Thursday, October 8, 2015

"AMERICAN ULTRA": ENFIM, UM FILME DE AÇÃO FORA DOS PADRÕES E DOIDINHO DE PEDRA

por Chico Marques


Todo mundo sabe que a depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno. 

E todo mundo que sofre de depressão sabe melhor do que ninguém que depressão e maconha definitivamente não combinam bem. 

Como esquecer daquele personagem sensacional de Michael Douglas no filme "Meninos Incríveis", de Curtis Hanson, que, graças à depressão e ao uso intermitente da maconha, está escrevendo um romance que já passou das 2 mil páginas e simplesmente não consegue terminá-lo?

Cá entre nós: para um tema tão em voga nos dias de hoje, estava mais do que na hora da dobradinha "maconha + depressão" começar a entrar mais na pauta dos roteiristas de Hollywood -- até porque essa combinação tem tudo para abastecer tematicamente roteiros de filmes altamente promissores.


É o que acontece em "American Ultra", uma dark comedy bem bacana e extremamente climática assinada por Nima Nourizadeh -- o mesmo diretor do divertidíssimo "Projeto X – Uma Festa Fora de Controle"

A história é a seguinte: Mike Howell (Jesse Eisenberg) é um jovem que leva uma rotina normal na pacata cidade do interior. Trabalha como caixa em uma Loja de Conveniências, fuma maconha em quantidades industriais e mantém um romance, ou coisa que o valha, com Phoebe Larson (Krsten Stewart), que também fuma maconha intermitentemente.

Os dois donham em se casar no Hawaii, mas os constantes ataques de pânico que Mike tem toda vez que ameaça deixar sua cidade simplesmente o impedem de entrar em um avião, e inviabilizam qualquer ação nesse sentido, o que o deixa ainda mais deprimido. 

E então, como se tudo isso já não fosse um transtorno sufucientemente irritante, surge de repente em sua vida uma mulher misteriosa, chamada Victoria Lasseter (Connie Britton). A partir daí, ele passa a ser perseguido onde quer que vá sem nenhum motivo aparente, o que vai levá-lo ao desespero. 

Como se tudo isso não fosse o bastante, a trama sofre um reviravolta espetacular quando Mike faz uma descoberta surreal a respeito de si mesmo: ele é, na verdade, um assassino frio treinado pela CIA, que sofreu uma espécie de lavagem cerebral e está "adormecido", aguardando apenas um "chamado" para entrar em ação.

Rocambolesco?

Pois preparem-se: isso é só o começo.


Jesse Eisenberg é um ator extremamente simpático que rende muito bem como esse 'Manchurian Candidate" emaconhado. É um ator suficientemente bom para conseguir dar forma a um personagem tão pouco convincente e ainda torná-lo engraçado. 
Já Kristen Stewart é linda até completamente descabelada e cheia de olheiras. Está muito bem como sua namorada fiel e meio bobona. E Connie Britton está impagável como a mulher misterioriosa que traz a CIA de volta para a vida de Mike. 

Detalhe: o papel de Connie passou pelas mãos de Uma Thurman e Sharon Stone, mas foi recusado pelas duas. Mas Connie deu conta do recado. É uma bela mulher, uma atriz versátil, e com certeza surpreendeu positivamente quem a acompanha há mais de 20 anos em séries de TV como "Spin City", "Friday Night Lights", "American Horror Story" e "Nashville".


A trama de "American Ultra" é conduzida pelas lembranças que pouco a pouco vão voltando à mente do protagonista. Tem momentos muito divertidos. E tem também momentos um pouco confusos. Mas diverte. E não cansa. Pelo contrário: não falta ação e pancadaria em momento algum do filme.

"American Ultra" não pretende ser um "Manchurian Candidate". Sua intenção não vai muito além do mero entretenimento, e tem todos os predicados para funcionar como uma comédia de erros bastante eficaz. Daí, se você estiver procurando uma filme bem desencanado e fora do habitual para assistir nesse final de semana, fica aqui a nossa recomendação a "American Ultra".

E que venham mais filmes sobre Maconha e Depressão da Terra dos Sonhos de Hollywood, California.


AMERICAN ULTRA - ARMADOS E ALUCINADOS
(American Ultra, 2015,  96 minutos)

Direção
Nima Nourizadeh

Roteiro
Max Landis

Elenco
Jesse Eisenberg
Kristen Stewart
Topher Grace
Connie Britton
Walton Goggins
John Leguizamo
Bill Pullman


em cartaz no Cinespaço Miramar Shopping




No comments:

Post a Comment