Wednesday, November 18, 2015

FOGO E PAIXÃO, UMA COMÉDIA PAULISTANA DELICIOSA DOS ANOS 80 (CineclubePagu 19hs)

por Chico Marques



Ninguém pode acusar os arquitetos Isay Weinfeld e Márcio Kogan e não terem ousado em sua estréia como diretores de cinema em "Fogo e Paixão".



Apesar do filme soar extremamente datado visto hoje, 27 anos depois de ter sido realizado, é importante lembrar que ele foi realizado seguindo um modelo pioneiro no Cinema Brasileiro na época.



Foi rodado sem um único tostão da Embrafilme, através de um sistema de cotas que lembra bastante os projetos em crowdfunding tão em voga no momento.



Não esnobaram a Embrafilme por despeito na ocasião. Na verdade, só não estavam com saco para enfrentar o festival de entraves burocráticos e a falta de recursos que dominava o cinema nacional na época, que levavam dezenas de projetos a terminar abandonados.




Weinfeld e Kogan levaram nada menos que 15 anos entre o primeiro filme Super-8 (por sinal, premiado num festival realizado em Curitiba em 1968) e o genial curta "Idos Com O Vento", em que os dois roteirizaram a orelha do clássico romance de Margareth Mitchell "E O Vento Levou".


O sucesso de "Idos Com O vento" foi tamanho que eles tomaram coragem e decidiram que estava na hora de apostar suas fichas num longa metragem

Assim nasceu "Fogo e Paixão" em 1988, que teve recepção calorosa da critica mas acabou vítima de um lançamento nos cinemas completamente atrapalhado, o que o levou a ser mais visto em home-vídeo do que na tela grande.



Orçado em U$ 700 mil, "Fogo e Paixão" é uma comédia despretenciosa que acompanhando um grupo de turistas em visita a São Paulo num "sight-seeing" rodoviário. É extremamente caricato e lembra bastante certas investidas cinematográficas do lendário diretor francês Jacques Tati.



Mesmo tendo envelhecido mal, e mesmo parecendo à primeira vista apenas uma curiosidade cinematográfica com a cara dos Anos 1980, "Fogo e Paixão" vai além disso. 



É um filme extremamente bem realizado, que permanece muito engraçado e que merece ser visto nos dias de hoje nem que seja por seu pioneirismo empreendedor na história da produção de cinema no Brasil.


FOGO E PAIXÃO

(1988, 90 minutos)



Direção e Roteiro
Isay Weinfeld
Márcio Kogan



Elenco
Cristina Mutarelli
Carlos Moreno
Fernando Amaral
Iara Jamra
Julio Levy
Fernanda Montenegro
Paulo Autran
Tonia Carreiro
Rita Lee
Regina Casé
Sérgio Mamberti
Nair Bello



No comments:

Post a Comment