Monday, January 30, 2017

COM VOCÊS, OS FILMES INDEPENDENTES QUE BRILHARAM NO SUNDANCE FILM FESTIVAL 2017



por Carlos Cirne
para Colunas e Notas


O Sundance Film Festival 2017 anunciou seus vencedores na noite deste sábado, dia 28.

A cerimônia, além de uma celebração ao cinema independente, foi também uma grande tomada de posição contra a política praticada pelo novo presidente, Donald Trump.

Sua Ordem Executiva proibindo a entrada de cidadãos de diversos países predominantemente muçulmanos nos EUA lançou uma sombra sobre o festival, um dia após sua abertura.

Para o Brasil, a grata surpresa de um dos prêmios do Sundance Institute para o diretor Fernando Coimbra, de “O Lobo Atrás da Porta” (2013).

Confira abaixo os vencedores:


EUA - FICÇÃO
Grande Prêmio do Júri: “I Don’t Feel At Home In This World Anymore”, de Macon Blair
Direção: Eliza Hittman, por “Beach Rats” Prêmio Waldo Salt (roteiro): “Ingrid Goes West”, de Matt Spicer e David Branson Smith
Prêmio Especial do Júri para Diretor Revelação: Maggie Betts, por “Novitiate”
Prêmio Especial do Júri para Ator-Atriz Revelação: Chanté Adams, por “Roxanne Roxanne”
Prêmio Especial do Júri para Fotografia: “Yellow Birds”
Prêmio do Público: “Crown Heights”, de Matt Ruskin

EUA - DOCUMENTÁRIO
Grande Prêmio do Júri: “Dina”, de Dan Sickles e Antonio Santini
Direção: Peter Nicks, por “The Force”
Prêmio Orwell: “Icarus”, de Bryan Fogel
Prêmio Especial do Júri para Enredo: “Strong Island”, de Yance Ford
Prêmio Especial do Júri para Montagem: “Unrest”
Prêmio Especial do Júri para Resultado Inspirador: “Step”, de Amanda Lipitz
Prêmio do Público: “Chasing Coral”, de Jeff Orlowski



WORLD CINEMA - FICÇÃO
Grande Prêmio do Júri: “The Nile Hilton Incident”, de Tarik Saleh (Suécia / Alemanha / Dinamarca)
Direção: “God’s Own Country”, de Francis Lee (Reino Unido)
Prêmio Especial do Júri para Roteiro: “Pop Aye”, de Kirsten Tan (Cingapura / Tailândia)
Prêmio Especial do Júri para Visão Cinematográfica: “Free And Easy”, de Jun Geng (Hong Kong)
Prêmio Especial do Júri para Fotografia: “Axolotl Overkill”, de Manu Dacosse (Alemanha)
Prêmio do Público: “Sueño en Otro Idioma”, de Ernesto Contreras (México / Holanda)

WORLD CINEMA – DOCUMENTÁRIO
Grande Prêmio do Júri: “Last Men In Aleppo”, de Feras Fayyad (Dinamarca / Síria)
Direção: “Winnie”, de Pascale Lamche (França / Holanda / África do Sul)
Prêmio Especial do Júri para Enredo: “Rumble: The Indians Who Rocked The World”, de Catherine Bainbridge e Alfonso Maiorana (Canadá)
Prêmio Especial do Júri para Visão de Comando: “Motherland”, de Ramona S. Diaz (EUA / Filipinas)
Prêmio Especial do Júri para Fotografia: “Machines”, de Rodrigo Trejo Villanueva (Índia / Alemanha / Finlândia)
Prêmio do Público: “Joshua: Teenager Vs Superpower”, de Joe Piscatella (EUA)



NEXT – Prêmio do Público: “Gook”, de Justin Chon (EUA)

Sundance Institute – Global Filmaking Awards
• “Yalda”, de Massoud Bakhshi (Irã)
• “Mignonnes”, de Maimouna Doucoure (França)
• “The Hanged”, de Fernando Coimbra (Brasil)
• “Untitled Rock Opera”, de Agnieszka Smoczynska (Polônia)

Sundance Institute – Prêmio NHK: “I Came By”, de Babak Anvari (Reino Unido)

Prêmio Alfred P. Sloan – Longa: “Marjorie Prime”, de Michael Almereyda (EUA)



CURTA-METRAGENS
Grande Prêmio do Júri: “And so we put goldfish in the pool”, de Makoto Nagahisa (Japão)
Ficção (EUA): “Lucia, Before And After”, de Anu Valia (EUA)
Ficção (Internacional): “And The Whole Sky Fit In The Dead Cow’s Eye”, de Francisca Alegría (Chile / EUA)
Não Ficção: “Alone”, de Garrett Bradley (EUA)
Animação: “Broken – The Women’s Prison At Hoheneck”, de Volker Schlecht e Alexander Lahl (Alemanha)
Prêmio Especial do Júri para Fotografia: “Dadyaa — The Woodpeckers Of Rotha” (Nepal / França)
Prêmio Especial do Júri para Montagem: “Laps” (EUA)





Carlos Cirne é crítico de Cinema
e há 14 anos produz diariamente
com o crítico teatral Marcelo Pestana
a newsletter COLUNAS E NOTAS,
de onde o texto acima foi colhido.






No comments:

Post a Comment