Wednesday, January 18, 2017

A GRANDE VIRADA (uma reminiscência publicitária de Carlão Bittencourt)



“Não fumo, não bebo e não cheiro.
Só minto um pouquinho”
(Tim Maia)


Uma das equipes de criativos mais talentosas jamais reunidas foi o Dream Team. Liderada por Otacílio de Santos, aquela criação fez e aconteceu durante um tempão, numa antiga agência de São Paulo. E mais teria feito, não fosse a proposta do dono de outra super agência para que eles fossem para lá.

O homem queria dar uma virada na casa. O convite era irrecusável. Primeiro, porque se tratava do reconhecimento de uma das maiores agências do mercado ao trabalho daquele grupo de criativos. Depois, porque representava um novo desafio profissional. Por último, porque a proposta financeira beirava a estratosfera. Resultado: Otacílio e o Dream Team toparam.

Já nos primeiros dias de agência nova estavam totalmente à vontade. Criando como sempre e se divertindo como nunca.

Quarta-feira, três e pouco da tarde.

O grupo estava a todo vapor, às voltas com uma campanha. Otacílio ligou para a copa e pediu gelo e copos. Em menos de dez minutos o garçom trouxe tudo. O presidente de criação tirou o lacre do uísque 12 anos, pôs gelo nos copos e começou a servir a bebida. Entretanto, como a garrafa fosse conta-gotas, ele se viu obrigado a sacudi-la, para que o precioso malte caísse mais rapidamente. A sede era grande.

Estava nessa função quando a porta se abriu e o dono da agência entrou na sala. Ao ver o capitão do Dream Team, de garrafa na mão, no meio do expediente, ele fez uma cara de quem não estava entendendo. Mas não chegou a dizer nada. Otacílio não deixou. Rápido no gatilho, antes mesmo que o patrão esboçasse uma frase, lascou, inapelável:

"É isso aí, Alex:
você não chamou a gente pra darmos uma virada???
Pois é, estamos “virando”..."

Que maravilha!



Carlão Bittencourt
é redator publicitário
e cronista.
É autor de
"Pela Sete - Breves Histórias do Pano Verde"
(2003, Editora Codex),
um mergulho no universo
dos salões de bilhar de São Paulo
e escreve todas as quartas
em LEVA UM CASAQUINHO.




No comments:

Post a Comment