, sem exageros, e massa fina e leve. De todas as combinações que constam no cardápio extenso da casa, os editores de LEVA UM CASAQUINHO recomendam particularmente a de Calabresa Moída com Erva-Doce -- que, de tão suave e delicada, consegue agradar até aqueles (e aquelas) que não gostam normalmente de comer linguiça.
 Minas Gerais 57 - Almirante Cochrane 62 (Santos)T  
RED SUN PIZZA
Pepperoni com Azeitonas
Uma pizzaria sui-generis, com pizzas anabolizadas, muito recheadas com ingredientes de primeira e bordas sempre salpicadas com parmesão. Os detratores da casa afirmam que uma pizzaria com motivos japoneses é um desacato. Exageros puristas à parte, os editores de LEVA UM CASAQUINHO gostam muito de várias pizzas da casa. Mas a de Pepperoni com Azeitonas, acompanhada de uma Cerveja Lager bem gelada, é campeã.
Rua Bahia 119 (Santos)  
HIRODELLE RESTAURANTE
à Moda da Casa
Durante anos, a Pizzaria Hirondelle foi refúgio para maridos infiéis de Santos que se escondiam na noite de São Vicente com suas amantes. Até que, um belo dia, a Hirondelle foi descoberta pelas mulheres desses maridos infiéis e a festa acabou. A massa bolachinha tradicional da casa permanece a mesma após mais de 40 anos. Recomendamos a Pizza à Moda da Casa, delicada e saborosíssima.
Av. Embaixador Pedro de Toledo 75 (São Vicente)

CAFÉ PAULISTÂNIA
Pizza de Panela
De terça a quinta, o Café Paulistânia monta um balcão com massas de pizza brotinho empilhadas e ingredientes diversos para que você mesmo monte sua pizza. Finalizada essa etapa, o garçon encaminha a pizza que você montou para a cozinha, onde ela é aquecida numa frigideira com tampa até ficar bem torradinha e o queijo derreter. Uma tradição santista inaugurada quase 20 anos atrás pela proprietária Darci Mercki, craque em comidinhas de botequim.
Rua Pindorama 37 (Santos)  
EMPÓRIO BELLA VILLA
Pizza Portuguesa (pedaço)
Basta entrar na Mercearia Bella Villa e olhar para o balcão de salgados para ficar encantado com as pizzas da casa, servidas em pedaços no balcão, como na Nápoles do início do Século passado. Todas são deliciosas. Mas a Pizza Portuguesa, extremamente alta, recheadíssima, é algo realmente fora do comum. Uma fatia vale por um bifinho.
Rua Goiás 44 (Santos)

Chico Marques
está sempre
bem alimentado, 
Graças a Deus!


No comments:

Post a Comment