Friday, November 13, 2015

O GRANDE VENCEDOR DESTE ANO EM CANNES ESTRÉIA HOJE. MAS NÃO ESPERE MUITO DELE.

por Chico Marques


Se serve de consolo para realizadores de cinema daqui no Brasil, que a cada ano que passa tem que conviver mais e mais com interferências de órgãos públicos nas temáticas de seus trabalhos para que eles possam ser agraciados pela Lei Rouanet e com isso tenham mais facilidade de captar recursos de produção em Empresas Estatais, aqui vai um consolo: o que acontece na França não é muito diferente do que acontece aqui. Basta ver a produção atual de lá e comparar com a daqui. Trinta por cento são comédias ligeiras. Outros 30 por cento, filmes de ação. E os 30 por cento restantes, dramas sociais envolvendo problemas atuais. De toda essa produção, resta apenas uma fatia de 10 por cento, ou menos, destinada a filmes não tão facilmente classificáveis, e que parecem ter sido feitos para perdurar.


"Dheepan - O Refúgio" é um drama social que tenta fugir um pouco do padrão. E até consegue. Mas não por muito tempo. Adaptado de "As Cartas Persas", de Montesquieu, é sobre Dheepan, um guerreiro de uma facção em luta no Sri Lanka que para escapar para a Europa, depois de uma derrota, precisa adotar mulher e criança e simular uma vida familiar. Com documentos forjados, seguem para a França, onde Dheepan consegue emprego como zelador em um condomínio de classe baixa, enquanto que Yalini passa a trabalhar como empregada doméstica para um idoso com problemas de saúde. Illayaal, a única que tem algum conhecimento de francês, tem de encarar escola nova e aprender a lidar com seus pais de mentira. Mas Dheepan se e envove com as gangs que disputam o tráfico na região, e se acomoda por alí, mesmo sem falar frances, enquanto sua (falsa) mulher tenta fugir para Londres, onde tem parentes e vislumbra uma vida melhor. 

Ou seja: temos aqui vários temas da moda reunidos: o drama da emigração mesclado com o drama da periferia mesclado com o drama das drogas nas cidades de médio e grande porte. Com performances interessantes dos atores que interpretam Dheepan (Antonythasan Jesuthasan), Yalini (Kalieaswari Srinivasan) e a pequena Illayaal (Claudine Vinasithamby), uma série de situações inusitadas bem exploradas pelo roteiro -- a cena em que Yalini  conhece o traficante em cuja casa vai trabalhar como doméstica e fica intrigada com a tornozeleira eletrônica que ele carrega -- e uma bela fotografia. 


Mas, convenhamos, "Deephan" é apenas mais do mesmo. Não há nada nele em termos artísticos que justifique a Palma de Ouro que o filme recebeu no Festival de Cannes deste ano. Daí, se você for daquelas pessoas que ainda tem paciência e compaixão suficientes para sair de casa e flertar com a desgraça cotidiana alheia na tela de cinema mais próxima, divirta-se: esse filme é sob medida para você. 

Eu, francamente, não aguento mais essa ladainha que se repete ano após ano dos jurados do Festival de Cinema de Cannes sempre premiarem filmes como esse, que mal nasceram e já despontam para o esquecimento. 


DHEEPAN - O REFÚGIO 
(Dheepan, 2015, 109 minutos) 

Direção e Roteiro
Jacques Audiard

Produção
Pascal Caucheteux 

Fotografia
Éponine Momenceau 

Montador
Juliette Welfling

Elenco
Bass Dhem
Claudine Vinasithamby
Faouzi Bensaïdi
Franck Falise
Jean-Baptiste Pouilloux
Jesuthasan Antonythasan
Joséphine de Meaux
Kalieaswari Srinivasan
Marc Zinga
Nathan Anthonypillai
Vasanth Selvam
Vincent Rottiers


em cartaz no Cinespaço Miramar Shopping


No comments:

Post a Comment