Sunday, November 22, 2015

POEMINHA DE DOMINGO (por Torquato Neto)




COGITO

Torquato Neto



eu sou como eu sou

pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou como eu sou

agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes

nesta hora


eu sou como eu sou

presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim
eu sou como eu sou
vidente 
e vivo tranquilamente 
todas as horas do fim.




Torquato Pereira de Araújo Neto 
nasceu em Teresina, Piauí, 
em 09 de Novembro de 1944.
Estudou no mesmo colégio
que Gilberto Gil, em Salvador,
tornando-se amigo do compositor
e também dos irmãos
Caetano Veloso e Maria Bethânia.
Em 1962 mudou-se para o Rio de Janeiro,
onde iniciou um curso de Jornalismo.
Sem o diploma, começou a exercer
a profissão em diversos jornais cariocas.
 Foi um dos mentores intelectuais 
do movimento tropicalista, 
participou da famosa capa do LP 
"Tropicália ou Panis et Circenses", 
que trazia duas composições suas: 
"Mamãe, Coragem" e "Geléia Geral".
Um dia após completar 28 anos de idade, 
ligou o gás do banheiro e suicidou-se. 
Era 10 de novembro de 1972 e o Brasil 
perdia um de seus melhores poetas.



No comments:

Post a Comment