Saturday, November 7, 2015

ETHAN HAWKE CHEGA AOS 45 ANOS E NÓS ESCOLHEMOS 6 DE SEUS MELHORES FILMES

por Chico Marques


Ethan Hawke é um daqueles raros atores americanos que, mesmo diante de propostas tentadoras para fazer carreira em Hollywood, nunca hesitou em trocar um papel altamente rentável numa produção mainstream qualquer por experiências incertas, mas altamente satisfatórias em termos artísticos, no cinema independente. 

Nascido em Austin, Texas, ele desde cedo se revelou um artista multitalentoso. Participou como ator de quase 60 filmes e já dirigiu dois longas, três peças Off-Broadway plays e um documentário. Também escreveu dois romances: The Hottest State (1996) e Ash Wednesday (2002).

Estreou como ator juvenil em Explorers (1985), mas só foi realmente notado em 1989, no grande sucesso de público "Sociedade dos Poetas Mortos". No entanto, foi ao lado do cineasta independente Richard Linklater, seu amigo e parceiro em diversos projetos, que desenvolveu uma filmografia de peso, em trabalhos como "The Newton Boys",  "Tape" e "Fast Food Nation", além, é claro, da festejada trilogia de comédias românticas "Before Sunrise-Before Sunset-Before Midnight", sempre ao lado da adorável Julie Delpy, e do premiadíssimo "Boyhood", que encantou a todos no ano passado.


Ethan Hawke chega aos 45 anos de vida fazendo o que sempre fez: alternando papéis em filmes de ação com papéis como protagonista em filmes independentes, além de aventuras teatrais como as peças shakespearianas "A Winter Tale" (2008, direção de Sam Mendes) e "Macbeth" (2013, direção de Jack O' Brien). Tem quatro filhos: dois com Uma Thurman, sua primeira mulher, e outros dois com Ryan Shawhughes, com quem está casado há sete anos. 

Nós aqui, como de hábito toda semana, vamos celebrar o aniversário de Ethan Hawke escolhendo seis de seus filmes menos conhecidos nas estantes da Vídeo Paradiso. Vamos a eles:
  
CAINDO NA REAL
(Reality Bites, 1994, direção: Ben Stiller)
Comédia romântica sobre a chamada Generation X, aquela dos "20 e poucos anos", do início dos anos 90, às voltas com seus problemas existenciais e profissionais. A protagonista é a recém-formada Lelaina (Winona Ryder), que trabalha num programa de TV. Enquanto tenta se firmar profissionalmente, ela se divide entre um executivo da TV (Ben Stiller, também estreando como diretor) e um bonitão rebelde e durão (Ethan Hawke). Pode até soar um pouco datado hoje, 21 anos depois, mas ainda é um filme muito interessante, que corre o risco de acabar meio esquecido nas programações dos canais por assinatura, e que merece ser resgatado. 
(99 minutos)
HAMLET 
(Hamlet, 2000, direção: Michael Almereyda)
2000, Cidade de Nova York. Após a morte de seu pai (Sam Shepard) o presidente de uma poderosa companhia, o jovem Hamlet (Ethan Hawke) retorna da universidade para o casamento de seu tio Claudius (Kyle McLachlan) com sua mãe Gertrude (Diane Venora). Suspeitando que seu pai tenha sido assassinado, Hamlet é tomado por um ódio mortal por seu tio, que agora substitui seu pai na presidência da empresa. Hamlet segue, ao lado de seu amigo Laertes (Liev Schreiber), determinado a vingar a morte de seu pai, e acaba por se apaixonar pela adorável e sedutora Ophelia (Julia Stiles), que é manipulada por seu pai Polonius. Uma bela e curiosa versão corporativa da grande tragédia de William Shakespeare, cuja ação se passa nos andares mais altos de prédios da cidade de Nova York, onde revelações, traições e mentiras irão destruir a vida de todos aqueles que estão envolvidos. Ethan Hawke está simplesmente impressionante como o jovem Hamlet. Almereyda e Hawke voltaram a trabalhar juntos  ano passado numa nova adaptação shakespeariana extremamente criativa para "Cymbeline", que se transforma numa guerra entre policiais corruptos e gangs de rua. 
(112 minutos)
GRANDES ESPERANÇAS
(Great Expectations, 1998, direção: Affonso Cuarón)
No instante em que Finn (Ethan Hawke) coloca os olhos em Estella (Gwyneth Paltow), ela se transforma em sua musa e sua obsessão. Alertado de que "ela só irá fazer você sofrer", Finn decide lutar pelo seu amor. Alguns anos mais tarde, já trabalhando como artista plástico na cidade de Nova York, ele se reencontra com a fria e bela Estella. E então, quando ela concorda em posar para ele, Finn sente que suas "great expectations" podem afinar tornarem-se virar realidade. Baseado no romance clássico de Charles Dickens, essa adaptação cinematográfica altamente criativa mostra de forma magníficoa -- e o mérito é todo do diretor mexicano Affonso Cuarón -- como se processa o desejo entre duas pessoas de mundos diferentes, ligadas pelo destino e predestinadas a tocar um na alma do outro. Hawke e Paltrow estão ótimos, mas Robert DeNiro e Anne Bancroft é que roubam a cena em deliciosos papéis secundários. (111 minutos)
ROUBANDO VIDAS
(Taking Lives, 2004, direção: D J Caruso)
A agente especial do FBI Illeana Scott (Angelina Jolie) não acredita nas técnicas tradicionais para decifrar uma mente assassina. Sua abordagem não-convencional é muitas vezes o único meio de chegar à identidade dos assassinos. Dois detetives de Montreal, Paquette (Olivier Martinez) e Duval (Jean-Hughes Anglade), estão investigando um assassinato e decidem aceitá-la para entrar na mente do assassino. Scott acaba pressupondo que o criminoso é um "rouba-vidas", um tipo de psicopata homicida que assume a identidade das vítimas. À medida que aumenta a pressão para a captura do assassino, os métodos nada ortodoxos de Scott a distanciam de Paquette e Duval. Então, quando uma atração inesperada a lança num envolvimento amoroso, ela começa a duvidar de seus instintos. Aneglina Jolie e Ethan Hawke estão fascinantes neste thriller de alta tensão, que ainda traz no elenco Gena Rowlands, Paul Dano, Jean Hughes Anglade e Keifer Sutherland. (103 minutos)
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
(Before The Devil Knows You Are Dead, 2007, direção: Sidney Lumet)
Nova York. Andrew "Andy" Hanson (Philip Seymour Hoffman) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar de uma auditoria, que demonstrará graves problemas na sua área, convence o irmão Hank (Ethan Hawke) -- que também tem problemas financeiros, deve três meses da pensão da sua filha, cuja guarda está com a ex-mulher (Marisa Tomei) -- a assaltar a joalheria dos pais deles: Charles (Albert Finney) e Nanette (Rosemary Harris). O plano parece fácil, pois eles conhecem bem o funcionamento do lugar. Na hora da ação, os dois esperavam encontrar apenas uma idosa funcionária, mas sua mãe aparece de surpresa na hora do roubo. O cúmplice de Hank acaba ferindo-a tão gravemente que ela, apesar de não falecer, é considerada clinicamente morta. Charles jura se vingar a qualquer custo dos culpados, sem saber que está à caça de seus próprios filhos. Agora os dois irmãos precisarão lidar com as repercussões do seu trágico plano. Filme testamento do grande diretor novaiorquino Sidney Lumet, e um verdadeiro tour de force promovido por Hoffman e Hawke. Filmaço.
(117 minutos)
ESTRANHA OBSESSÃO
(The Woman In the Fifth, 2011, direção: Pawel Pawlikowski)
Tom Ricks (Ethan Hawke) é um escritor americano deprimido que foge para Paris após um escândalo que arruinou seu casamento e sua carreira como professor de cinema em uma pequena universidade americana. Ele quer ver sua filha, mas existe uma ordem restritiva do juiz que ele tenta, sem muito sucesso, anular. Sem dinheiro e sem lugar para morar, tudo dá errado na vida de Harry. Ele conhece em um sarau literário uma bela viúva húngara, Margit (Kristin Scott Thomas), uma mulher misteriosa pela qual se apaixona e que se torna sua única esperança de um futuro melhor. Essa aventura romântica reacende sua imaginação literária, mas tudo, de uma hora para outra, começa a desandar novamente. Um drama surpreendente, que traz Hawke numa performance brilhante. Contracenar com kristin Scott-Thomas, definitivamente, não é para quem quer, é para quem pode. Belíssimo filme. (85 minutos)





No comments:

Post a Comment