Saturday, November 28, 2015

ECOS DA BOA E VELHA INGLATERRA NA DÉCIMA EDIÇÃO DA REVISTA GUAIAÓ

por Chico Marques


Todo editor que se aventure num projeto de revista -- ainda mais uma revista sem subvenção de espécie alguma -- sabe que a chance do projeto morrer de asfixia no terceiro número é altíssima. Mas sabe também que, se conseguir sobreviver ao terceiro número, as chances do projeto perdurar indefinidamente são enormes.

A Revista Guaiaó, editada pelo fotógrafo Marcus Piffer, parece estar vivendo esse momento. Chegou bravamente em 2012, reuniu um grupo fixo de colaboradores em torno de edições temáticas e, com isso, disse rapidamente a que veio, afirmando-se como uma revista com a cara de Santos e ostentando um requinte visual que nenhuma outra revista santista jamais sonhou ter.


O tema da nova edição da revista -- que tem lançamento programado para este sábado, às 18 horas, no Baxter's Bar do Clube dos Ingleses -- é "Ecos Britânicos".

A idéia é investigar os rastros e influências que a presença inglesa deixou na região, principalmente na cidade de Santos. 

Muitos traços dessa presença permanecem visíveis no dia a dia da cidade, como o Clube dos Ingleses, o antigas instalações da Cia. Light, os bondes, a Estação do Valongo (inspirada na Victoria Station londrina) e, claro, o football, que aqui virou futebol.

Quem conta essa história é Søren Knudsen, um obcecado pelo tema.


E por falar em football, ou futebol, essa edição da Guaiaó traz uma entrevista de Marcus Vinícus Batista com John Mills, biógrafo oficial do Charles Miller.

Traz também um texto muito divertido e espirituoso de José Roberto Torero sobre como teria sido o primeiro jogo de futebol realizado por aqui, com desenhos de Paulo Von Poser.


E não é só isso. 

Vários outros ecos britânicos estarão ressoando pelas dependências do Clube dos Ingleses neste sábado.

A Guaiaó preparou uma exposição com os ensaios fotográficos das musas temáticas das dez edições da revista, que promete dar um tom retrospectivo à festa.

Desta que, diga-se de passagem, ainda irá contar com um pocket-show de talentoso Cacá Baskerville. 



Na compra de um exemplar de Guaiaó (R$ 20,00), você ganha uma dose de whisky escocês no Baxter's Bar do Clube dos Ingleses.

Venha buscar a décima edição de Guaiaó neste sábado.

Veja logo abaixo o convite gentil do editor da Guaiaó, Marcus Piffer




LEVA UM CASAQUINHO saúda a boa e velha Inglaterra e deseja boa sorte a Marcus Piffer em mais essa empreitada.

Congratulations, Guaiaó.

Congratulations, Santos.






No comments:

Post a Comment