Tuesday, January 10, 2017

A FALSA LOIRA (uma crônica publicitária de Carlão Bittencourt)


A imaginação é a pipa que
se pode empinar mais alto
(Lauren Bacall)


Mais do que um publicitário de sucesso, o herói desta história é uma lenda viva da propaganda brasileira. Criou a agência mais famosa dos anos 70/80 e, muito mais difícil, tratou de reinventá-la nos anos 90, em parceria com outros craques. O homem não é fraco.

Seu nome é Alex. Alex Periscinoto. E esta passagem trata da sua imensa criatividade, que extrapola em muito o circuito da propaganda.

Na época em que o fato aconteceu, Alex ainda estava longe de ser um poderoso dono de uma grande agência. Era, então, Diretor de Arte de uma grande loja de departamentos, em São Paulo. O Mappin.

Alex era casado, mas não era santo. Depois, de trocar olhares com uma bela loira, colega de trabalho, o assunto prosperou. Bastante. E a dupla partiu para a criação de algo bem mais interessante do que um mero tablóide de ofertas.

Acontece que o demo não pode ver ninguém feliz. Vacilou, o tinhoso atrapalha a vida do alheio.

Depois do dever cumprido, Alex estava saindo do hotel com a loira. De repente, no meio do trânsito viu o cunhado, no carro ao lado. Rápido, cumprimentou o contraparente e pegou a primeira rua à direita, sem que o outro pudesse ver o rosto da jovem.

Antevendo os problemas que teria pela frente, posto que o cidadão era um tremendo dedo duro, Alex deixou a garota num ponto de táxi e voltou ao trabalho. Na loja, pegou um manequim feminino e tratou de deixá-lo o mais parecido possível com a sua acompanhante. A começar por uma peruca loira, quase igual aos cabelos da moça. Feito isso, colocou a boneca gigante no banco da frente do carro e foi para casa. Sua cara era a imagem da pureza. Um santo.

Mal tinha aberto a porta e a bronca começou. Feia. Sua mulher, já envenenada pelo irmão, via telefone, pois o celular ainda não era nem projeto, ela só não lhe disse boa noite. O resto foi serviço completo. Esculhambou o marido.

Com a maior cara de inocente, Alex negou tudo. Lógico. Disse que havia saído do trabalho, passado num fotógrafo para pegar uns cromos e, de lá, ido diretamente para casa. Só isso, mais nada. Não adiantou. A patroa estava mesmo virada num siri. E continuou a espinafração.

Quando a expressão loira oxigenada foi proferida pela enésima vez, Alex virou a mesa. Soltou uma gargalhada gostosa e disse à esposa ofendida que sabia exatamente o que tinha acontecido. E que tudo não passava de um mal entendido. Bobo. Tranqüilo, convidou-a para ir à garagem.

Assim que chegaram junto do carro, disse, apontando para o manequim:

"Pronto, querida, eis a sua Marilyn Monroe!!!"


Carlão Bittencourt
é redator publicitário
e cronista.
É autor de
"Pela Sete - Breves Histórias do Pano Verde"
(2003, Editora Codex),
um mergulho no universo
dos salões de bilhar de São Paulo
e escreve todas as quartas
em LEVA UM CASAQUINHO.




No comments:

Post a Comment