Tuesday, November 3, 2015

NÃO PERCA 'SEGUNDA CHANCE": UM DRAMA DINAMARQUÊS INTENSO E CONTUNDENTE

por Gabriella Feola


"Segunda Chance", longa de Susanne Bier (Serena, Brothers) com seu colaborador de longa data Anders Thomas Jensen, começa com quatro estereótipos típicos de um melodrama e termina por desconstruir todos, questionando as noções de certo e errado em diversas instâncias.

A história acompanha Andreas (Nikolaj Coster-Waldau), um policial, forma o típico casal perfeito junto a sua esposa Anna (Maria Bonnevie), mas tem encontrado dificuldades na tentativa de constituir família com filhos. Andreas perde sossego e a sanidade depois de atender a uma denúncia de agressão entre um casal. No local, o policial se depara com Sanne (May Andersen), uma mulher assustada em um ambiente completamente insalubre que reflete o uso de drogas desenfreado e os abusos de Tristan (Nikolaj Kie Lass), o agressor. Ao abordar Sanne, Andreas encontra um bebê de poucas semanas escondido dentro do armário e completamente descuidado pelos pais.


Tristan já tinha sido preso por Andreas anteriormente por agredir outra namorada e o policial não se conforma por não conseguir tirar a guarda da criança do casal e por ver a liberdade do homem que julga monstruoso.

Bier consegue chocar com cenas fortes e diretas sem ser apelativa. O estado da criança, coberta por fezes e largada em um chão gélido de banheiro, atinge o espectador de uma forma inescapável. Seguindo seu estilo, a diretora da prioridade aos closes aprofundados nos protagonistas. As expressões preenchem muito bem as lacunas do não dito e a diretora sabe dispensar as falas onde elas não são necessárias e deixar o filme conciso e claro.


O caos psicológico das personagens evolui ao longo do filme e fogem dos lugares comuns. Kie Lass, que já trabalhara com Bier em "Brothers" e "Corações Livres", faz de Tristan um malandro que inspira raiva na maior parte do tempo e mas arranca certa simpatia em várias outras. É provável que os que não acompanham o mundo da moda, assistam ao filme e, com razão aclamem a atuação de May Andersen sem fazer ideia que, na realidade, ela trabalha como Modelo da Victoria's Secret e esse é seu primeiro filme. Não se pode dizer que Coster-Waldau se destaca, já que o time mantém um nível alto e igualmente bom de atuações.

A produção dinamarquesa passa longe de se parecer com produções Hollywoodianas, mas conta com uma vantagem na hora de atrair um público que não seria originalmente seu: o longa tem como protagonista um dos homens mais bonitos de Westeros. No entanto, se isso é capaz de atrair alguns fãs da série para o cinema, tão logo quanto o filme comece, já se esquece do ator dentro da personagem. A trama e as atuações sugam o espectador para dentro daquele universo caótico de absurdos e não há como sair sem ser impactado.


SEGUNDA CHANCE
(En Chance Til, 2014, 104 minutos)

Direção
Suzanne Blier

Roteiro
Anders Thomas Jensen

Elenco
Nikolaj Coster-Waldau
Ulrich Thomsen
Nikolaj Lie Kass
Maria Bonnevie
Lykke May Andersen
Thomas Bo Larsen
Bodil Jorgensen
Ole Dupont



No comments:

Post a Comment