Friday, January 13, 2017

SAMPA-RIO WEEKEND (de 13 a 15 de Janeiro)







NEURA
Teatro Gazeta
Sextas 21 horas
Sábado 21.30 horas
Domingos 20 horas
Regiana Antonini (Doidas e Santas, Amadas, Tô Grávida, Chá Das Cinco) tem como característica escrever peças teatrais sobre o seu tempo. Ela busca na própria vida coisas que vê, escuta, observa, questiona e sente. Esse é o seu material de trabalho: a observação daquilo que está em sua volta. Seus personagens estão todos por aí, andando nas ruas, sentados nos bares ou correndo nos parques. No texto Neura, os personagens não apareceram aleatoriamente. Regiana percebeu que ela mesma precisava saber controlar seus desejos e suas neuroses. Entendeu que, por viver numa cidade grande, o seu ritmo de vida estava cada vez mais acelerado. E ao abrir seu foco, observou que a maioria das pessoas também está assim: estressada, solitária, carente, imediatista, violenta, enfim… neurótica mesmo. É só abrir os jornais e constatar através das notícias que a loucura se instala em nossas vidas a cada dia. E é aí, que o teatro entra. Com a função de retratar uma época e suas características. A NEURA é uma das fotos mais ampliadas do nosso tempo. Essa comédia de oito esquetes tem uma linguagem simples e divertida e traz atores que se desdobram em vários personagens, surpreendendo o público que vai se identificar, rir de si mesmo, ou lembrar-se de alguém muito parecido com um dos personagens. Estreou em 2/12/2016. Em cartaz até 29/01/2017.


BAKER STREET 221B
Teatro Serrador
Sábados e Domingos 17 horas
Sherlock Holmes e seu assistente, Dr. Watson, investigam casos de assassinatos pelas ruas de Londres e enfrentam um grande desafio: capturar um serial killer e impedir que faça mais vítimas pelas ruas de Londres. A comédia mantém o universo de suspense investigativo criado por Artur Conan Doyle e eleva o desdobramento da trama e desfecho dos acontecimentos. Os apuros do personagem e a linguagem adotada definem o caráter cômico da montagem. O texto é uma criação coletiva dos atores, e construído durante os ensaios, com exercícios de improviso específicos do teatro físico.Texto: Companhia Imaginário Coletivo. Direção: André Paes Leme. Elenco: Ícaro Silva, Fábio Cardoso, Hannah Jacques, Julia Morales, Lorena Medeiros, Luísa Pinheiro e Mariah Viamonte. Estreou em 07/01/2017. Em cartaz até 19/02/2017.



PARALAMAS DO SUCESSO
13 e 14 de Janeiro
SESC Pompéia – São Paulo
Mesmo sem novidades, mesmo apresentando apenas o mesmo repertório retrospectivo de carreira de sempre, os Paralamas chegam ao 35° aniversário de carreira implacáveis e impecáveis em termos musicais, com seus três integrantes originais mostrando controle completo sobre seus poderes como músicos e satisfazendo novos e velhos fãs com performances arrebatadoras. É a única grande banda ainda ativa dos Anos 80 que, mesmo sobrevivendo a uma tragédia terrível, ainda mantém sua formação original: Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. Ah, e nunca parou de evoluir musicalmente. Dizer o que mais a respeito deles? Corra lá, e não perca esse show no SESC Pompeia sob hipótese alguma.



CÍCERO
12 de Janeiro
Cine Joia – São Paulo
13 de Janeiro
Circo Voador – Rio de Janeiro
Cícero é bicho de estúdio. Gravou três discos muito interessantes: Canções de Apartamento (2011), Sábado (2013) e A Praia (2016). Dizem as más línguas que ele se atrapalha um pouco em apresentações ao vivo. Eu confesso que nunca o vi ao vivo. Gosto muito dos discos, a ponto de indicá-los sem susto. Se puder, vou assistí-lo. Vai que ele surpreende, e consegue dar um cala boca em seus detratores de gigs anteriores...



LENINE
13 de Janeiro
Tom Brasil – São Paulo
Lenine é um assombro na cena musical brasileira. Consegue ser hoje, em plena maturidade artística, ainda mais ousado e moderno que era em 1983, quando estreou ao lado do também pernambucano Lula Queiroga no já lendário LP Baque Solto. Dono de um trabalho nada óbvio, que é extremamente bem aceito no Continente Europeu, Lenine segue gravando discos onde sempre coloca a música plural de Pernambuco inserida na Cena Mundial. E, por menos apelativos que sejam esses discos, está sempre pronto a apresentar seu repertório ao vivo. Gosta de estar no palco com sua banda defendendo suas canções. Seu novo show, no qual lançará seu mais recente álbum, Carbono, traz novidades interessantíssimas, e deve surpreender até mesmo seus admiradores de longa data. Não perca!



NEY MATOGROSSO
13 e 14 de Janeiro
Vivo Rio – Rio de Janeiro
Ney continua circulando com seu espetáculo Atento aos Sinais, criado para celebrar seus 40 anos de carreira artística dois anos atrás. O repertório mudou um pouco. Se antes ele era totalmente focado no repertório do último disco, trazendo apenas 5 ou 6 números mais conhecidos no set final, agora está mais "meio a meio". A essa altura de sua carreira, Ney não tem medo de se apoiar unicamente na excelência de sua interpretação e na sua personalidade magnética no palco. Mescla composições de Paulinho da Viola (“Roendo as Unhas”), Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Criolo, Lobão (“Vida Louca”), Itamar Assumpção (“Fico Louco”), Dani Black (“Oração”) e Vitor Ramil, entre vários outros. Mesmo quem não for fã ardoroso dele -- o meu caso -- vai chegar ao final de suas performances musicais de boca aberta com a excelência de seu trabalho. Nei é impressionante. Show obrigatório.



LÔ BORGES
13 a 15 de Janeiro
SESC Vila Mariana – São Paulo
O mineiro da gema Lô Borges é responsável por uma das obras musicais mais notáveis do pop brasileiro moderno, além de ser um dos artistas mais inclassificáveis da música brasileira. Membro fundador do Clube da Esquina, Lô tem tido seus discos originais reavaliados e revalorizados nos últimos anos. Nesse show, ele vem acompanhado por sua ótima banda e passa a limpo o repertório do seu álbum de estreia --  Lô Borges (1972), o “disco do tênis”. Não perca.



METÁ METÁ
14 de Janeiro
Circo Voador – Rio de Janeiro
Se você ainda não conhece o grupo da cantora Juçara Marçal, do saxofonista Thiago França e do guitarrista Kiko Dinucci, está mais do que na hora de conhecer. O Metá Metá andou se apresentando ao lado de Maurício Pereira no ano passado, mas agora está de volta por conta própria, apresentando seu trabalho originalíssimo e com um suingue roqueiro muito envolvente. Altamente recomendado.



TUTTI FRUTTI
14 de Janeiro
SESC Belenzinho – São Paulo
Hosana Nas Alturas! A fabulosa banda de apoio de Rita Lee nos anos 70 (fase pré-Roberto de Carvalho) está de volta à ativa, ainda que com apenas dois integrantes da formação original: o notável guitarrista Luiz Carlini e o excelente baterista Franklin Paolillo. Mas, na medida em que eles tem a bênção das meninas Rita Lee e Lucinha Turnbull, o retorno do Tutti Frutti acaba ganhando um contorno todo especial. Nesse show, eles vão apresentar na íntegra justamente o álbum Fruto Proibido. E não se espantem se Lucinha Turnbull aparecer na plateia e decidir subir ao palco. Ela gosta de fazer esse número -- e o público do Tutti Frutti gosta mais ainda.



JARDS MACALÉ
14 e 15 de Janeiro
SESC Pompeia – São Paulo
O veterano Macau, como é chamado pelos amigos, está de volta aos palcos paulistanos com uma banda bem interessante, para fazer uma retrospectivade sua carreira a pretexto de seu novo box com que foram incluídas em um recente box com 4 cds Jards Macalé – Anos 70. Considerando que algumas dessas composições -- como "Vapor Barato" e "Dona do castelo" -- são verdadeiros clássicos na música brasileira, não parece haver contraindicações para esse show, apesar de Macao ter andado meio ranheta nos últimos tempos…





O veterano Macau, como é chamado pelos amigos, está de volta aos palcos paulistanos com uma banda bem interessante, para fazer uma retrospectivade sua carreira a pretexto de seu novo box com que foram incluídas em um recente box com 4 cds Jards Macalé – Anos 70. Considerando que algumas dessas composições -- como "Vapor Barato" e "Dona do castelo" -- são verdadeiros clássicos na música brasileira, não parece haver contraindicações para esse show, apesar de Macao ter andado meio ranheta nos últimos tempos…

No comments:

Post a Comment